ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Cães são treinados para terapia de alunos especiais em escola pública

Aline Araújo | 22/08/2014 06:54
A cinoterapia desenvolve habilidades afetivas (Foto: Marcos Ermínio)
A cinoterapia desenvolve habilidades afetivas (Foto: Marcos Ermínio)

A recompensa do trabalho pode vir só em 6 meses, mas já aparece no sorriso das crianças que participam do projeto do 6º Grupamento de Bombeiros, onde os cães são a terapia.

A "Cinoterapia" foi criada para auxiliar crianças com necessidades especiais a desenvolverem habilidades motoras e de comunicação, e podem dar resultados na escola. “Com o animal tem o afeto, a alegria e assim a criança consegue chegar aos resultados mais rápido do que com a fisioterapia tradicional”, argumenta o capitão do Corpo de Bombeiros, Fábio Pereira Lima, 33 anos, que defende o processo com complementar.

Bruno Alves, de 11 anos, tem a Sndrome de Asperger, diferente do autismo clássico. Mas quando o cão aparece pela frente, ele é o primeiro a correr e abraçar Iron (3 anos) e Kauê (8 anos), ambos da raça Golden Retriever. São a alegria assim que chegam à Escola Municipal Múcio Teixeira Junior, no bairro Monte Carlo.

O menino é um dos 15 alunos que dividem o carinho dos cães. Bruno é um exemplo de que, mesmo em pouco tempo desde o início do projeto - apenas dois encontros, o convívio com os animais tem efeito garantido. "No inicio ele tinha muito medo. Hoje ele já espera, pergunta se não vai ver os cachorros e até pergunta quando ele vai poder trazer os colegas de sala para brincar também”, conta a professora auxiliar, responsável pelo aluno especial, Edna Albano Oliveira dos Santos, 49 anos.

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras. O resultado, segundo a professora, é uma criança mais tranquilo em sala de aula e melhora na comunicação com as outras crianças. O próprio Bruno aponta quais são as causas da transformação. “Eu gosto de brincar, passear com ele e correr”, diz animado.

Capitão Fábio é o autor e coordenador do projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Capitão Fábio é o autor e coordenador do projeto. (Foto: Marcos Ermínio)

O capitão Fábio sempre acreditou no dito popular de que o cachorro é o melhor amigo do homem. A familiaridade com o animal vem desde a infância.

Quando entrou para a corporação, decidiu se especializar na área de operações com cães. Estudou por seis anos e fez três especializações na área. Há duas semanas colocou em pratica o seu projeto.

A mãe de Fábio trabalha com educação especial na mesma escola e foi responsável pela ponte entre o capitão e a instituição educacional. Quando a diretora Cléia Aparecida Freitas Siqueira Correia, 52 anos, conheceu o projeto, diz que não pensou duas vezes em trazer para os alunos. “A atividade teve grande aceitação pelas crianças. Ajuda elas a melhorar a ansiedade e trabalha as formas de comunicação alternativa", explica Cléia.

O trabalho é multidisciplinar e envolve vários profissionais, entre eles um médico veterinário, para garantir a saúde dos animais, além de fisioterapeuta, psicóloga e pedagogas.

Com carinho e atenção, cães terapeutas auxiliam o tratamento de crianças especiais.(Foto: Marcos Ermínio)
Com carinho e atenção, cães terapeutas auxiliam o tratamento de crianças especiais.(Foto: Marcos Ermínio)

Os cães são acostumados desde pequenos com sons, pessoas e outros animais. A principal característica na hora de selecionar um filhote para ser um cão-terapeuta é a docilidade. Depois, ele é treinado para não reagir caso a criança sem querer, por exemplo, puxe o rabo. O segundo passo é garantir a saúde do animal, por isso o Veterinário Antônio Carlos de Abreu, 47 anos, acompanha de forma constante.

Eles tomam banho toda a semana para saúde dos pelos e da pele, além de terem um rígido controle de pulgas e carrapatos. Os exames de sangue são refeitos a cada três meses, tudo isso para assegurar a saúde deles e das crianças. “Desde que o homem se aproxima do animal, ele já ganha o afeto, só isso já é benéfico. Nós cuidamos para que eles estejam sempre com a saúde em dia.”, comentou o veterinário.

Com tantos profissionais reunidos e a alegria estampada como motivação, o desejo do bombeiro que criou o projeto é de que se expanda ainda mais, para que Iron e Kauê possam fazer parte da vida de muitas outras crianças.

Cães fazem a alegria das crianças no projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Cães fazem a alegria das crianças no projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias