ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Games

Quem está ganhando a guerra dos consoles: Microsoft, Sony ou Nintendo? Confira!

Edson Godoy | 10/07/2014 10:11
Quem está ganhando a guerra dos consoles: Microsoft, Sony ou Nintendo? Confira!

Muito se tem dito sobre a batalha dos consoles da nova geração. Mas afinal, quem está na frente nessa 1ª fase da batalha? E a briga nos portáteis, como está? O Lado B entra em campo para responder a essas perguntas e para ajudar o leitor a ter mais um elemento em mãos na hora de escolher qual console comprar.

Em número total de vendas em todo o mundo, o ranking está assim:

Quem está ganhando a guerra dos consoles: Microsoft, Sony ou Nintendo? Confira!

Importante ressaltar as datas de lançamentos desses consoles. O Wii U é o que está há mais tempo no mercado, lançado em novembro de 2012 nos Estados Unidos e Europa e em Dezembro de 2013 no Japão. Já Playstation 4 e Xbox One foram lançados em novembro de 2013 tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.

Porém, no Japão, o Playstation 4 começou a ser vendido em fevereiro de 2014, enquanto o Xbox One ainda nem começou a ser comercializado por lá, tendo previsão de lançamento em terras nipônicas para setembro do presente ano.

O maior tempo de estrada do Wii U com certeza contribui para sua segunda posição, da mesma forma que a ausência do console da Microsoft no Japão o ajuda a amargar a lanterna do comparativo. Comparando o desempenho dos consoles por região, o Playstation 4 lidera as vendas nos Estados Unidos e Europa e o Wii U lidera no Japão com pequena margem. Xbox One é forte nos Estados Unidos, perdendo por muito pouco para o PS4 e o Wii U vende um pouco mais que o Xbox One na Europa, provavelmente impulsionado pela hit Mario Kart 8.

Mas esse cenário ainda pode mudar muito. Tudo vai depender da maneira que a Nintendo, a Sony e a Microsoft conduzam seus consoles, seus lançamentos de games, suas redes online, enfim, tudo influencia nessa batalha. Qualquer passo em falso, significa dar números ao adversário.

E o cenário dos portáteis, como está? Será que a Nintendo perdeu sua hegemonia nesse segmento, que vem desde o lançamento do primeiro Game Boy? Longe disso. O Nintendo3DS continua liderando o mercado com folgas. Veja o gráfico de vendas globais dos consoles portáteis:

Quem está ganhando a guerra dos consoles: Microsoft, Sony ou Nintendo? Confira!

Como se vê, a hegemonia da Nintendo nos portáteis parece longe de ser quebrada. Em termos regionais, o Nintendo 3ds vence com folga nos Estados Unidos e Europa, porém, no Japão a vitória é bastante apertada. É muito pouco provável que o Vita consiga reagir a esse cenário, até porque o console da Sony ainda patina em termos de lançamentos de jogos e carisma para atrair os gamers.

Infelizmente não conseguimos informações sobre venda de consoles no Brasil, mas pelo que se pode sentir por aqui, Xbox One e Playstation 4 estão bem parelhos em termos de vendas, talvez com uma ligeira vantagem para o Xbox One em decorrência de um trabalho mais sólido por parte da Microsoft, conseguindo vender o console por aqui a um preço mais baixo. Já o Wii U é mosca branca nas lojas do Brasil, apesar da Nintendo ter lançado o console oficialmente por aqui no final do ano passado.

Será que a Microsoft consegue reverter essa derrota parcial? Levando em conta que na geração passada a Microsoft ganhava de lavada da Sony e o Playstation 3 reagiu e terminou praticamente empatando a disputa, é plenamente possível que a Microsoft equilibre mais esse jogo.

A coluna de games do Lado B é patrocinada pelo Museu do Videogame.

Nos siga no Google Notícias