ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Moda

Lado B estreia no São Paulo Fashion Week junto de Marcelo Rosenbaum

Ângela Kempfer, de São Paulo | 11/06/2012 15:09
Paulo Borges, Marcelo Rosenbaum e Carol Trentini na abertura do São Paulo Fashion Week (Foto: Ângela Kempfer)
Paulo Borges, Marcelo Rosenbaum e Carol Trentini na abertura do São Paulo Fashion Week (Foto: Ângela Kempfer)

O Lado B estreia no São Paulo Fashion Week em um ano de adequações no calendário da principal mostra de moda da América Latina, que terá 3 edições em 2012 para que seja possível antecipar os lançamentos das coleções a partir de 2013. Mas essa mudança interessa mais aos fashionistas.

Para quem prefere discutir a moda como comportamento, o SPFW deste ano parece mais engajado. O evento entra no clima da "Rio + 20" e tenta falar de sustentabilidade de forma intensa, depois de 8 anos de pinceladas no tema.

Marcelo Rosenbaum, o arquiteto mais pop do Brasil, é um parceiro importante do SPFW em 2012. Famoso pela brasilidade no trabalho, trouxe para a Bienal do Parque do Ibirapuera, onde ocorre a semana de moda, a materialização do tema da mostra: "A gente transforma", o que faz da feira uma vitrine para algo universal: o poder criativo e as possibilidades de mudança a partir de ações como do projeto de Rosenbaum realizado com a comunidade Várzea Queimada, no Piauí.

Com um clipe emotivo, ao som da trilha do filme "Cantando na Chuva",os organizadores do SPFW apresentaram a cidadezinha no interior do Brasil que depois de meses de seca, saiu pelas ruas comemorando com guarda-chuvas a água do céu.

Uma forma simbólica, como a moda. Neste caso sobre a felicidade depois do projeto da equipe de Rosenbaum para gerar renda unindo o artesanato local ao design contemporâneo e que já chegou a Milão, por exemplo.

As marcas do trabalho feito com a comunidade estão espalhados pela Bienal, não como cenografia, como relatos da possibilidade de intervenção bem sucedida. AGT é o nome do movimento encabeçado pelo arquiteto, as iniciais do tema que batizou a edição Verão 2013 do SPFW. "A Gente Transforma".

Rosenbaum é do tipo sempre disposto a falar sobre o trabalho, mesmo que isso signifique interromper uma conversa risonha com amigos, momentos antes da abertura oficial da semana de moda de São Paulo. Quando me apresento, logo ele manda aquela clássica: "Conheço Bonito", mas diz que faz muito tempo que não aparece em Mato Grosso do Sul, porque vai "muito mais para o Mato Grosso".

Diante da falta de afinidade, nem pensar em aplicar o "A Gente Transforma" no Estado, aproveitando o talento indígena para o artesanato, pergunto. "É muito complicado porque essas comunidades têm muitas regras de proteção hoje no Brasil. Não dá para interferir em algo tradicional deles. Seria preciso muito estudo, mas eu adoraria".

Carol veste cesto produzido no Piauí.
Carol veste cesto produzido no Piauí.

Por mais que a semana que começa hoje seja de moda, a conversa na abertura do evento não tocou no assunto tendências. O "homem do SPFW"', Paulo Borges, também passou boa parte da manhã falando sobre o poder transformador da criatividade.

"Não é roupa que transforma, são as pessoas que fazem as coisas se transformarem", filosofa o cara que fez vingar a SPFW, dono de uma conversa fluída, simpática e quase tocante.

Rosenbaum diz que tentou "um paredinha" em um canto da Bienal com Paulo para mostrar o trabalho feito pelos artesão do Piauí e acabou com o pavilhão inteiro. "Quando ele me telefonou, duas semanas depois de eu ter apresentado o projeto, não aguentei, sai correndo e gritando", lembra o arquiteto.

Depois, conquistou a top Carol Trentini para ser garota propaganda da ideia, que também tem Rodrigo Santoro como apoiador.

"A moda consegue isso, né. Mobiliza pessoas e eu fico orgulhosa de viver neste mundo e colaborar", reforça a loira que também participou da abertura da mostra hoje, em São Paulo, e este ano desfila com exclusividade para Tufi Duek.

Até o dia 16, o projeto de Rosenbaum será a moldura para as tendências em roupas, acessórios e beleza expostas no SPFW, o que para ele significa uma vitrine poderosa para conquistar patrocinadores e ampliar o AGT Brasil afora.

Mas a finalidade da festa é mostrar estilo e hoje a mostra terá Animale, Alexandre Herchcovitch (feminino), Tufi Duek, FH por Fause Haten e Triton.

Entre as estrelas confirmadas nas passarelas, estão a modelo e atriz Rosie Huntington-Whiteley, protagonista do longa Transformers: O Lado Oculto da Lua, já no primeiro desfile da temporada, da Animale.

Na quinta, será a vez da angel da Victoria's Secret, Candice Swanepoel, que desfila pela Colcci.

Para quem, pela primeira vez, chega a um evento de moda como este, a impressão é de gente bem intencionada, que convence sobre a moda que vai muito além da futilidade e que quer ação, "para na próxima edição refletir sobre o que foi transformado", brinca Paulo Borges.

Artesão sobre a palha, em foto na Bienal.
Artesão sobre a palha, em foto na Bienal.
Vídeos falam sobre projeto.
Vídeos falam sobre projeto.
Nos siga no Google Notícias