ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Games

Museu do Videogame fica em 1º lugar na votação online do Brasil Criativo

Edson Godoy | 18/11/2014 06:34
Museu do Vídeogame no Bosque dos Ipês.
Museu do Vídeogame no Bosque dos Ipês.

O Museu do Videogame Itinerante, primeiro museu do gênero no país a ser reconhecido pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, se classificou em primeiro lugar para a final do Prêmio Brasil Criativo, promovido pelo Ministério da Cultura. O resultado final do prêmio será anunciado em uma cerimônia que acontecerá no dia 3 de dezembro, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e será transmitida via streaming para todo o país no site www.premiobrasilcriativo.com.br.

A disputa ao prêmio chega em um momento no qual mais se discute o reconhecimento dos games como cultura, a exemplo dos livros, música e filmes. Criado aqui na capital, o Museu do Videogame Itinerante conta com um acervo com mais de 200 consoles para exposição e outros 30 disponíveis para os visitantes jogarem e relembrarem quatro décadas de evolução dos videogames. Em quatro anos, funcionando apenas durante 15 dias por ano, o museu recebeu cerca de 450 mil visitantes. Em 2014, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, foram 162 mil visitantes em 16 dias.

Depois de ser o projeto mais bem votado pela internet no Prêmio Brasil Criativo na categoria Museus, o próximo passo será a votação da comissão de curadores, que elegerá apenas um em cada uma das 22 categorias. Entre os curadores estão nomes como John Howkins (consultor britânico e autor do livro The CreativeEconomy); Lincoln Seragini (Fundador da academia Brasileira de Marketing); Gilberto Dimeinstein (membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo); Danilo Miranda (diretor regional do Sesc São Paulo); Eduardo Saron (diretor do Itaú Cultural); Debora Mazzei (Coordenadora Nacional de Projetos de empreendimentos de Economia Criativa do Sebrae Nacional); Silvio Meira (Fundador do Porto Digital de Recife); Denis Burgierman (Dir. redação revista Superinteressante); Luiz Eduardo Serafin (Head de Marketing Corporativo da 3M ) e Patricia Cardim (diretora de Belas Artes de São Paulo).

E o Museu do Videogame estará mais uma vez em Campo Grande em fevereiro do ano que vem, dentro da Campo Grande Game Show, que acontecerá no Shopping Bosque dos Ipês. Como sempre, o evento será totalmente gratuito. Oportunidade imperdível para quem ainda não conhece o museu e também para quem já o visitou nos anos anteriores, para conhecer novos consoles adicionados ao acervo, bem como conhecer as novidades no mercado de games.

Para mais detalhes sobre o Museu do Videogame Itinerante, basta acessar aqui. Para matar a saudade dos games antigos, confira um breve “gameplay” de um jogo de sucesso no console Odyssey, lançado no Brasil na década de 80.

Visite e curta minha fanpage no Facebook. A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Game Square.

Nos siga no Google Notícias