A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

27/11/2014 16:35

Após perder 25 kg, médica cria blog com confeitaria feita sem glúten e sem leite

Lado B
Bolos podem ser incrementados com diferentes coberturas. (Foto: Blog sweets4everyone)Bolos podem ser incrementados com diferentes coberturas. (Foto: Blog sweets4everyone)

Dentre tantos blogs de gastronomia pelo mundo, alguns ganham valor maior pelo apego ao que é artesanal. Bom, é quando a receita úne beleza, sabor e saúde.

Veja Mais
Para fazer o mundo sorrir, grupo sai às ruas doando bons sentimentos
Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal

Na página sweets4everyone, há muita massa com a tradicional farinha de trigo. Mas a criadora, Mariana Muniz, diz que teve o “Big Bang culinário”, ironicamente, quando precisou fazer uma mega dieta para perder os 25 quilos pós gravidez. “Por isso, entrei no universo dos doces sem glúten e sem leite", explica. Ela se apresenta como “médica, mãe e apaixonada por confeitaria. Não necessariamente nesta ordem”,

É comum nas receitas de Mariana encontrarmos ingredientes como grãos, frutas frescas, açúcar mascavo ou açúcar demerara, mais naturais que do tipo convencional.

A blogueira também não se limita a dar a receita, gosta de falar do processo criativo. Há barrinhas de chocolate crocante sem glúten; quadradinhos fit de pêra seca, chocolate e noz pecã; cookie de granola sem glúten...

Hoje, o Lado B compartilha  um das delícias de Mariana, o bolo saudável de banana sem glúten e sem lactose. A aparência, pelo menos, é incrível. A dica é usar a fruta extremamente madura.

Após perder 25 kg, médica cria blog com confeitaria feita sem glúten e sem leite

Ingredientes:

4 ovos
100g farinha de amêndoa
30g coco ralado (desidratado)
70g aveia sem glúten
1 pitada de sal
120g óleo de coco derretido
180g mel
1 col chá extrato de baunilha
1 col chá fermento químico em pó
3 bananas (prata ou nanica) bem maduras amassadas

Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 170 graus.
2. Unte a fôrma com óleo de coco
3. Processe a aveia sem glúten (no processador ou liquidificador) até que vire uma farinha
4. Bata os ovos com uma batedeira até que fiquem mais espessos e esbranquiçados (3-5 minutos). Junte o mel e bata mais 1 minuto. Adicione a farinha de amêndoa, o coco ralado, a farinha de aveia, o sal e o óleo de coco. Bata mais 1 minuto. Junte a banana amassada e o fermento e bata só até incorporar.
5. Despeje a massa na fôrma (ou fôrmas menores) e salpique a cobertura na superfície da massa (ver sugestões de cobertura no final da receita).
6. Leve ao forno por 30 minutos. Vire a fôrma, abaixe a temperatura para 160 graus e asse mais 20-30 minutos, ou até que no teste, o palito saia seco.
7. Desenforme morno-frio.

Sugestão de cobertura:

Chocolate meio amargo picado, Blueberries (mirtilos) frescos ou congelados, mix de castanhas e sementes, damascos secos picados com nozes ou maçã desidratada crocante com castanha do Pará.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.