A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

22/03/2016 12:00

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

Edson Godoy
22 de março é o dia de pensar nos cuidados com a água no planeta.22 de março é o dia de pensar nos cuidados com a água no planeta.

O 22 de março foi escolhido pela ONU – Organizações das Nações Unidas, como o Dia Internacional da Água. Ele foi criado em 1993 para chamar a atenção dos problemas relacionados à água no mundo, provocando reflexão, discussão e principalmente levando pessoas, entidades e governos a tomar atitudes positivas em prol do uso consciente dos recursos hídricos, além de buscar formas de preservação e conservação dessa fonte vital.

Veja Mais
The Last of Us 2, novo Uncharted e tudo mais que rolou na PlayStation Experience
Last Guardian e Mario Maker no 3DS puxam lançamentos de dezembro

Mas Edson, o que isso tem a ver com Videogames? É mais fácil você perguntar o que não tem a ver com videogames (risos). Vamos aproveitar este dia para relembrar alguns jogos que tiveram fases aquáticas emblemáticas, e até mesmo jogos inteiros que se passam dentro desse ambiente. Confira!

Super Mario Bros. – Nintendinho – 1985

 

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

O primeiro jogo de aventura em plataforma da trilogia do encanador italiano para NES, trazia na segunda parte do segundo mundo a primeira fase subaquática do game.

O objetivo era pegar as moedas e chegar ao final do percurso. Para ajudar, você pode utilizar suas bolas de fogo (dentro da água!) para derrotar polvos e peixes. Se tocar em qualquer um deles, é uma vida a menos para você! Tudo isso ao som de uma musiquinha típica de um parque de diversões.

Mais algumas fases semelhantes a essa aparecem até o final do jogo, sempre com acréscimo na dificuldade à medida em que se avança no game. Um clássico das fases aquáticas. Depois dele, praticamente todos os jogos da franquia possuem a sua cota de fases subaquáticas, desde as fantásticas presentes em Super Mario Bros. 3, até as polêmicas e as vezes irritantes do jogo Super Mario Sunshine para Gamecube.

Alex Kidd in Miracle World – Master System – 1986

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

No ano seguinte chegava ao Master System o primeiro jogo do personagem que ficou caracterizado como seu mascote: Alex Kidd.

O objetivo da SEGA era bater de frente com a Nintendo e seu sucesso Super Mario. Então é claro que no primeiro jogo do pequeno Alex, teríamos também fases aquáticas, né? E ela não demora nada para aparecer.

Já no final da primeira fase você nada em busca do seu delicioso X-Salada que está no fundo do rio (deve realmente estar muito delicioso – risos), ou seu igualmente gostoso bolinho de arroz, caso tenha jogado a versão japonesa do game.

Assim como em Super Mario, durante o game várias outras fases como essa aparecem, sempre recheadas de dificuldades e perigos.Aproveitando que falamos do Alex, tá aí um personagem que poderia ganhar uma nova aventura. Que tal, SEGA?

TeenageMutant Ninja Turtles – Nintendinho – 1989

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

A primeira aventura das Tartarugas Ninja nos consoles de videogame chegou para o NES, pelas mãos da Ultra Games (leia-se Konami). Diante da enorme popularidade dessas tartarugas nessa época, o jogo fez parte da biblioteca de muitos gamers.

E todos quebraram a cabeça com a dificuldade do jogo. E umas das fases das mais lembradas é sem dúvida a aquática, onde a tartaruga precisa localizar e desarmar bombas prestes a explodir.

O problema é que para chegar até elas, você tem que passar em meio ao que parecem ser plantas eletrificadas (!) que muitas vezes ocupam praticamente todo o cenário (!!). E claro, para deixar a tarefa um pouquinho mais impossível, você tem um tempo limite, antes que as bombas explodam (!!!). Cowabunga!

Sonic The Hedgehog – Mega Drive – 1991

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

Em seu próximo console a SEGA lança um mascote carismático, que chega para fazer frente ao poderoso bigodudo da Nintendo. Logo na primeira fase, Sonic se vê correndo entre rios e cachoeiras, em um belíssimo cenário aquático (porém sem água na jogabilidade).

É no quarto mundo do jogo que o porco-espinho precisa entrar na água. E quem não se lembra daquela musiquinha frenética – para não dizer irritante, que toca junto com um timer quando Sonic começa a ficar sem ar embaixo d’água? Para se salvar, Sonic precisa tocar em uma bolha de ar para recuperar o fôlego.

Um jogo inesquecível, com gráficos belíssimos, que tem em suas fases aquáticas alguns dos maiores desafios do jogo.

Ecco the Dolphin – Mega Drive – 1993

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

Impossível falar de água e luta pelo bem-estar do planetanos games sem lembrar de Ecco the Dolphin. O simpático golfinho Ecco tem que encontrar sua família e também salvar todo o planeta de um desastre causado por uma misteriosa tempestade.

Um jogo simples, que trazia gráficos de encher os olhos na época, e claro, muita água! O jogo acontece com Ecco praticamente 100% do tempo submerso, afinal, estamos falando de um golfinho. Ecco retornou para salvar o mundo em outras aventuras nos consoles de 8 e 16bit, até que chegou ao Dreamcast e ao Playstation 2 no início dos anos 2000.

Depois disso não ganhou nenhuma nova aventura, figurando apenas em algumas coletâneas de clássicos da SEGA e recentemente em um remaster 3D deste jogo de 1993 para o Nintendo 3DS. Será que veremos esse simpático golfinho de novo algum dia?

Donkey Kong Country – Super Nintendo – 1994

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

A Nintendo, em parceria com a Rare, conseguiu em 1994 renovar um de seus personagens mais icônicos com o game Donkey Kong Country, que juntamente com Killer Instinct, também fruto dessa parceria, trouxe gráficos renderizados ao Super Nintendo – o “hype” daquele tempo, dando vida extra ao console, em pleno início da nova geração com Jaguar, 3DO, Playstation e Saturn.

E como a matéria hoje é sobre games com água, em Donkey Kong Country você já se depara com uma missão submarina logo em uma das primeiras fases do jogo.

O que mais chamou a atenção, além dos belos gráficos, foi a música, que trazia uma sensação “aquática” e agradável ao jogador, aliado a ótimos efeitos sonoros. Sem dúvida, um dos maiores clássicos da quarta geração.

Wave Race 64 – Nintendo 64 - 1996

No Dia Internacional da Água, relembre jogos antológicos e fases aquáticas

O único jogo esportivo da nossa lista.Talvez o leitor esteja estranhando a sua presença. Porém, foi com Wave Race 64, um dos primeiros títulos lançados para o então novo console da Nintendo, que tivemos a sensação de estar vendo a água sendo reproduzida com fidelidade na tela do videogame pela primeira vez.

Era incrível a qualidade gráfica com que o jogo mostrava o mar, enquanto você guiava o seu jet-ski buscando chegar sempre em primeiro lugar nas corridas. Para completar, o jogo é ótimo e bastante divertido.

E você caro leitor, lembra de mais alguns jogos antigos que marcaram por fases emblemáticas em mundos aquáticos? Conte-nos nos comentários. E não deixe de conferir a promoção que rola sempre às quartas-feiras na loja Press Start, parceira aqui da coluna de games do Lado B: comprando acima de 100 reais, você ganha 15% de desconto! A Press Start está localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui em nossa capital.

Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.