A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

27/11/2013 07:00

Com joelho de porco, cuca e tudo que a "colônia" gosta, CTG tem "Jantar Alemão"

Ângela Kempfer
Chucrute e salsichas, são alguns dos pratos a serem servidos dia 30 de novembro.Chucrute e salsichas, são alguns dos pratos a serem servidos dia 30 de novembro.

O mais difícil do cardápio é pronunciar os nomes originais dos pratos que serão servidos durante o 1º Jantar Alemão, realizado pelo CTG Farroupilha. Chucrutes é o mais simples deles, mas também haverá Eisbein Lyoner, Wiener Schnitzel, Kartoffelknodel, Semmelknodel, Bratkatoffeln, Ladjaguer...

Veja Mais
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países

Para não complicar as coisas por aqui, na tradução livre o carro-chefe será o clássico joelho de porco, acompanhado por bife de lombo suíno empanado, purê de ervilhas com bacon, bolinhos de pão ou de batata, salada de batata quente, oito variedades de lingüiças e salsichas e 4 tipos de frios, incluindo presunto alemão e carnes defumadas.

Tudo é tradicional. Na parte doce da festa, por exemplo, serão servidos Apfelstrudel (folheado de maçã) e as cucas que até o sul-mato-grossense já conhece bem.

A mesa da “colônia”, a ser montada no próximo sábado, será responsabilidade do veterinário, mas também cozinheiro curioso de origem alemã, Roque Leite. Os ingredientes já foram comprados por ele e nesta quarta-feira começa a preparação, com tempero do joelho de porco que veio de São Paulo. “Aqui a gente encontra, mas já vem salgado, não fica a mesma coisa”, explica.

Roque fala com desenvoltura o idioma e detalha os pratos como especialista no assunto.Com avô alemão e pai criado por uma família germânica, o sabor é lembrança da infância. “Cresci comendo essas coisas”, diz. Por isso, é o "chef" eleito para o Jantar Alemão.

O trabalho é grande, só de repolho são 20 quilos a serem cortados. Para cumprir a tarefa a tempo, Roque conta com a ajuda da esposa e de amigos do Centro de Tradições Gaúchas.

No ano passado, a primeira experiência com o jantar especial foi privilégio apenas para a diretoria do CTG e alguns convidados, cerca de 40 pessoas. Em 2013, o evento abrirá as portas para 120.

O jantar será servido no dia 30 de novembro, às 20h, no CTG Farroupilha, que fica na Avenida Ernesto Geisel n. 930, no Bairro Monte Castelo. Os ingressos custam R$ 50,00 e estão à venda na rua 26 de Agosto, 1382. Informações pelo telefone 3321-0088.

Joelho de porco é o prato principal.Joelho de porco é o prato principal.



Foi um excelente jantar, impecável e inigualável na qualidade e quantidade de pratos deliciosos da culinária alemã, muito bem feitos pelo Médico Veterinário, expert em culinária, Roque Leite, do qual tenho o prazer da convivência e companhia, superando muitas expectativas de descendentes alemãs e de um alemão de Frankfurt, Oliver Kuchendorf; todos satisfeitos , aguardamos ansiosos pelo 2º jantar alemão.... e obrigada à Angela Kempfer, pela divulgação e matéria !
 
Silmar Herculano em 01/12/2013 20:04:10
Meu esposo e eu vamos saborear este jantar maravilhoso na presença de meus pais, para matar as saudades dos restaurantes de comida alemã que frequentávamos em São Paulo.
 
Simoni Regina Rosa Moura em 27/11/2013 13:34:55
É uma ótima oportunidade para degustar sabores incomuns, mas não menos deliciosos, aqui no MS!!!
 
Renata Bodstein em 27/11/2013 13:11:37
Eu já garanti o meu ingresso.. Vale a pena pois o Roque é mão boa pra isso. O sabor é bem típico e muito gostoso.
 
Siegberto Klein em 27/11/2013 10:39:03
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.