A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

29/08/2011 09:00

Resistentes no ofício do corte e costura

Ângela Kempfer
Placa anuncia o curso de Corte e Costura.Placa anuncia o curso de Corte e Costura.

Há 30 anos, a costureira Marlene dos Santos ensina o ofício em Campo Grande, para turmas cheias. A ex-aluna de escola tradicional de Corte e Costura, que funcionava na rua 13 de Junho na década de 70, passou um tempo atendendo a clientela, mas cansou e aos 42 anos passou a dar aulas.

Em tempos modernos, aprender corte e costura voltou a ser programa para donas-de-casa. Mas as diferenças são evidentes. Dona Marlene recebe a equipe do Lado B com a pergunta: “Vocês conhecem meu blog na internet? Tem tudo sobre o meu curso lá”.

Além da comunicação online, ela lembra que a forma de ensinar atual tem moldes mais modernos e as máquinas fazem de tudo, além de serem mais baratas.

“Hoje minhas alunas vem aqui para aprender a costurar para elas mesmas, ninguém mais quer trabalhar com isso”, explica sobre as turmas cheias de 14 às 19 horas, 3 vezes por semana.

Ela acha que a facilidade de encontrar o que se quer, pronto, nas lojas, afastou as clientes das tradicionais costureiras de bairros. Como esse tipo de profissional perdeu espaço, o jeito foi encontrar renda em outro tipo de serviço, avalia dona Marlene, hoje com 72 anos.

“Agora só ganha dinheiro quem faz reparos de roupas, a barra de uma calça. Isso virou mania na cidade” Sobre as alunas, ela explica que e “hoje elas fazem o curso para “se virar em casa”.

Na oficina de Maria Pillon, tecidos e moldes por todos os lados.Na oficina de Maria Pillon, tecidos e moldes por todos os lados.

Cheia de Clientes - No bairro Tiradentes, a costureira Maria ainda é uma das resistentes na arte de “costurar para fora”. Em um quarto com tecidos espalhados e vários desenhos de roupas em papéis pelas paredes, difícil é entender como ela se orienta.

As clientes são fiéis, diz Maria Tereza Pillon, de 53 anos. “Tem gente que já é minha cliente há 25 anos. Outras vêm de Aquidauana, Dourados, só para fazer encomendas”.

As entregas demoraram em média 15 dias e algumas nem sequer precisam aparecer para experimentar a roupa. “Já conheço as medidas e algumas peças não precisam nem de prova”, diz.

Todos os dias ela tem roupas para cortar, montar, costurar e entregar. O que mais compensa, avalia, é investir na roupa de festa. “Fica mais barato que vestido de promoção”.

Em nome da clientela, a costureira diz que as mulheres ainda gostam de escolher o tecido, o modelo da revista e pagam menos em relação a roupa de grife. Mas a maior parte procura Maria porque não encontra a roupa do tamanho certo ou no estilo adequado. “Tenho muitas clientes de idade avançada e algumas gordinhas”.

Mesmo com poucas lojas de tecidos hoje em Campo Grande, a costureira garante que não falta opção e dá a dica: “Em Ponta Porã compensa muito comprar tecido, principalmente, renda”.




Olá, tenho interesse em fazer este curso de corte e costura, moro em Campo Grande. Por favor me enviem o contato da professora, pois os telefones indicados na placa não funcionam. Agradeço muito.
 
Simone Alves em 21/02/2014 10:12:40
Boa tarde, tenho interesse em aprender costura. Se puder fazer a gentileza de me passar o contato de alguém que ensine. Desde já agradeço
 
Vanessa Silva em 21/01/2014 12:22:23
OLÁ! GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA ME INSCREVER NO CURSO, ONDE FICA LOCALIZADO E QUAIS HORÁRIOS DE AULAS TÊM. GOSTARIA MUITO QUE ENTRASSEM EM CONTATO COMIGO SE POSSÍVEL DEIXAR O NUMERO PARA ENTRAR EM CONTATO! GRATA!
 
tatiane caciano de sena em 15/01/2014 13:13:27
OLÁ! GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA ME INSCREVER NO CURSO, ONDE FICA LOCALIZADO E QUAIS HORÁRIOS DE AULAS TÊM. GOSTARIA MUITO QUE ENTRASSEM EM CONTATO COMIGO! GRATA!
 
VIVIEN EMANUELA DE OLIVEIRA LIMA CARNEIRO em 03/12/2013 17:06:42
Por gentileza,pode me enviar o nº do seu telefone para que eu possa obter maiores informações? Desde já fico grata pela atenção.
 
lourilda braga em 07/11/2013 20:16:19
Bom dia dona Maria, gostaria de fazer o corte de costura com a Sra, mas não consigo ligar neste numero pois diz que esta fora de área e o outro diz que não existe, gostaria se possível a sra, me deste uma resposta neste end. de E-mail para eu poder ir ai fazer minha inscrição . Obrigado .. fico no aguardo de sua resposta o mais rápido possível
.
 
idalina garcia tiago em 06/11/2013 07:25:44
Gostaria muito de obter mais informações sobre os cursos; Pode me dar o telefone
Grata
Lilian
 
Lilian Furtado em 06/09/2013 13:15:37
TEnho interese em como fazer para me inscrever nos cursos. Preciso do tel. para contato e endereço; obrigada.Moro em Campo Grande. Aguardo resposta.
 
Lourdes Santos em 26/03/2013 06:47:13
por favor ,quero muito aprende corte e costura mas não achei seu endereço ou telefone o meu é 33918286 ou 91132523 se ainda tiver dando esse curso m liga por favor
 
flavia mathias em 04/02/2013 11:03:21
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.