A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

27/11/2013 14:07

Pela 1ª vez, em mais de 20 anos, Afonso Pena e 14 não terão luzes de Natal

Paula Maciulevicius
Este ano a 14 de Julho não ganha decoração de Natal. As luzes vão se concentrar em pontos e na Cidade do Natal. (Fotos: Cleber Gellio)Este ano a 14 de Julho não ganha decoração de Natal. As luzes vão se concentrar em pontos e na Cidade do Natal. (Fotos: Cleber Gellio)

O Natal não chegará às principais vias de Campo Grande e pode refletir no "espírito natalino" dos consumidores. Basta uma pergunta rápida nas ruas, se não está faltando nada na estrutura que já deveria estar sendo montada para receber a decoração, e a resposta é de que nem parece que 25 de dezembro se aproxima.

Veja Mais
Com estrutura de concreto, Fábrica onde ficará o Papai Noel será climatizada
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

Este ano, a prefeitura anunciou que não montará a tradicional decoração na Afonso Pena, depois de mais de 20 anos de avenida iluminada no Natal. Eram grandes árvores de luz, depois algumas peças com os símbolos natalinos e, em 2012, os detalhes foram até margear a ciclovia. 

O divulgador Murilo Dominguez, de 21 anos, se surpreende quando anunciado que a decoração ficará restrita à Cidade do Natal. “Caramba, é a primeira vez, não é? A cultura do Natal em Campo Grande está acabando”, comenta.

Segundo o diretor-presidente da Fundac (Fundação Municipal da Cultura), Julio Cabral, a iluminação deve ser concentrada em pontos e não nas ruas.

Neste ano, em vez da avenida Afonso Pena e da 14 de Julho, a decoração chega ao Mercadão, à Praça Ari Coelho, Morada dos Baís e Paço Municipal, além da Cidade do Natal. Até o momento, a prefeitura informou que depende de parcerias para fechar outros pontos, mas que a maior parte vai se concentrar mesmo nos altos da avenida.

Divulgador, Murilo vê no passar dos anos, o fim da cultura de Natal na cidade.Divulgador, Murilo vê no passar dos anos, o fim da cultura de Natal na cidade.
Para técnica de enfermagem, Vanilza, o espírito natalino passa longe quando a rua não ganha luzes.Para técnica de enfermagem, Vanilza, o espírito natalino passa longe quando a rua não ganha luzes.

“É triste, não é? Antigamente era toda a cidade, principalmente a 14”, afirma a autônoma Cláudia Gorete, de 32 anos.

Na 14 de Julho, a técnica de enfermagem, Vanilza da Silva, de 33 anos, olha ao redor e fala que por enquanto está tudo sem graça, apagado. “Porque todo ano colocam enfeites e a cidade fica em festa. Assim fica apagada, na verdade do Natal está parecendo dia normal”.

Quem fica atrás do balcão no comércio já pensa no reflexo das vendas. Quando nada na rua anuncia que o Natal está chegando, é difícil consumidor ir às compras. “Querendo ou não a decoração é o espírito de Natal. Se perde nas vendas porque nem parece Natal”, fala a caixa Mayra Martins Carvalho, de 23 anos.

A vendedora Luana Oruê, de 21 anos, sente de imediato o que a falta do Natal nas ruas proporciona no trabalho.

“Quando está decorado, todo mundo vê que começou o Natal. As vendas melhoram quando está tudo enfeitado, a pessoa entra no clima e quer comprar”, classifica.

A iluminação nas ruas e na Cidade do Natal se acenderá no dia 12 de dezembro.




Bem feito pra esse povo que não pensa antes de votar!
 
Roberta Rocha em 29/11/2013 18:17:24
Agora todo mundo reclama, questiona...Esse é o resultado das pessoas não refletirem antes de votar. Quem colocou o Bernal no poder, o que permitiu com que ele faça tudo isso com nossa cidade. Bora amargar 4 anos, já que descartaram a cassação, e pensar melhor na próxima eleição.
 
Daniella Brandão em 28/11/2013 11:00:52
Genteee, esse Bernal está acabando com a nossa morena!! Vamos caçar esse camarada!! Fico indignada com a situação a qual estamos caminhando. Triste de ver!
 
Mari Parente em 28/11/2013 10:25:43
Mas acontece que as pessoas dos Bairros vão ao centro ,pra admirar a iluminação do Natal,poucos poderão ir até a cidade do Papai Noel ,pois nem ônibus chega la,só os que forem de carro,ou a pé.
 
Leontino Dias da Cunha em 28/11/2013 10:09:37
Eu fico indignado com esse tipo de posicionamento do governo de nossa capital, hoje tenho 20 anos, e posso dizer, que quando via a decoração tinha a nostalgia de quando era criança e via todas as "luzinhas" de Natal, mas então nem tudo é como o povo quer, chega um cara e corta a verba para a decoração e coloca a onde ? talvez na educação, ou quem sabe na saúde publica... é acredito que não, obras superfaturadas, e hospitais e escolas em mal funcionamento, e ainda tiram a decoração, GOVERNO DE CAMPO GRANDE VOCÊ TA DE PARABÉNS Ò (aplausos). Deixo aqui minha revolta...
 
Kayo Xavier em 28/11/2013 08:18:51
Não estou aqui para reclamar do enfeite da 14 de julho e da afonso pena ,mas isso ai é uma brincadeira né é mais uma coisa que esse cara ta fazendo a menos em campo grande ao invés de somar ele esta diminuindo acho que ta somando o bolso dele,saude mesma merda,comida nas creches não tem funcionarios que levam comida sabonete de casa issoo é pra acabar mas eu acho bom pq o povo sabia que ia dar nisso o voltou nesse pilantra esse bernal foi e sempre sera o píor prefeito de campo grande.....e o bernal,pior prefeito da historia de campo grande....
 
fabricio da silva areco em 28/11/2013 02:18:32
Na verdade não adianta só enfeitar o centro da cidade e os bairros ficarem de fora, quem é beneficiado são só os moradores do centro da cidade, o que deveria ser feito era um concurso pra escolher um numero de casas mais enfeitado e iluminado, essas casas seriam contempladas com desconto no IPTU, e tambem poderia fazer um concurso entre bairros, os bairros e comerciantes que enfeitarem mais a avenida principal de seu bairro ganharia descontos tambem no IPTU ou em alguma outra taxa de seu comercio, assim os moradores e comerciantes da avenida principal de cada bairro iria se unir e deixar a rua mais bonita, seria uma competição muito legal, e ai sim a população iria poder visitar varios bairros para ver as decorações e ate teriamos gosto de levar os turistas que vem de fora para visitar
 
Ronei Souza em 28/11/2013 01:53:07
Ano passado não teve.
 
Mauricio Secco em 28/11/2013 00:00:02
Esse Bernal ta acabando com a cidade...
 
Marcos Wild em 27/11/2013 23:47:46
Concordo com o Renato Morales. O espírito natalino é só comercial, e as pessoas esqueceram de fato o significado. Parem pra pensar um pouquinho só!
 
Elisa Silva em 27/11/2013 22:57:41
Quanta conversa fiada e depoimentos furados .....
 
Antonio Junior em 27/11/2013 22:44:45
esse e o bom prefeito que vcs colocaram la na prefeitura agora nao reclamem e o pior que ate a gente que nao votou nele tem que pagar fora bernal fora.
 
eliane nascimento em 27/11/2013 22:07:23
Quanta besteira que esse povo escreve sobre o atual prefeito. Preocupem-se em ajudar na administração da nossa cidade. Não entre na onda dos vereadores que pertencem a uma máfia de interesse próprio, onde desde do inicio do ano só vem procurando atrapalhar a administração do atual prefeito.
 
Aparecido Adonizio em 27/11/2013 21:58:11
Parabéns Prefeito, atitude sensata, temos prioridades bem mais importantes que luzes de Natal, Os que reclamam na grande maioria nem lembram do aniversariante,aproveitam o momento para encherem a cara de bebida e sairem matando por ai com seus carros...
 
NEIDE BRANCO em 27/11/2013 21:56:59
Bernal o que acontece com você? Juro que tento te entender, tudo bem que é um gasto a menos com o nosso dinheiro, mas pelo amor de Deus usa o nosso dinheiro nas coisas que estão precisando, você está sendo uma decepção,,, não sabe fazer nada certo. Me desculpa mas se arrependimento matasse, nunca mais voto na minha vida,,, vou votar nulo. Dane-se o resto, e não venham me falar que sou ignorante, definitivamente não existe um POLÍTICO DECENTE...
 
sandro freitas em 27/11/2013 21:10:55
Vocês estavam esperando decoração de natal?
O nosso prefeito Bernal , o prefeito que tem mania de perseguição kkkkkkkk, está acabando com a nossa cidade. e o que me espanta que ainda tem gente que acha que ele tá certo.
Nossa avenida Afonso Pena ficava linda iluminada.
 
Adriana Silva em 27/11/2013 20:49:22
A UNICA CIDADE DO BRASIL QUE NÃO TEM DECORAÇÃO DE NATAL....................VALEU PREFEITO AS CRIANÇAS ESTA COM UM BRILHO A MENOS NOS OLHOS.....
 
Emerson Fagundes em 27/11/2013 20:44:40
Fico pensando...se os comerciantes são os maiores beneficiados com a decoração, porque eu que sou uma contribuinte tenho que pagar para ter a cidade enfeitada? Comerciantes, pensem na decoração como um presente para quem mantem vivo o seu comércio. E sobre o Bernal? É complicado, ele não manja de "politicagem" tira algo do povo que o povo cai em cima matando, por mais que suas intenções sejam economicamente boas.
 
Dayse Rocha em 27/11/2013 20:31:38
Os comentários sao otimos. Realmente eu mereço. Votei neste incompetente, o pior é pensar que vou ter que esperar mais 3 anos para consertar a m--da que eu fiz. Ele pra variar nao vai decorar a cidade de maldade, preguiça ou sei lá o que. Daqui a pouco poe a culpa na Câmara. Uma coisa tenho certeza: o dinheiro certamente nao está sendo investido em área social, saude ou qualquer outro lugar como vi em um comentário por aqui. Até mesmo porque pelo que sei tem dinheiro sendo devolvido para a Uniao por incompetencia e ausencia de projetos do Sr. Sabidao Bem Mal e sua equipe de trapalhoes. Papai Noel presentei Campo Grande com um prefeito decente, honrado e principalmente TRABALHADOR. ASSIM TÁ DIFICIL .
 
felipe de souza em 27/11/2013 20:24:05
É BOM QUE ISSO ACONTECE POIS DIZ QUE NATAL É FRATERNIDADE ENTRE AS PESSOAS E COMO PODE A CAMARÁ E PREFEITURA QUE NÃO SE ENTENDE,MOSTRAR PARA O POVO O ESPIRITO NATALINO.E TAMBÉM QUE OS LOGISTAS FAÇAM SUA DECORAÇÃO E COM ISSO FICARÁ BEM MELHOR POIS TODOS ESTARÃO ILUMINANDO A ÁREA CENTRAL,E MENOS UMA CONTA PARA O POVO PAGAR OS SENHORES ACHAM QUE ISSO É DE GRAÇA.FAÇAMOS NOSSA DECORAÇÃO EM CASA COM A FAMÍLIA QUAL MERECE TODO NOSSO AMOR.
 
LUIZ CARLOS SANTOS MESSIAS em 27/11/2013 19:52:03
Esse prefeito Bernal não precisa ser internado. Ele tem mesmo é que ser tirado da prefeitura! Fora Bernal!!!!
 
nilza caruso em 27/11/2013 18:56:32
Certas economias mais parecem mesquinhez... e o Comércio vai "pagar o pato"!
Sim, o colorido das luzes natalinas alegra o público que "entra no clima" e gasta...
Sr. Prefeito: é só uma vez por ano! Aliás, depois de tantos desacertos, bem que podia fechar o ano com festa para animar essa população já tão desiludida. Circo? Pode até ser mas... onde falta muito... qualquer alegriazinha faz bem!
 
beth saltão em 27/11/2013 18:48:22
Tomara que se reverta em coisas boas o dinheiro economizado.. rsrs
 
Douglas Cavalcante em 27/11/2013 18:30:35
Em Dourados MS, tem prefeito. Aqui é uma piada. veja a noticia abaixo.
"A Prefeitura de Dourados vai reduzir em 60%, pelo terceiro ano consecutivo, a tarifa do transporte coletivo à noite para incentivar a população a “curtir” as noites de Natal no Centro da cidade."
 
jose lima em 27/11/2013 18:29:00
povo reclama que a luz ta cara menos um gasto com o dinheiro público.
 
ANA CARLA em 27/11/2013 18:24:52
Não sou a favor nem contra partido nenhum, mas se for pra ter aquelas luzes de todos os anos é melhor mesmo que não tenha.
 
aparecida ferreira em 27/11/2013 18:15:25
ESSE É O PREFEITO QUE O POVO QUERIA!!!!!QUE ROUBASSE SÓ PARA ELE!!!! QUE VERGINHA NEM ISSO MAIS VAMOS TER//????? QUE FALTA DE ESPIRITO NATALINO HEM BERNAL?? AS PESSOAS SAIAM NAS RUAS NESSAS EPOCAS PARA MOSTRAR P AS CRIANÇAS!! EEEEE O BERNAL//?????????????????
 
patricia souza em 27/11/2013 17:56:46
Nossa, que absurdo. Chega até dar dor no coração de não ter mais a 14 e Afonso Pena, para passear e se encantar com as luzes de Natal. Chega disso tudo...
 
Silvana Lube em 27/11/2013 17:52:53
MAIS UM "MARCO" NA ADMINISTRAÇÃO POPULISTA DO SR.BERNAL!!
 
Paulenir de Barros em 27/11/2013 17:42:42
Isto é uma tragédia!!!????....há coisas mais importantes para o campograndense se preocupar, do que em luzes de natal na rua 14 de julho e afonso pena....rsrsrsr
 
Roberto Carlos de Oliveira em 27/11/2013 17:24:30
serve para lembrar que Natal é contemplação das coisas simples. se as principais ruas de CG necessitam de decoração natalina os empresários que o façam pois o dinheiro público deve ser investido em coisas que retornem de forma efetiva para o povo, como educação, ruas asfaltadas e saúde.
 
cristiane gabriela em 27/11/2013 17:23:28
Onde está o dinheiro dos impostos?
Onde já se viu deixar a cidade sem a decoração de natal, que já é tradicional?
 
João F. Lopes em 27/11/2013 17:16:18
a cidade vai ficar tão sem graça quanto a cara do prefeito !!!!!!!!!
 
paulo oliveira em 27/11/2013 17:00:01
FORAAAAAA BERNAL!!!
ATÉ ISSO O CARA CORTOU, OU SERÁ QUE NÃO FOI CAPAZ???
TRISTE
 
Alexandra Baggio em 27/11/2013 16:57:34
Não se desesperem minha gente, esse foi o prefeito que vocês elegeram votando Ano Passado, ja era de se esperar ! ;)
 
Vinicius Ramos (DJ Simmu) em 27/11/2013 16:41:16
Bernal você não gosta do Natal???
 
marco túlio costa em 27/11/2013 16:40:26
Deveria é pegar os 270.000 que votaram nesse sujeito e faze-los pagar do bolso a decoração na cidade.
 
NELSON JARSON DE ARAUJO em 27/11/2013 16:20:55
Bernal novamente acabando com a cidade, sequer isso ele vai fazer? vai dizer que ele depende dos vereadores pra isso? Vai culpar quem por isso? Esse homem não teve infância? não sabe o impacto que isso traz para a cidade? Era lindo andar na cidade em época de natal, todos na rua apreciando e comprando. Esse prefeito tá muito perdido mesmo. Tirem ele logo por favor.
 
rafael santos em 27/11/2013 16:19:40
E depois aquele que se diz Prefeito não quer que a população pense que ele não faz nada em Campo Grande . Acorda Sr. Bernal, muitos escolheram você para somar e não para tirar tradições da nossa Cidade Morena.
 
Talita Pereira em 27/11/2013 15:58:09
Melhor não ter mesmo!! As dos últimos anos eram horríveis!! Em vez de embelezar só faziam ficar feia a cidade.
 
PATRICIA ALMEIDA em 27/11/2013 15:55:41
É uma vergonha viver em um lugar assim, sem falar em natal já é feio, você anda nas ruas principais da cidade dá até desgosto, melhor não comprar nada, sair pra outro lugar.
Eu fico com vergonha de convidar amigos para visitar nossa cidade.
 
LINA LOUREIRO PEREIRA em 27/11/2013 15:52:47
Vai acontecer com o Natal o mesmo que aconteceu com o Carnaval aqui em Campo Grande, vai acabar acabando...
 
maximiliano nahas em 27/11/2013 15:52:14
Mais ou menos
 
charlie rodrigues em 27/11/2013 15:42:06
TOMA NÃO QUERIAM ESSE BERNAL AGORA AGUENTEM
 
CLAUDINEI BRAZ DE LIMA em 27/11/2013 15:41:15
Que legal... não basta Campo Grande ter o "centro" mais feio de todas as capitais e da maioria das cidades do Brasil... Será possível que é culpa do Bernal mais essa?
 
Silvio Cesar em 27/11/2013 15:35:54
Por favor Bernal, a cidade suplica... SE INTERNE!
 
Sergio Arantes em 27/11/2013 15:32:08
Pela primeira vez em 20 anos, menos um gasto com o dinheiro público.
 
Marcelo Jara em 27/11/2013 15:31:22
Enfeites natalinos espalhados na cidade servem para aquecer o comércio, sendo assim quem deve bancar estes "agradinhos natalinos nas ruas" seria a iniciativa privada a maior interessada no assunto.
O povo não irá ficar carente de espírito natalino pois os shoppings estão muito bem decorados.
Cabe a prefeitura cuidar do que é exclusivamente do interesse público: saúde, educação, transporte e moradia entre outros.
 
JOSE NOGUEIRA NETO em 27/11/2013 14:54:46
Até que enfim uma boa noticia
 
Alex andré de souza em 27/11/2013 14:54:16
Com esta administração do Bem-Mal, não foram só as luzes do natal que se apagaram. A CIDADE VIVE NO APAGÃO. Sem obras, sem remédios, sem comida nos ceinfs, sem obras.

SEM NADA...............
ACORDA CG.............
 
joão modesto em 27/11/2013 14:48:00
O meio ambiente agradece essa economia de energia. Parabéns as autoridades. A autoridade pública deve se restringir aos serviços públicos essenciais. Ornamentaçao Natalina deve ser papel da iniciativa privada, ou seja, dos comerciantes, pois o verdadeiro espírito natalino é bem diferente do usado nas praticas mercantilistas.
 
renato morales em 27/11/2013 14:44:00
As eleições estão ai. . .ano que vem o eleitor tem que saber que promessas de campanha não dura para sempre. . lembrem-se senhores campograndenses que a maioria dos vereadores estão saindo para serem deputados e começa o novo cirque . . .é hora de todos acordarem para realidade dos fatos. . .e começarem a agir com responsabilidade. . .
 
Elayne Fontes em 27/11/2013 14:38:37
AEEEEEEE BERNAL!!! Mostrando que "SABE TRABALHAR".... kkkkkkkkkkk....
Esse nosso prefeito é uma comédia mesmo!!! Uma coisa acho que ele irá se tornar... o PIOR PREFEITO QUE CAMPO GRANDE JÁ TEVE!!! #FORABERNAL