A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

05/11/2014 16:35

Queijo artesanal feito em Campo Grande ganha “medalha” no Mesa SP

Ângela Kempfer
Chefs sul-mato-grossense comemoram prêmio em SP, com o queijo nos vidros. (Foto: Reprodução Facebook)Chefs sul-mato-grossense comemoram prêmio em SP, com o queijo nos vidros. (Foto: Reprodução Facebook)

Em uma empreitada que poucos se arriscam, Anderson Medeiros resolveu criar cabras e produzir queijo em Campo Grande, mas essa história você já deve ter lido aqui no Lado B. A novidade é que o trabalho dele agora foi reconhecido nacionalmente, durante o 1ª Prêmio de Queijos Artesanais do Brasil, realizado dentro da Semana Mesa SP, projeto de valorização da gastronomia brasileira que acaba hoje em São Paulo.

Veja Mais
Para comer com os olhos, queijo de cabra é incrementado com flores comestíveis
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países

A maioria levou queijos curados, de mais fácil comercialização. Ele apostou no fresco. Com um boursin natural, o Sítio Harmonia levou certificado de prata. É um tipo de queijo de pasta mole, para comer com torradas, por exemplo.

Anderson também serviu a versão boursin com ervas, uma variação que deve ganhar valor regional no futuro. “Estou experimentando com ervas do Cerrado, como o burrito”, conta Anderson.

A premiação não foi resultado de concurso. O chef Bruno Cabral tem um trabalho de resgate dos queijos artesanais brasileiros. Formado em gastronomia na Espanha, hoje ele é mestre-queijeiro e saiu pesquisando os locais de produção no País. Conseguiu reunir 132 queijos que foram colocados em degustação durante a Semana Mesa SP.

Um júri composto por chefs de cozinha e apreciadores levou em consideração sabor, cheiro e apresentação para conceder os certificados de ouro, prata e bronze.

Para Anderson, mais do que ter o produto reconhecido, a divulgação ajuda a valorizar o trabalho artesanal na gastronomia e avançar. “Também temos uma discussão sobre a regulamentação do queijo artesanal, porque cada estado tem uma. A ideia é unificar essa legislação no Brasil”, explica.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.