ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Games

Será que nós temos motivos para temer o possível Playstation 4K?

Edson Godoy | 07/04/2016 12:00
Será que nós temos motivos para temer o possível Playstation 4K?

Desde meados de março rumores sobre um possível novo modelo de Playstation 4 começaram a surgir. É normal as empresas lançarem revisões de hardware de seus consoles. A própria Sony fez isso em todos os seus videogames até agora: desde o primeiro Playstation, até o Playstation 3. Porém, se as informações que correm ainda como “não oficiais” ou até “boatos” se confirmarem, o novo modelo do atual console da Sony seguirá um caminho diferente.

Apelidado de Playstation 4K – ou 4.5 – o console foi citado primeiro pela respeitada mídia Kotaku, que informou ter recebido de suas fontes que a nova versão do PS4 estaria em desenvolvimento. Na semana passada, OsirisBlack, usuário certificado do conhecido fórum NeoGaf, trouxe mais informações sobre o console, que segundo ele teriam sido discutidas durante reunião a qual participou. O nome de Playstation 4K se deve ao fato de que a principal característica do novo console seria rodar jogos em 4K. Esses jogos seriam feitos para ele, mas teriam compatibilidade com os consoles PS4 “normais”, com a diferença de que nestes rodariam com qualidade inferior.

OsirisBlack ainda disse que jogos que não tivessem 4K nativo rodariam em 4K através de um sistema de upscalling. Porém, para que isso seja possível, as desenvolvedoras teriam que lançar atualizações específicas para que seus jogos pudessem usufruir dessa vantagem, algo que segundo ele, seria a exceção, dando a entender que o processo de desenvolvimento para tornar um jogo feito para o PS4 compatível com o PS4K não seria muito simples e provavelmente afugentaria as desenvolvedoras de tal tarefa.

Outra informação que veio foi no tocante ao preço: ficaria entre 399 e 499 dólares, e terá uma GPU (processador gráfico) duas vezes mais potente que o Playstation 4 atual, além de muito mais rápido. Outra vantagem do novo sistema seria uma otimização quando utilizado com o Playstation VR, em comparação ao PS4 original. Para fechar, informou que kits de desenvolvimento de jogos para o PS4K já estariam nas mãos dos desenvolvedores e que um dos jogos que aproveitariam suas funcionalidades seria God of War 4! Lembrando que, por enquanto, nada disso foi confirmado pela Sony, que indagada apenas respondeu que não comenta rumores e especulações. Agora fica a dúvida: quais as implicações do lançamento desse “novo console” para o mercado e para o seu bolso gamer?

Inicialmente temos que pensar nos usuários que já possuem o Playstation 4 em casa, uma base instalada de mais de 35 milhões em todo o mundo. Para eles a sensação do lançamento desse novo console não deve ser das mais agradáveis. Primeiro porque o investimento alto feito para entrar na nova geração deixa no gamer aquele sentimento de que só irá gastar esse tanto de dinheiro de novo na próxima geração.

Se os novos jogos rodarem de forma aceitável no Playstation 4, talvez esse não seja um problema grande. Agora imagine se eles rodarem muito capados de forma que a experiência fique totalmente comprometida, ou sequer rodarem?! Uma sensação parecida com a que os usuários do Nintendo 3DS deveriam estar sentindo. Digo deveriam porque o New Nintendo 3DS ainda não disse a que veio, né? Mas isso é assunto para outra matéria (risos).

Ainda pensando nos atuais proprietários do Playstation 4, aqueles que aceitem comprar o novo PS4K ainda terão que ter, é claro, uma TV compatível com essa tecnologia. Nessa hora o barulho clássico das caixas registradoras e os cifrões ($$$) poluem a mente do fã da Sony. Sem contar que ainda tem o Playstation VR, para aqueles que desejam entrar no mundo do 3D. Mas Edson, ninguém é obrigado a comprar nada! Concordo. Mas se você comprou um console de nova geração (que não tem nem três anos, diga-se de passagem), você é o tipo do cara que gosta de jogar as últimas novidades do mercado, algo que dependendo de como esse novo console for conduzido pela Sony, não será possível.

Agora vamos para o outro lado da moeda: para aqueles que ainda não possuem um Playstation 4.Aí é só alegria! Primeiro porque alguns proprietários do atual console podem vender suas unidades para adquirir um novo PS4K. Isso inflaria o mercado de consoles usados e consequentemente provocaria uma queda nos preços. Sem contar, é claro, que com o lançamento do PS4K, o PS4 “normal” cairia de preço também nas lojas de novos. Só vantagem!

Mas claro, a Sony pode criar situações para compensar aqueles que já são proprietários do PS4, a fim de deixar a troca de aparelho mais atrativa, ou mesmo recompensar os proprietários fiéis da marca. Aqui vale lembrar novamente a Nintendo. Pouco tempo após o lançamento da primeira versão Nintendo 3DS, a Nintendo diminuiu em 80 dólares o valor do aparelho. Para compensar aqueles que haviam comprado o console com o preço cheio (249,99 dólares), a empresa criou o “Programa Embaixador”, que dava 20 jogos clássicos da empresa (10 de Nintendinho e 10 de Game Boy Advance) via download para quem tivesse comprado o console no preço antigo, além de ofertas especiais exclusivas para os “embaixadores”.

Seria possível também um programa de trocas institucional da própria Sony, onde o proprietário do atual Playstation 4 poderia dar o seu console usado e ganhar um belo desconto para a compra do console novo. Isso inclusive foi citado pelo usuário OsirisBlack do fórum NeoGaf como algo que foi, a princípio, descartado pela Sony, mas que poderia acontecer.

Mas talvez a melhor ideia seria a criação de um acessório – add-on – que possibilitasse os atuais Playstation 4 a rodarem jogos em 4K, que inclusive poderia ser lançado em conjunto com o novo console PS4K. Isso resolveria de vez o problema, possibilitando de maneira bem mais barata aos já usuários do console a utilização da nova tecnologia e também permitindo que aqueles que ainda não possuem o console, já possam compra-lo em um modelo totalmente compatível com a resolução 4K.

E você, amigo gamer? Como encarou essa possibilidade de um novo Playstation 4? Conte pra gente suas impressões.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start, localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui em nossa capital.Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias