ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Ônibus é surreal, mas com 30 reais é possível ver maravilhas logo ali na Bolívia

Lucas Arruda | 08/05/2015 06:23
Os cenários pela viagem de ônibus.
Os cenários pela viagem de ônibus.

Toda vez que pensei em viajar pelo Brasil, sempre comecei a procurar promoções de passagens aéreas, já que muitas vezes compensa mais do que comprar uma passagem de ônibus.

Na Bolívia a realidade não é bem assim. Nâo cheguei a pesquisar passagens de avião pelos lugares que passei até então em uma aventura de conhecer a América a partir de Campo Grande, mas pelo que me disseram, o valor não chega nem perto do custo dos ônibus, que é extremamente barato.

De Santa Cruz para Sucre, por exemplo, uma viagem de 12 horas, boa parte durante a noite, custa só 70 bolivianos, o que em moeda brasileira equivale a R$ 30,00. Mas, como nem tudo que reluz é ouro, também há os encalços.

Lucas no Salar de Uyuni, cidade de sal na Bolívia.
Lucas no Salar de Uyuni, cidade de sal na Bolívia.

Eu e um casal de amigos suíços havíamos visto fotos dos ônibus da companhia que faz a viagem e pareciam bem confortáveis. Voltando a realidade, quando o dito cujo chegou, veio o primeiro espanto: ele era bastante velho por fora, e tinha até uma propaganda de Florianópolis. Oi? Claro que não entendi nada.

Dentro, mais um espanto: as poltronas não eram nada confortáveis e o espaço físico também era pequeno, o que fez com que a viagem durasse uma eternidade.

Ainda bem que este foi o pior trecho por terra que fiz até agora por aqui. Depois, já não tive ilusões sobre boa qualidade.

Mas o que me surpreendeu mesmo, de Sucre a Potosí e, posteriormente, de Potosí a Uyuni, foi a paisagem. Que belíssima é a Bolívia. Faz com que pegar ônibus, mesmo o pior deles, seja uma experiência extremamente válida.

De Sucre a Potosí foram cerca de 4 horas, passando por diversas montanhas e lindos campos verdes. De Potosí a Uyuni foram aproximadamente 3 horas, também por um caminho rodeado de montanhas, além de pequenas e lindas vilas com riachos.

Depois de Uyuni, fiz uma longa viagem novamente por terra por aqui, até La Paz. Já ia desconfiado do conforto do ônibus, mas, pela primeira vez na Bolívia, peguei um transporte com bancos confortáveis, espaçosos, cobertor, para suportar o frio da noite e até banheiro, pasmem!

Portanto, se vierem à Bolívia, não liguem para os ônibus, a paisagem compensa tudo!

Ônibus é surreal, mas com 30 reais é possível ver maravilhas logo ali na Bolívia
Ônibus é surreal, mas com 30 reais é possível ver maravilhas logo ali na Bolívia
Rua de Sucre.
Rua de Sucre.
Nos siga no Google Notícias