A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

26/05/2016 16:11

Conheça o Fairchild Channel F, primeiro videogame a usar cartuchos

Willian Nascimento e Edson Godoy
Conheça o Fairchild Channel F, primeiro videogame a usar cartuchos

 

Veja Mais
The Last of Us 2, novo Uncharted e tudo mais que rolou na PlayStation Experience
Last Guardian e Mario Maker no 3DS puxam lançamentos de dezembro

Hoje vamos abrir um parêntese em nosso especial “História do Videogame” e voltar à 1976. Naquele tempo ainda vivíamos a época dos Pongs, conhecidos aqui no Brasil pela sua versão nacional, o Telejogo Philco-Ford. Esses sistemas, que fazem parte da primeira geração dos videogames, possuíam jogos bastante simples que eram colocados já no circuito do aparelho.

No máximo existiam pequenos cartuchinhos que simulavam a troca de jogo, mas na verdade apenas serviam para fechar uma placa de circuito no console, que acabava por habilitar o jogo que já estava gravado dentro dele, funcionando mais ou menos como uma chave seletora.

Eis que em agosto de 1976, a Fairchild Semicondutor entra no mercado de games, lançando o console Fairchild Channel F, inaugurando a segunda geração dos videogames. Diferentemente dos seus concorrentes, o Channel F iniciava uma nova era no mundo dos games, trazendo uma evolução incrível: seus jogos não eram mais circuitos dedicados, mas sim cartuchos plug-in com roms gravados e código de microprocessador.

Esse papo está muito técnico, né? O que significa tudo isso? Muitos dos que começaram a jogar videogames na década de 80 conheceram o Atari 2600, que foi o console que popularizou os cartuchos. Passa a sensação de que ele foi o primeiro, né? Principalmente pelo fato de que o Channel F não foi lançado no Brasil e mesmo hoje ser bastante desconhecido por aqui. Foi ele quem pavimentou a forma como os videogames seriam e são até hoje, com a possibilidade de o jogador comprar novos jogos sem a necessidade de trocar de aparelho para isso.

O Channel F em sua primeira versão contava com dois controles e um alto-falante embutido. Seus controles são de formato cilíndricos, confortáveis para segurar e surpreendentemente funcionais.De início o console fez bastante sucesso no mercado, porém sua ascensão durou apenas um ano. Seu diferencial em rodar cartuchos levou os concorrentes a criarem videogames mais potentes, como a Atari e seu Atari 2600.

Em 1979 a Zircon International comprou os direitos da Fairchild e lançou no mercado o Fairchild Channel F2, que trazia poucas alterações em relação ao primeiro modelo, como o fato dos controles não serem mais fixos no console e de o som ser reproduzido direto na TV e não mais através de alto-falante embutido.

 

 

Os estranhos, porém funcionais, controles do Channel F.Os estranhos, porém funcionais, controles do Channel F.

Mas essa atualização não foi suficiente para que o Channel F conseguisse chegar perto do Atari 2600, que dominava o mercado com ampla margem. Nem mesmo os demais consoles da segunda geração como o Odyssey², que fazia moderado sucesso, foi afetado pelo console da Fairchild, que acabou sendo descontinuado em 1981, com aproximadamente 250 mil unidades vendidas e um total de vinte e seis cartuchos lançados.

Mesmo não sendo sucesso de mercado, não há dúvidas que o Fairchild Channel F deixou seu legado na história dos videogames.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start, localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui em nossa capital, que sediará no próximo sábado o Nerd Power Day, um evento com várias atrações para os fãs dos videogames. A cada cinquenta reais gastos na loja você ganha um cupom para concorrer a quinhentos reais de crédito para gastar na Press Start, que será sorteado no sábado dia 28.

Nos vídeos abaixo você confere um pouco de como funcionava o Channel F e também o vídeo para o nosso programa VGDB no Ar! que rolou ao vivo ontem à noite no YouTube, onde falamos sobre o Atari Lynx, primeiro console portátil colorido da história.Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.