A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

19/08/2013 06:26

No tacho das Furnas de Dionísio, a comida que sai do fogo é frango com gueroba

Paula Maciulevicius
Nas Furnas de Dionísio, o cheiro que sai do tacho é de frango com gueroba e arroz. (Fotos: João Garrigó)Nas Furnas de Dionísio, o cheiro que sai do tacho é de frango com gueroba e arroz. (Fotos: João Garrigó)

Onde se cozinha rindo, a culinária que passa de geração em geração é o prato servido em dia de festa. Nas Furnas de Dionísio, comunidade quilombola em Jaraguari, o cheiro que sai do tacho é de frango com gueroba e arroz.

Veja Mais
Manga Park comemora 1 ano com descontos, música ao vivo e atrações para crianças
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja

Para as 94 famílias que moram na região e mais os visitantes que viessem, comida havia de sobra. Foram feitos 15 quilos de arroz e caixas e mais caixas de frango. O gueroba, um tipo de palmito, era colhido ali mesmo.

Na condução da cozinha estava Catarina Aparecida Pereira, de 45 anos, moradora de Furnas há duas décadas. “Cada um faz de um jeito, mas não tem segredo não”, dizia.

Pronto, o prato se resume a arroz, frango e gueroba tudo junto, mas ainda na fase de cozinha, cada um é feito em separado.

O tempero é alho, sal e vinagre ou limão e o frango deve ficar ao fogo até dourar.O tempero é alho, sal e vinagre ou limão e o frango deve ficar ao fogo até dourar.

Enquanto se faz o arroz numa panela, na outra cozinha o frango até dourar. O tempero para a carne é alho, sal e vinagre ou limão. Até aí não tem muito mistério. “Esperar dourar. Quando tiver bem dourado, tira do fogo e faz o molho”, ensina Catarina. Para o molho é preciso apenas cheiro verde e massa de tomate.

O gueroba também é feito separado. Cozido apenas no alho e sal, Catarina diz que basta observar para saber o ponto certo. “A hora que tiver bem molinha, tira e pronto. É só misturar”.

Frango e gueroba no ponto é hora de levar ao fogo na panela de arroz e misturar bem. O cheiro que sai do tacho é quase que indescritível e de abrir qualquer paladar.

Na terra onde o povo tem o sorriso aberto, comida na mesa é união e garantia de risadas e histórias. Perguntamos à Catarina se o prato em casa fica tão bom quanto nas Furnas, ela só respondeu: só seguir a receita que fica igual ué”.

Caso contrário, só esperar a próxima Festa da Rapadura na comunidade, que neste ano foi realizada nesse último sábado.

Na terra onde o povo tem o sorriso aberto, comida na mesa é união e garantia de risadas e histórias. Na terra onde o povo tem o sorriso aberto, comida na mesa é união e garantia de risadas e histórias.



Nossa voces nem imaginam como é boa a comida de lah.... E frago com gueroba é melhor ainda.... Humm... Adoroo... :)
 
Adrielle Inacia Martins em 27/11/2013 14:03:47
Trabalho a 15 anos nesta comunidade, tenho certeza q as pessoas que aqui passam jamais esquecem este lugar lindo e acolhedor, a festa da rapadura foi fantástica e com certeza em 2014 vai ser muito melhor. Aguarde! esta festa sempre será realizada no mês de agosto.
 
marcos reichel em 19/08/2013 22:07:34
Assim que é bom, simples e gostoso. Bem temperado, tudo junto.Comida forte.
Parabéns a todos vocês !
 
Carlos Okabe em 19/08/2013 16:44:30
Tive o prazer de conhecer a Comunidade das Furnas do Dionísio, um povo muito amavél, povo trabalhador, enfim muito lindo por lá, adorei a rapadura, um grande abraço para esse povo maravilhoso.
 
maria aparecida em 19/08/2013 14:44:13
Descendentes de Dionizio e sua esposa. Os moradores de Furnas são pessoas maravilhosas, hospitaleiras e muito, muito receptivas.
As rapaduras produzidas lá são as melhores, pura, com mamão, gergelim, coco, leite...
O arroz feito no tacho também é uma iguaria ímpar, assim como o frango caipira.
Vale a pena visita-los, é uma viagem cultural.
 
Juliana Ribeiro em 19/08/2013 11:17:00
Meu sonho é conhecer as furnas de Dionísio,enquanto não consigo chegar até la,o jeito é enviar o meu abraço a esses irmãos através desse jornal,ABRAÇOS A TODOS, Parabéns Paula pela matéria.
 
Teresa Moura em 19/08/2013 10:56:20
A PRÓXIMA FESTA DIVULGA QUE IREI, QUERO CONHECER FURNAS TAMBÉM, ESSE ARROZ PARECE QUE ESTAVA UMA DELÍCIA, DEL ÁGUA NA BOCA.
 
wanda diniz em 19/08/2013 10:49:01
Adoro arroz com frango e gueirova, gueroba ou quariroba, tanto faz, um dia quero conhecer as furnas do Dionízio e comer esta delícia!
 
Ana Maria de Freitas Lopes em 19/08/2013 09:28:56
Parabéns!!
 
Lucilene Nogueira em 19/08/2013 08:15:50
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.