A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

01/08/2013 07:35

Pão com linguiça e comida mineira se únem a ingrediente pantaneiro em petiscaria

Anny Malagolini
Pão com linguiça caseira é um dos lanches mais típicos de Minas GeraisPão com linguiça caseira é um dos lanches mais típicos de Minas Gerais

O casamento de Mato Grosso do Sul com Minas Gerais não deu certo apenas com a união dos empresários Telma Santos Ferreira, de 34 anos, e Leonardo Ragaglia, de 30 anos. Na culinária também tudo caminha junto. Há 8 meses, o Bairro Nova Campo Grande tem uma petiscaria que traz no cardápio a mistura dos temperos e ingrediente dos dois estados.

Veja Mais
Manga Park comemora 1 ano com descontos, música ao vivo e atrações para crianças
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja

Um dos lanches mais pedidos é genuinamente mineiro: o pão com linguiça. O prato é feito com linguiça caseira de porco - comprada no Mercadão Municipal, queijo e pão de hambúrguer, e custa R$7,90. Apesar de parecer simples, desses lanches preparados em casa, quem experimenta afirma, "Da vontade de comer sempre mais, o tempero forte é bom demais", é o que comenta a secretaria Valdecy Lima, de 25 anos, moradora do bairro.

Há dez anos morando em Campo Grande, Leonardo que é de Leopoldina, chegou à capital e foi morar em um dos bairros mais afastados da cidade: o Nova Campo Grande. Logo notou uma das principais reclamações dos campo-grandenses: a centralização de bares e restaurantes. "Não tem opção aqui, tem que sair do bairro e ir até o Centro para encontrar bons lugares", reclama. Pensando nisso, abriu a petiscaria "Praças", em frente a praça do bairro, que hoje está desativada.

A comida é mineira, mas quem coloca a mão na massa é a esposa, uma campo-grandense. Ela conta que teve de aprender a cozinhar e a carregar a mão no tempero, como manda a cozinha do outro estado. Telma se encantou pela cultura do esposo, mas as raízes cultivadas no Mato Grosso do Sul ganharam homenagens em forma de comida, com o prato "Pantaneiro".

Quando não tem nada pronto em casa, e fome é grande, quem nunca fez o famoso "mexidão"? Com tudo que tem na geladeira. Na petiscaria, o prato mineiro, ganhou toque pantaneiro e é um dos mais pedidos na casa.

A carne de panela foi trocada pela típica carne seca e de resto leva farofa, feijão, arroz, ovo. A porção vendida na petiscaria serve duas pessoas e custa R$ 14,90.

O famoso mexidão ganhou ingredientes pantaneirosO famoso "mexidão" ganhou ingredientes pantaneiros

E até quem é mineiro aprova as modificações nas receitas, como a empresária Elaine Aparecida de Sousa Leal, 30 anos, e o marido, o militar Virgílio Leal Maria Neto, 34 anos. De passagem pela capital, os dois foram provar a
comida da terra e gostaram. "Está igual, não deixa a desejar em nada. Ficamos mais perto de casa", afirmam.

Outro prato especial é o bolinho de carne seca. O petisco não é novidade, mas na casa o preparo é bem diferente dos  costumes locais. Ao invés do bolinho ser recheado, a carne é misturada com a massa de mandioca, como manda a boa tradição sul-mato-grossense. A porção com 12 unidades é vendida a R$15,90.

Para fazer a receita, siga os ingredientes dos bolinhos:

1kg de mandioca cozida e amassada ainda quente.
2 colheres de manteiga
1 ovo
1 pitada de fermento em pó
1 colherinha de sal (café)
1/2 xícara de farinha de trigo.
300 gramas de carne seca cozida e desfiada.
250 gramas de catupiri.

Modo de preparo: Cozinhe a mandioca, depois de cozida misture manteiga, ovo, sal, fermento, carne e a farinha. Misture todos os ingrediente até dar o ponto de massa e recheie com o catupiri. Feche a bolinha passe na clara e na farinha de rosca e depois e frite em óleo quente.

A petiscaria funciona de terça-feira a domingo, a partir das 18 horas, e fica na rua Sessenta, 76.

 




O lugar alem de ser muito agradável e ainda oferece opções para aqueles que não querem engordar, pois já fui lá na sexta-feira e tive e oportunidade de participar do "RODIZIO DE CALDOS" por apenas 9,99 que é uma delicia, caldo de costela, feijão e muito mais. Parabéns aos proprietários pelo fantástico empreendimento.
 
Tony Martini em 03/08/2013 20:01:54
boa comida, ambiente agradável e excelente atendimento, o resultado não poderia ser outro. A cerveja mais gelada da cidade. Sem dúvidas o melhor local da região. Sem contar com as feijoadas com música ao vivo aos sábados. Já garanti meu ingresso pra feijoada do dia 17 de agosto pois são limitados. Parabéns!!!!
 
júnior rocha em 02/08/2013 18:18:57
Moro no Coronel Antonino, mas vou experimentar este local.
 
Fátima Maria Ribeiro Dos Santos em 02/08/2013 00:37:43
Até eu daqui do RJ fiquei sabendo dessa ótima comida que é servido em Campo Grande, não poderia ser diferente o sucesso do restaurante, visto que a comida mineira é uma das melhores do mundo, parabéns aos dois pelo sucesso, estou super ansioso para logo logo poder experimentar esse tempero tão caseiro.
 
Marcos Lira em 01/08/2013 22:25:42
Parabéns a Telma e ao Léo, o Praças é maravilhoso, ambiente muito bom, comida gostosa e atendimento nota dez.
 
Katiúscia Nunes em 01/08/2013 20:28:08
FREQUENTEI MUITO O BAIRRO NOVA CAMPO GRANDE, GRANDES AMIGOS QUE LA MORAVAM EM 1976,1977, GRUPO JOVEM, CASA DO SAUDOSO "SEU LUCIANO" COSTA GOMES, DONA IEDA,ROSANA, ENFIM BONS TEMPOS, E AGORA ESSA OPORTUNIDADE DE UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL, CONHECER A PETISCARIA E REVER O LOCAL ONDE PASSEI UMA BOA ÉPOCA DA JUVENTUDE...
 
jennifer benevides em 01/08/2013 20:21:51
realmente campo grande precisava de um lugar assim e o bairro ainda mais, com qualidade no atendimento , cerveja gelada, ah e tem tb a famosa cachaça mineira que é uma delicia. sem falar na picanha na chapa com queijo maravilhosa!! parabéns.
 
Claudia Santos em 01/08/2013 17:41:32
Parabéns Leo, o ambiente e otimo...e falando dos pratos é show de bola.
Feijoada no final de semana e o que faltava (agora já tem).
O Bolinho de carne seca é maravilhosoooooo....
Abraço!
 
Claudinei Franco em 01/08/2013 17:28:24
Muito top o espaço. Não perdi nenhuma versão da famosa feijoada.
Fiquei sabendo que dia 17 deste mês terá mais uma, estarei por lá rsrsrs
 
Karla Dantas em 01/08/2013 15:26:51
Excelênte ambiente! Campo Grande ganha com um local como esse.
Logo logo vou provar esse pão com linguiça...
 
Roberto Dorea em 01/08/2013 15:15:14
Realmente, um lugar bem amigável, tranquilo e bom de levar a família, musicas ao vivo e de boa qualidade, sem falar na comida...... vale a pena conferir.
 
Bruno de Freitas em 01/08/2013 13:41:19
Parabéns pelo sucesso de vcs, merecido, pois como já comentei, nossa bairro estava precisando de um ambiente assim, vou provar esse lanche, pois a feijoada é maravilhosa!! Quem não foi tá perdendo!! abraços.
 
maria aparecida em 01/08/2013 12:41:44
Muito bom mesmo, vale a pena prestigiar a casa! O atendimento é de primeira e os pratos são deliciosos. O bairro Nova Campo Grande necessitava de um lugar assim! Parabéns Telma e Leonardo e toda equipe Praça's Petiscaria!
 
Maria Helena em 01/08/2013 11:19:03
ufaaa enfim algum lugar pra ir no meu bairro ... sempre passo na frente esta lotado não tive oportunidade de parar ... mais como moro pertinho vou dar uma paradinha qualquer dia desse...parece ser muito bom ! fico feliz pelo meu bairro esta crescendo
 
Tycianne Pereira em 01/08/2013 11:02:09
Realmente o praça´s oferece o que Campo Grande nunca ofereceu.O local é excelente para levar família e amigos,cerveja gelada e comida muito boa,mesmo sendo um pouco longe da área central,vale a pena andar um pouco para conhecer esse bar.SHOW DE BOLA!
 
Leandro Haddad em 01/08/2013 10:33:18
O lugar é bastante agradável, aconchegante e o atendimento de primeira. Sou mineira, e as porções servidas nos Praça's nadam perdem para as delícias servidas aqui em Minas. Fiquei encantada com o lugar e com o fato de poder encontrar em Campo Grande um estabelecimento com porções mineiras e com o melhor de tudo, com preços bastante acessíveis. O casadinho (porção de torresmo com mandioca) é também divino. Vale muito a pena experimentar. Quando voltar a Campo Grande certamente retornarei ao Praça's! Parabéns!!!
 
Sabrina Roberti em 01/08/2013 10:02:05
Qual o endereço???
 
Ana Paula em 01/08/2013 09:26:58
Parabéns ... toda sorte do mundo pra vcs !! Que DEUS e MARIA continue sempre iluminando e guiando o caminho de vcs ...
 
Eliane Santos Leite em 01/08/2013 09:08:02
Eventualmente, pelo menos um sábado por mês, o Praça's realiza uma feijoada tipicamente mineira, acompanhada de um torresminho frito e regada a caipirinha com pagode ao vivo. Já fui a várias feijoadas na cidade e dificilmente você encontra uma acompanhada de torresmo. Vale a pena conferir.
 
Marcos Barbosa em 01/08/2013 08:00:12
Estive lá terça feira. O lugar é agradável, o garçom uma figura! Muito bom.
Aqui no bairro a população aumentou e a oferta de boa comida era bem pequena.
Agora já temos - vejam só - dois estabelecimentos bons que vendem lanche!
Ainda falta uma boa pizzaria!
Parabéns aos empresários.
 
Etna Gutierres em 01/08/2013 07:59:44
imagem transparente

Compartilhe

Classificados