ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Telescópios e binóculos a disposição hoje para observar o céu

Ângela Kempfer | 16/10/2012 14:56
Equipamentos são abertos à população. (Foto: Divulgação).
Equipamentos são abertos à população. (Foto: Divulgação).

Se o tempo ajudar, a partir das 18h30 será possível observar de graça o céu na noite de hoje. A Casa da Ciência de Campo Grande faz hoje e no dia 19 o I Sarau Astronômico no terraço do Memorial da Cultura, no antigo Fórum.

Para os interessados, telescópios e binóculos estarão disponíveis. A programação começou ontem e segue até o dia 19 de novembro, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As oficinas são o que há de mais interessante. Já houve curso de jardinagem e amanhã as crianças vão aprender a produzir bolhas de sabão ecológica.

Também até o dia 19 haverá a mostra  CineCiência, no Projeto CineMIS, do Museu da Imagem e do Som.

O tema principal em 2012 é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. São exibidos filmes de animação, comédia, documentário e ficção, sempre às 19 horas.

Veja a programação completa de oficinas e palestras, repassada pela Fundação de Cultura do Estado:

 

Oficina EcoBolhas: produção de sabão a partir da reciclagem de óleo usado

Grandes indústrias e fábricas são um dos principais agentes contaminantes da água. Porém, práticas cotidianas aparentemente inofensivas, como descartar óleo na pia, contaminam silenciosamente uma enorme quantidade de água. Um litro de óleo contamina cerca de 1.000.000 de litros de água, o equivalente à quantidade que uma pessoa utiliza em um período de 14 anos. A prática de jogar óleo na pia causa sérios danos ambientais e econômicos, mas apesar disso é muito comum nas residências e restaurantes. A oficina de produção de sabão partindo da reciclagem de óleo será realizada com o propósito de colocar em pauta a discussão de práticas cotidianas prejudiciais ao meio ambiente. E propor soluções que inspirem novos hábitos, e que possam até mesmo vir a ser um meio de geração de renda.

Dias: 17 e 18 de outubro

Hora: 17 – 9h -12h

          18 – 14h -17h

Local: Espaço Oficina da Casa da Ciência de Campo Grande – UFMS / localizado no portão 32 do estádio Morenão.

Material necessário: levar óleo de cozinha usado

Palestra: “Sustentabilidade. O que é mesmo?”

As expressões "sustentabilidade" e "desenvolvimento sustentável", que até bem pouco tempo representavam o pensamento do movimento ambientalista, tornaram-se palavras fáceis no discurso de empresários, profissionais de todas as áreas e governantes. Isso significa que a sustentabilidade está sendo construída na prática? O que é mesmo sustentabilidade? Qual a diferença entre "Desenvolvimento Sustentável" e "Construção de uma sociedade sustentável"? A partir desses questionamentos, os participantes são levados à reflexão a respeito dos critérios de sustentabilidade e a pensar formas práticas para se construir uma sociedade realmente sustentável, que é o objetivo da Permacultura.

Dia: 17 de outubro

Hora: 14h30 – 16h30

Local: Sala Franselmo da Casa da Ciência de Campo Grande - UFMS/ corredor central ao lado do DCE

Palestra: “Poluição Luminosa: Uma ameaça silenciosa”

A Poluição Luminosa ocorre da falta de planejamento da iluminação artificial em ambientes externos, como pavimentos públicos, jardins, casas e outdoors. As luminárias quando mal projetadas iluminam regiões desnecessárias, tais como, copas das árvores e interiores de residências (luz intrusa), além de regiões inadequadas, como o céu noturno (ofuscamento do céu). Os efeitos desta iluminação excessiva recaem sobre o meio ambiente, alterando o ciclo natural de vida de algumas espécies de animais e plantas. Há efeitos também sobre a visualização do céu noturno, já que as estrelas são ofuscadas, diminuindo e até mesmo extinguindo a observação do céu. A palestrante buscará informar sobre os problemas da poluição luminosa, bem como apontar soluções que permitam minimizar o problema. É preciso despertar as pessoas para a prática de observar as estrelas do céu noturno, o céu faz parte do meio ambiente e também precisa ser preservado.

Dia: 19 de outubro

Hora: 14h30 – 16h30

Local: Sala Franselmo da Casa da Ciência de Campo Grande - UFMS/ corredor central ao lado do DCE

 

Tereré Filosófico

“Pra não dizer que não falei das flores”

Qual a importância das flores com suas cores e aromas para a essência humana? Como uma experiência de plantio e cultivo de jardins pode auxiliar na construção do ser? Como a criação de jardins em ambientes abandonados pode interferir nas características sociais, e relações humanas do meio modificado? Serão reunidos um poeta, um filósofo e um psicólogo e cada um pontuará de acordo com seus conhecimentos e áreas de atuação sobre os questionamentos propostos. Refletindo juntos, sobre a importância de participar e modificar o meio com beleza, flores e cores.

Dia: 16 de outubro

Hora: 17h – 18h30

Local: Sala Franselmo da Casa da Ciência de Campo Grande - UFMS/ corredor central ao lado do DCE

Mais informações no telefone (67) 9124-8719 com Mayara Barros.

Nos siga no Google Notícias