ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Programa tem 1h30 de exercícios para grávidas e até "Amigo Oculto" especial

Aline Araújo | 05/12/2014 06:45
Daniele Salomão, de 23 anos, grávida de 9 meses do Francisco, que ganhou um pagãozinho listrado e uma cueca azul. (Foto: Alcides Neto)
Daniele Salomão, de 23 anos, grávida de 9 meses do Francisco, que ganhou um pagãozinho listrado e uma cueca azul. (Foto: Alcides Neto)

"Depois que filhos pari, nunca mais barriga enchi ou uma noite dormi", brinca o dito popular. O fato é que depois que se vira mamãe, as atenções mudam de foco. A felicidade acaba sendo dobrada quando o maior beneficiado é o filhote. Pensando nisso, um grupo de mães que integram programa de exercícios especiais para gestantes, em Campo Grande, fez um Amigo Secreto diferente. Como confraternização, elas escolheram uma lembrança para os filhos que ainda não nasceram.

A ideia é simples e fica como dica para quem quiser copiar. Focanas na fase em que estão vivendo, em que tudo o que importa é o barrigão, a alegria fica estampada no rosto de cada uma durante a tradicional brincadeira de fim de ano. A diversão começa na hora da escolha do presente. Como todas estão imersas nos preparativos para a chegada do bebê, ir à loja é sempre divertido. 

A atividade fecha mais um ciclo de preparação para o parto e o pós-parto. Na academia, elas têm 1 hora e meia de atividades. São 45 minutos de hidroginástica, para ajudar na manutenção do peso, e outros 45 minutos de atividades de fortalecimento e resistência, com exercícios respiratórios, de equilíbrio e trabalho de musculatura específica. São duas ou três vezes por semana, com valores de R$ 180,00 e R$ 200,00, respectivamente.

Vira e mexe, também há aula especial, sem muito esforço físico, mas com a participação dos pais. Nesta semana, por exemplo, eles foram "treinados" sobre os cuidados básicos com os bebês, para dividir as tarefas com as mulheres.

Durante o programa, também há relatório mensal enviado ao obstetra de cada uma, controle do peso e palestras sobre amamentação e tantos outros assuntos relacionados ao futuro da família, já que 95% das aulas são marinhas de primeira viagem.

A cada novo presente aberto, todas soltavam um Aaaa! (Foto: Alcides Neto)
A cada novo presente aberto, todas soltavam um Aaaa! (Foto: Alcides Neto)
As mamães do programa com a Mayara. (Foto: Alcides Neto)
As mamães do programa com a Mayara. (Foto: Alcides Neto)

A brincadeira do Amigo Secreto foi também uma maneira de tirar o estresse em um momento de grande expectativa. “É muito legal, como a gente tem pouco tempo juntas, seria mais difícil escolher um presente para a mãe. Já estamos ligadas nos produtos para as crianças, então fica mais fácil comprar para os filhos”, comenta Daniele Salomão, de 23 anos. Grávida de 9 meses, Francisco nem apareceu e já ganhou um pagãozinho listrado e uma cueca azul.

A cada novo presente aberto, todas soltavam um "aaaa!", diante da fofura dos presentes escolhidos com carinho para cada bebê. De roupinhas a mordedores, os presentes chegam para reforçar o enxoval.

A ideia também é fortalecer a amizade, não só entre as mães, mas também começar a criar um vinculo entre as crianças, para já chegarem ao mundo rodeados de amiguinhos.

“Eles nem nasceram e já estão se entrosando”, brinca a mãe de Francisco. ” Para a gente é ainda mais legal, porque nós só conseguimos pensar neles. A partir de agora, vai ser tudo para eles mesmo", avalia Taissa Rodrigues, de 29 anos, mãe de primeira viagem de Ana Júlia, há 8 meses na barriga.

O clima é confraternização, mas também de troca de conhecimento e experiências entre as mães. A ideia não é de hoje, a troca de presentes já acontece há uns 10 anos no Vithal Academia, o programa para gestante, além de trabalhar a parte corporal, tem o cuidado de realizar essas reuniões com trocas e dicas, para que as gestantes possam compartilhar essa fase.

“Elas acabam curtindo mais a troca de presente entre as crianças, porque esse é o foco. Quando você agrada o filho, acaba agradando bem mais a mãe”, comenta a profissional de Educação Física, Mayara Ferreira de 24 anos, que acompanha as mães nas atividades. Ela que ajudou na hora de dar as dicas para os presentes.

Arethusa Salomão, de 36 anos, teve a ideia de criar o programa antes de ser mamãe, há 14 anos. Para ela a troca de presentes é uma maneira de estreitar os laços entre as mães e fazer elas curtirem ainda mais esse momento. “Para elas é ainda mais especial, elas trocam experiências e o programa engloba tudo isso”, comenta.

Nos siga no Google Notícias