ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Sabor

Aproveitando época da guavira, chef ensina petit gâteou e brownie da fruta

Paula Maciulevicius | 09/12/2016 06:20
Chef João Canto em ação durante evento em Bonito. (Foto: Marcos Ermínio)
Chef João Canto em ação durante evento em Bonito. (Foto: Marcos Ermínio)

Até pouco tempo atrás, uma das frutas que mais representa, para a gente, o cerrado não passava de um costume: de sair para catar guavira. O alcance máximo dela era a geladeira e depois a boca. De uns anos para cá, a guavira tem entrado na gastronomia com tudo, ganhou festival em sua homenagem e até receita de petit gâteou e brownie. 

O Lado B foi buscar os ingredientes e o modo de fazer a 257 quilômetros da Capital. Em Bonito, o chef da Casa do João ensinou como preparar os dois pratos durante o evento Cata Guavira, ocorrido em novembro. 

Criado em Sorocaba, no Estado de São Paulo, João Canto teve toda sua formação no caminho da culinária na Inglaterra e nos últimos quatro anos, tem se dedicado aos pratos no mais famoso restaurante de Bonito.

Tanto para brownie, quanto o petit gâteou, ingredientes são os mesmos, muda só a quantidade de ovos e tempo ao forno. (Foto: Marcos Ermínio)
Tanto para brownie, quanto o petit gâteou, ingredientes são os mesmos, muda só a quantidade de ovos e tempo ao forno. (Foto: Marcos Ermínio)

"Conheci a guavira em Bonito. Minha referência mais próxima era a jabuticaba, hoje em dia eu sei que não tem nada a ver. Ela é uma fruta extremamente fresca, pode-se comer em temperatura ambiente e por ser um pouco cítrica, que ela dá este frescor bem interessante", fala o chef sobre as primeiras impressões.

No restaurante, para se chegar à receita foi pelo menos um ano de testes. Isso porque o que ele nos ensina são porções que servem de sete a oito forminhas. Bem diferente da proporção feita para atender o movimento da casa.

Reza a lenda de que o petit gâteou surgiu do erro de um chef americano numa fornada de bolinhos, mas que foi servida mesmo assim e estourou na década de 90. "Ele sempre vai um chocolate, manteiga, sal, açúcar, clara e ovos em potes separados, farinha de trigo e polpa de guavira", enumera. A polpa, o chef alerta, precisa ser a última coisa a ser acrescida na receita, para não deixar "aguada" a massa.

Petit gâteou prontinho. (Foto: Marcos Ermínio)
Petit gâteou prontinho. (Foto: Marcos Ermínio)

Ingredientes

-5 gemas
-3 claras
-90 g de chocolate branco
-150 g de manteiga sem sal
-80 g de açúcar
-100 g de farinha de trigo
-200g de polpa de guavira

Aqui abre-se um parênteses de como fazer a polpa de guavira. "Você pega a peneira de arame, coloca a guavira e vai batendo e espremendo com a mão, até ficar bastante líquido e na peneira só a casca e a semente", ensina João Canto. 

Preparo
Derreta o chocolate branco em banho maria e reserve. Separadamente derreta a manteiga no mesmo processo e junte ao chocolate já derretido. Em um ball (cumbuca), bata levemente as gemas e junte à mistura do chocolate com a manteiga.

Em outra vasilha coloque as claras e o açúcar, misturando (batendo) bem até dissolver o açúcar nas claras.Junte ambas as preparações já feitas e nelas acrescente a farinha de trigo, preferencialmente peneirada para uma melhor homogeneização.

Por último acrescente a polpa da guavira, misturando bem até dar o ponto da massa. Deixe gelar por algumas horas no frezer.

Para servir
Unte uma forminha pequena com farinha e manteiga, coloque a massa do petit bem gelada nela e asse por 8 minutos em forno pré aquecido a 220 graus célsius.

A diferença do brownie para o petit gâteou está na quantidade de ovo. No caso, o chef quem adaptou a receita para colocar a guavira como ingrediente principal. No prato, vai além de chocolate branco, vai redução de água de flor de laranja e finalizado com castanha de cumbaru. 

"No brownie eu preciso de uma massa mais pesada. Uso leite condensado, diminuo a quantidade de ovo e não se separa gema da clara, bate tudo de uma vez só, além de levar mais tempo ao forno. A base é a mesma, então os ingredientes são muito semelhantes. 

Ingredientes 

1/2 xícara de manteiga
1 xícara de chocolate branco em pedaços pequenos
1 Ovo grande ou 2 pequenos
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1,5 xícara de trigo
180 g de Polpa de Guavira

Preparo
Derreta o chocolate e misture a manteiga que deverá estar em temperatura ambiente. Bata o ovo separadamente e agregue a mistura do chocolate. Junte os demais ingredientes, um a um batendo sem parar e por último a guavira. Acrescente castanhas do Baru tostadas e picadas para saborizar mais o brownie. Assar por 30 minutos no forno a 170 graus.

Bom apetite!

Curta o Lado B no Facebook

Sobremesa pode ser servida com sorvete da própria guavira ou de creme. (Foto: Marcos Ermínio)
Sobremesa pode ser servida com sorvete da própria guavira ou de creme. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias