A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

25/05/2016 07:05

Santa negra e padroeira dos ciganos é homenageada em festa típica hoje

Naiane Mesquita
Festa cigana já foi realizada em outros anos (Foto: Alcides Neto)Festa cigana já foi realizada em outros anos (Foto: Alcides Neto)

Os ciganos de Campo Grande irão comemorar hoje, às 18 horas, o dia de sua padroeira, Santa Sara Kali. Pouco conhecida pelos outros povos, a santa tem histórias e milagres relacionados a saúde, prosperidade e fertilidade. O encontro será no espaço Gytana, localizado no bairro Monte Líbano, com entrada gratuita.

Veja Mais
Tem de ter coragem para encarar um "The Voice" no Centro de Campo Grande
Quem conhece diz que só preocupação com filho pode manter BBB longe de “tretas”

Negra, Santa Sara Kali provavelmente era egípca, escrave e segundo a história venceu o mar ao dedicar sua devoção a Jesus. Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.

Desesperadas as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Sara então retira seu lenço da cabeça, chama por Jesus Cristo e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

 

Imagem da santa e decoração típica (Foto: Divulgação)Imagem da santa e decoração típica (Foto: Divulgação)

Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França.

Por ser escrava e negra, ao aportar não foi acolhida como os outros de seu barco. Um grupo de ciganos a encontrou e ficaram penalizados, então acolheram-na. Sara cumpriu a sua promessa até o final de seus dias. Conta a lenda que ela operou alguns milagres entre o povo cigano e por isso, após sua morte foi cultuada como padroeira do povo cigano.

Os lenços serão as peças mais vistas no espaço durante a festa, como sinal de devoção e respeito. Como a santa é conhecida pela prosperidade, saúde e fertilidade, é comum que mulheres que desejam engravidar a procurem.

O espaço cultural cigano fica na rua Doutor Anibal de Toledo, 641, Monte Líbano. Informações pelo telefone (67) 9253-2725.




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.