ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

Técnica desenha bebê dentro da barriga para maior conexão com a mãe

Paula Maciulevicius | 16/07/2015 15:13
Com as mãos, terapeuta e parteira sente o bebê, bracinhos, perninhas e a posição. (Foto: Rinelle Letícia)
Com as mãos, terapeuta e parteira sente o bebê, bracinhos, perninhas e a posição. (Foto: Rinelle Letícia)

O trabalho encanta desde os primeiros traços até quando os olhos da futura mamãe encontram com o bebê, ainda na barriga, mas representado ali, na posição que ele está no útero. Através da técnica chamada de ultrassom natural ou arte gestacional, os dedos desenham e pintam o feto com tudo que o envolve: útero, placenta, cordão umbilical, líquido amniótico... A proposta é despertar uma conexão maior entre mãe e bebê e no fim, o resultado é também artístico.

A técnica chegou ao Brasil pela parteira mexicana Naolí Vinaver e em Campo Grande, o Lado B conheceu pelas mãos da terapeuta e parteira da Tradição, Caroline Abreu Figueiró. De currículo extenso, Caroline exerce "Ayurveda", a Medicina Indiana e está à frente do Instituto Gayatri Spa, espaço que prega olhar o ser humano como um todo, trabalhando corpo, alma, mente e espírito.

Por palpitação, Caroline explica que consegue sentir e perceber a posição do bebê, realizando uma ultrassom e que a pintura é o resultado dela. "Nós fazemos de acordo com a posição em que o bebê se encontra. Eu sei onde está a perninha, o bracinho, a cabeça. A ultrassom natural é poder trazer para a mãe, de forma lúdica, a posição do bebê dentro da barriga", descreve. Mais que a ultrassom tradicional, pela natural, a impressão que dá é uma ligação muito maior, a visual. 

A ultrassom natural leva uma média de 1h30 para ser finalizada. (Foto: Rinelle Letícia)
A ultrassom natural leva uma média de 1h30 para ser finalizada. (Foto: Rinelle Letícia)

"A mãe sente o bebê movimentando, mas não sabe da localização, pela pintura vamos trazendo essa percepção sensível, afetiva, essa conexão", completa a terapeuta.

A procura das gestantes é, em sua maioria, pela curiosidade e a beleza de ver a barriga pintada. "Mas quando elas chegam, se deparam com um universo mais profundo, não só visual. Percebe e ausculta o bebê de forma diferente", acrescenta Caroline.

O desenho é feito a partir de maquiagem e pode ser aplicado desde o início da gravidez, no entanto, a parteira afirma que é a partir do terceiro mês que fica melhor para sentir o útero. "As gestantes saem emocionalmente contentes, uma fez a ultrassom no dia seguinte e o bebê estava exatamente naquela posição. Ela ficou impressionada", descreve.

A ultrassom natural leva uma média de 1h30, mas Caroline avisa: "sou parteira e não artista". Por curiosidade pergunto se através desta técnica é possível sentir e saber o sexo do feto. Apesar de não ter o objetivo e nem garantido, Caroline afirma que sim, através da pulsação. "Mas a mulher, quando conectada com seu corpo, ela sempre sabe".

O principal, conforme a terapeuta, é trabalhar o vínculo emocional entre os pais e o bebê. "É tudo o que esse indivíduo vai ser no futuro, é desde a concepção , esse vínculo amoroso, afetivo é o que define o que vai ser lá na frente". O contato com o spa pode ser feito através do Facebook.

Curta a página do Lado B no Facebook.

Outro exemplo de ultrassom natural finalizada. (Foto: Arquivo Pessoal)
Outro exemplo de ultrassom natural finalizada. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos traços da pintura, terapeuta usa maquiagem.  (Foto: Rinelle Letícia)
Nos traços da pintura, terapeuta usa maquiagem. (Foto: Rinelle Letícia)
E ganha toques especiais, como o coraçãozinho em vermelho. (Foto: Rinelle Letícia)
E ganha toques especiais, como o coraçãozinho em vermelho. (Foto: Rinelle Letícia)
Nos siga no Google Notícias