A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

24/02/2016 14:47

Para fazer sorrindo, técnica promete prolongar vida com 26 minutos de exercícios

Adriano Fernandes
Dona Celeste ministrou por 13 anos as aulas de “Rádio Taissô” no Parque Trianon em São Paulo. (Foto: Divulgação)Dona Celeste ministrou por 13 anos as aulas de “Rádio Taissô” no Parque Trianon em São Paulo. (Foto: Divulgação)

“Rádio Taissô”. O nome pode parecer curioso, mas o significado é bem mais simples e sugestivo. A modalidade é uma ginástica milenar asiática, que é praticada ao som de canções japonesas transmitidas pelo rádio ou pela TV. Por aqui, as aulas serão ao ar livre, com a música de uma aparelho de som. Mas o conceito permanece firme em busca da longevidade.

Veja Mais
Clínica realiza palestras para sanar dúvidas sobre infertilidade conjugal
Peregrinos não precisam ir tão longe, nosso "Caminho de Santiago" fica a 60km

Há 22 anos dona Celeste é instrutora da modalidade. (Foto: Marcos Ermínio)Há 22 anos dona Celeste é instrutora da modalidade. (Foto: Marcos Ermínio)

Com rotina de exercícios de alongamento e respiração, e duração inicial de 20 minutos, a promessa é de uma modalidade que pode ser feita em casa, parques ou até no trabalho. A prática também não tem contra-indicações e promete até prolongar o tempo de vida.

Quem demonstra um pouco dos exercícios do “Rádio Taissô” é a aposentada Celeste Molina Cohrs, de 77 anos. Ela foi uma das primeiras instrutoras da atividade em Campo Grande, com direito até a credencial oficial brasileira.

“"É uma série de exercícios que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, ativa e alonga alguns músculos do corpo que não são muito exercitados durante o dia no trabalho, por exemplo”, comenta.

No Japão, o “Rádio Taissô” virou tradição em escolas, indústrias e pode ser feita de casa, já que a transmissão dos exercícios é diária e para todo o território nacional.

“A inspiração é no conceito de ginástica laboral, ou seja, aquela que é praticada pelos funcionários dentro do próprio espaço de trabalho. É importante que cada movimento seja desempenhado sorrindo, com alegria”, comenta.

O aquecimento da atividade é feito com a simulação de uma leve corrida. (Foto: Marcos Ermínio) O aquecimento da atividade é feito com a simulação de uma leve corrida. (Foto: Marcos Ermínio)
Parte dos exercícios da Ginástica do Povo consiste em movimentos contínuos da mão e braços.(Foto: Marcos Ermínio) Parte dos exercícios da Ginástica do Povo consiste em movimentos contínuos da mão e braços.(Foto: Marcos Ermínio)
O “Rádio Taissô” pode ser praticado em escritórios ou ambientes de empresas, mas também parques. (Foto: Marcos Ermínio)O “Rádio Taissô” pode ser praticado em escritórios ou ambientes de empresas, mas também parques. (Foto: Marcos Ermínio)
Os movimentos estimulam a circulação sanguínea, além de ser composta por movimentos circulares de braços e pernas.(Foto: Marcos Ermínio) Os movimentos estimulam a circulação sanguínea, além de ser composta por movimentos circulares de braços e pernas.(Foto: Marcos Ermínio)

Dona Celeste explica que o “Rádio Taissô” envolve 26 movimentos, que são praticados conforme o ritmo da música. Cada gesto deve ser repetido de duas até três vezes e todo o processo, em média, dura 20 minutos.

Os movimentos são simples e consistem basicamente no alongamento dos ombros, pescoço, coluna e braços. “O Rádio Taissô foi instituida no Japão no dia 1º de novembro de 1928. Desde então ela vem sendo disseminada para diversos países e cidades pelo mundo. No Brasil, ela passou a se popularizar a partir de junho de 1968”, esclarece.

Simpática, dona Celeste conta que o seu primeiro contato com os exercícios foi no estado de São Paulo, ainda em meados dos anos 90. “Me mudei para São Paulo para ficar mais perto do meu outro filho de criação, quando conheci o Rádio Taissô”, ela conta. Os anos foram passando e o interesse que era só de praticante, fez com que dona Celeste quisesse se profissionalizar na área.

Com o retorno para Mato Grosso do Sul no ano de 1994, ela inaugurou em Campo Grande o primeiro grupo da ginástica na cidade. “Por 7 anos meu grupo de Rádio Taissô se reunia na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, bem no centro de Campo Grande. Até meu retorno para São Paulo, em 2001”, conta.

Os movimentos do Stretching Morning e da Ginástica do Povo, também fazem parte do Rádio. (Foto: Marcos Ermínio)Os movimentos do Stretching Morning e da Ginástica do Povo, também fazem parte do "Rádio". (Foto: Marcos Ermínio)
Lista com os movimentos exercitados no “Rádio Taissô”. (Foto: Marcos Ermínio)Lista com os movimentos exercitados no “Rádio Taissô”. (Foto: Marcos Ermínio)

De volta a São Paulo, Celeste se dedicou pelos 13 anos seguintes ao grupo que fundou no famoso Parque Trianon. “Era um grupo que atendia em média 50 até 60 pessoas, por aula. Por semana, eram em média 300 alunos”, lembra.

Apesar de ser muito indicado para idosos, a instrutora explica que o "Rádio Taissô" é democrático e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Os benefícios vão desde o controle do stress ao diabetes e é uma boa opção em meio à correria do dia-a-dia.

Ao ar livre - Em aulas praticadas em parques e em grupos, a duração é de 50 minutos em média e incluem também outras modalidades. O cronograma de uma aula completa de “Rádio Taissô” ministrada pela dona Celeste segue o seguinte roteiro.

1ª Modalidade - Stretching Morning (alongamento da manhã) com onze posições de alongamentos e movimentos circulares dos braços, coluna e pernas. 

2ª Modalidade – Ginástica do Povo, voltada especificamente para o público de 3º idade, consiste em movimentar o corpo inteiro e sem movimentos bruscos, com atenção especial para as mãos e braços; exercitar partes que normalmente não se movimentam e corrigir e tencionar diferentes posições do corpo;

3ª Modalidade - “Rádio Taissô” de aproximadamente 26 movimentos que seguem os mesmos conceitos da ginástica do povo, mas praticados em maior intensidade e frequencia.

4ª Modalidade – Lian Gong (alongamento chinês). Aproximadamente 36 exercícios que previnem dores costas, ombros, glúteos e pernas e articulações.

Dentre os benefícios comprovados cientificamente pela prática, estão maior índice de longevidade, índice de aprovação nas escolas, cursos, e em testes profissionais e produtividade nas indústrias, garante a instrutora.

A partir do próximo dia 14 de março, dona Celeste ministrará as aulas de “Rádio Taissô” de segunda à sexta-feira, das 07h até às 08h na quadra de basquete da Praça Esportiva Belmar Fidalgo. As aulas são gratuitas.

Confira uma demostração de “Rádio Taissô” pelo link. 

Curta a página do Lado B no Facebook. 

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.