A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

10/04/2014 06:33

Consoles Android podem ser uma alternativa boa e barata de diversão digital

Edson Godoy
Consoles Android podem ser uma alternativa boa e barata de diversão digital

Desde os primeiros aparelhos de videogame, esse sempre foi um item de entretenimento com um custo relativamente alto, com aparelhos que chegaram a custar, no lançamento, 700 dólares (como o Panasonic 3DO de 1993). Hoje não é diferente: os consoles da nova geração chegam ao Brasil com valores próximos de dois mil reais, um valor bastante significativo, ainda mais se levarmos em conta a renda média da população brasileira.

Veja Mais
Cansado de jogar sozinho? Veja dicas para fazer seu próprio evento gamer em casa
Maior feira de games da América Latina, BGS 2017 será em outubro

Algumas iniciativas já foram tentadas em busca de “popularizar” essa forma de entretenimento digital. No Brasil a Tec Toy foi pioneira, mantendo os consoles Master System e Mega Drive no mercado por muitos e muitos anos, como forma de manter uma alternativa de menor custo.

Por fim, essa mesma empresa tentou emplacar o Zeebo, porém sem sucesso.

Eis que meio que sem querer, uma alternativa surgiu: a plataforma Android. Inicialmente feita para funcionar como sistema operacional de aparelhos de telefonia celular, ela invadiu o mundo dos games, principalmente pela facilidade de programação e pela alta compatibilidade, bem como pelo baixo custo, por ser uma plataforma aberta (open source).

O sucesso dos jogos Android em aparelhos celular ficou notório, porém logo se percebeu que essa plataforma tinha potencial para expandir seus horizontes. Eis que diversas empresas começaram a projetar consoles com esse sistema.

As empresas chinesas foram as pioneiras, em especial a JXD, que criou diversos aparelhos portáteis (que tinham formato parecido com consoles de grandes marcas como o Sony PSP), que além dos jogos feitos para celulares Android, ainda tinham como grande atrativo a possibilidade de jogar games de consoles antigos (tais como Super Nintendo, Playstation One e Mega Drive) através da emulação.

Com o crescimento exponencial da plataforma Android, os consoles foram saindo da telinha dos portáteis e migrando para as TV’s. Eis que surge o Ouya, o principal console dessa linha Android.

Ele foi criado de uma forma nada convencional: através de um projeto no Kickstarter (site que busca obter financiamento para projetos). Com desenvolvimento iniciado em 2012, teve a ajuda de colaboradores de diversas partes do mundo.

Lançado mundialmente em 25/06/2013 pelo convidativo preço de 99 dólares, o console conta com um design compacto e harmonioso (um pequeno cubo), juntamente com um controle de qualidade mediana. Roda uma versão própria do sistema Android e já conta com uma biblioteca de mais de 700 jogos disponíveis, todos vendidos online por preços bastante camaradas (giram em torno de 5 dólares).

Jogos consagrados como Sonic 4, Final Fantasy 3, Alien Vs. Predator Evolution, Raiden e muitos outros estão disponíveis para o aparelho, que além de games ainda tem uma excelente qualidade para rodar filmes e todo o tipo de conteúdo digital. Além das softhouses famosas, diversos desenvolvedores independentes (“indies”) produzem conteúdo para o aparelho. Aliás essa também é uma grande característica dos consoles Android, alimentada pela facilidade de programação da plataforma.

Diversos outros consoles Android do padrão do Ouya foram lançados recentemente, dentre eles cito o Nvidia Shield e o Game Stick, e diversos outros estão a caminho, como o recém anunciado Amazon Fire TV. Cada um deles possui características próprias, com a essência dos consoles Android mantida. Se você quer saber mais sobre esses consoles, indico o blog Android Players (http://androidplayers.blogspot.com.br) do amigo Fernando Fenero, que inclusive colaborou para esta matéria.

Infelizmente nenhum desses consoles foi lançado oficialmente no Brasil, sendo a internet e importadores independentes, como a loja Retro Gamers (www.facebook.com/retrogamersbr), as melhores formas de adquirir tais aparelhos. Por hoje é isso pessoal. Até terça que vem com mais uma matéria especial aqui no Lado B.




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.