A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

18/03/2016 06:34

Em busca do condicionamento, Calistenia desafia a gravidade e exige equilibrio

Adriano Fernandes
O Arm Balance é um dos principais movimentos da Calistenia. (Foto: Fernando Antunes)O Arm Balance é um dos principais movimentos da Calistenia. (Foto: Fernando Antunes)

A Calistenia é uma prática antiga, mas que só ganhou popularidade pelo País nos últimos três anos. Na modalidade, os movimentos se assemelham aos da ginástica olímpica, com exercícios que usam apenas o peso do próprio corpo, para sustentação. 

Veja Mais
Para fazer o mundo sorrir, grupo sai às ruas doando bons sentimentos
Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal

Diogo há um ano é praticante e instrutor da modalidade. (Foto: Fernando Antunes)Diogo há um ano é praticante e instrutor da modalidade. (Foto: Fernando Antunes)

Os treinos têm como base os aquecimentos comuns de qualquer atividade física: flexões, barras e abdominais. Mas praticados com maior intensidade em manobras que impressionam pelo alto esforço físico.

Assim como outros treinamentos funcionais como a Mahamudra, por exemplo, a Calistenia é praticada ao ar livre, em parques ou praças.

Quem explica a evolução dos exercícios é o personal trainner Diogo Grisoste, de 33 anos, que há um ano é instrutor da atividade em Campo Grande.

“O rendimento é progressivo e em estágio inicial é focado em fazer com que cada pessoa tenha noção do próprio peso, já que os exercícios exigem bastante sustentação dos braços. A partir disso, ir desenvolvendo exercícios que aumentam as funcionalidades dos movimentos”, comenta.

Ele explica que a evolução das manobras varia de acordo com a frequência dos treinos e a capacidade física de cada praticante. “Até mesmo a altura influi. Quem é mais baixo, por exemplo, tem mais facilidade de estabilização. Mas em geral, depois de três meses e com encontros de até 4 vezes por semana, os alunos conseguem atingir os movimentos mais elaborados e mais difíceis”, conta.

Human Flag é um dos movimentos exercitados na Calistenia. (Foto: Fernando Antunes) Human Flag é um dos movimentos exercitados na Calistenia. (Foto: Fernando Antunes)
Pistol é um dos movimento praticados na modalidade. (Foto: Fernando Antunes)Pistol é um dos movimento praticados na modalidade. (Foto: Fernando Antunes)

Segundo Diogo, a principal diferença da Calistenia de outros treinos que também como o Crossfit, por exemplo, é a repetição. “Enquanto em um treino funcional convencional, cada pessoa busca a tonificação e a perda de peso pela repetição constante dos movimentos. Na Calistenia o foco é na qualidade e na potência do esforço”, explica.

Segundo Diogo, praticantes em estágio inicial conseguem ficar em média 5 segundos, equilibrando o próprio peso em uma única posição. Para os mais experientes, o tempo em cada manobra pode passar de 15 segundos. Cada aula do exercício dura de 45 minutos até 1h15. 

“Mas independente do tempo, o esforço físico é muito grande e também varia de acordo com cada pessoa. O principal objetivo da Calistenia é fazer com que o movimento seja executado de forma correta”, comenta. 

Praticantes - A Praça Esportiva Belmar Fidalgo é um dos principais pontos de encontro dos praticantes da Calistenia em Campo Grande. Boa parte deles, teve o primeiro contato com o esporte pela internet, como o jovem Gabriel de Oliveira, de 20 anos.

Há pouco mais de um ano, ele e um amigo deram inicio a um grupo que hoje já tem 12 integrantes. Os encontros são gratuitos e acontecem sempre aos sábados, a partir das 15h.

Curta a página do Lado B no Facebook. 

Os movimento consistem principalmente na força dos braços. (Foto: Arquivo Pessoal)Os movimento consistem principalmente na força dos braços. (Foto: Arquivo Pessoal)
O Liverlife também é um grupo de praticantes que se encontra sempre aos sábados, a partir das 15h. (Foto: Arquivo Pessoal)O Liverlife também é um grupo de praticantes que se encontra sempre aos sábados, a partir das 15h. (Foto: Arquivo Pessoal)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.