A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

11/09/2014 07:00

Museu do Videogame concorre a prêmio do Ministério da Cultura

Edson Godoy
Edição no Shopping Bosque dos Ipês. (Foto: Divulgação)Edição no Shopping Bosque dos Ipês. (Foto: Divulgação)

Criado em 2010, juntamente com o Campo Grande Game Show, o Museu do Videogame conseguiu esse ano o reconhecimento do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, como o primeiro museu do videogame do país. Isso é fruto do árduo trabalho de seu idealizador, Cleidson Lima, apaixonado por games que decidiu mostrar sua coleção para o público da cidade e que nos próximos meses a mostrará também para o restante do Brasil, já que o museu ganhou caráter itinerante.

Veja Mais
The Last of Us 2, novo Uncharted e tudo mais que rolou na PlayStation Experience
Last Guardian e Mario Maker no 3DS puxam lançamentos de dezembro

Ainda na esteira desse reconhecimento, o Museu do Videogame concorrerá ao prêmio Brasil Criativo, promovido pelo Ministério da Cultura (com realização da rede global ProjectHub), é voltado para empreendedores criativos que impactarem positivamente a vida das pessoas. Esse tipo de reconhecimento é importantíssimo para a cultura gamer nacional, já que em nosso país ainda existe um estigma de que videogame é apenas uma brincadeira de criança.

Ocorre que os games atingiram tamanha intensidade que já foram incorporados à cultura da geração que com ele cresceu. Quem da geração nascida dos anos 70 a 2000, por exemplo, que nunca ouviu falar de Sonic ou Mario? SEGA e Nintendo? São raros os casos. E a ideia do museu é, além da exposição em si, resgatar a história dos videogame, que envolve arte, cultura e diversão.

O Prêmio Brasil Criativo tem a finalidade de identificar, reconhecer, fomentar, apoiar e difundir projetos ou empreendimentos da Economia Criativa Brasileira. O Museu do Videogame Itinerante está concorrendo na categoria Museus. Ao todo são 22 categorias, que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa brasileira. Moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, e muitas outras atividades fazem parte de 5 campos principais que serão avaliados por um time de 30 especialistas.

O acervo do Museu do Videogame conta com mais de 200 consoles para exposição e outros 30 disponíveis para os visitantes jogarem e relembrarem quatro décadas de evolução dos videogames. Nos quatro anos que está em funcionamento, o museu já recebeu cerca de 450 mil visitantes. Só na última apresentação, ocorrida no Shopping Bosque dos Ipês neste ano, foram 162 mil visitantes em 16 dias. O evento conta com parcerias fortes como Playstation, Intel, Oi, Kingston e Ubisoft, parcerias estas que tornam possível a gratuidade do evento para o público.

Em 2015 o Museu percorrerá vários estados do Brasil. Já estão confirmadas exposições em shoppings de Recipe/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Araxá/MG, Pelotas/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, entre outras.

Para saber mais detalhes sobre o Prêmio Brasil Criativo, acesse o site.

Visite e curta minha fan page no Facebook clicando aqui. A coluna de games do Lado B tem o apoio do Museu do Videogame.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.