ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Sabor

Restaurantes têm até hoje para se inscrever em Festival Gastronômico

Cadastro pode ser feito pela internet e festival acontece de 21 de junho a 21 de agosto para fomentar consumo durante o inverno

Helio de Freitas, de Dourados | 30/05/2016 14:02
Festival gastronômico vai definir melhor prato da cidade (Foto: A. Frota)
Festival gastronômico vai definir melhor prato da cidade (Foto: A. Frota)

Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para os estabelecimentos aderirem ao 4º Festival Gastronômico Sabores de Dourados, que acontece de 21 de junho a 21 de agosto, na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. O cadastro pode ser feito pela internet. Podem participar bares, restaurantes e pizzarias.

Para se inscrever, basta acessar o formulário online disponível no portal da Prefeitura de Dourados e preencher o cadastro para o Festival Gastronômico.

Na página para fazer o cadastro via internet, o dono do estabelecimento pode acessar o regulamento completo do festival com as regras para participação e prêmios oferecidos.

De acordo com a prefeitura, cada estabelecimento pode inscrever apenas um prato, que pode ser criado para o evento ou escolhido do cardápio já existente.

Entretanto, o prato precisa ser diferente daqueles que o local já apresentou em festivais anteriores, caso já tenha participado, e precisa conter, obrigatoriamente, um produto agroecológico.

Conforme a prefeitura, os estabelecimentos inscritos serão identificados com placas do festival e receberão o material para que os clientes possam ser beneficiados com os prêmios.

Festival vai fomentar movimento de restaurantes no inverno (Foto: Divulgação)
Festival vai fomentar movimento de restaurantes no inverno (Foto: Divulgação)

Prêmios – Clientes dos estabelecimentos que escolherem saborear o prato exclusivo vão receber um passaporte do festival. Com esse documento, poderão percorrer os locais inscritos no Festival e a cada prato consumido ganha um carimbo personalizado. Os cem primeiros frequentadores que completarem o passaporte com cinco pratos vão receber um “kit vinho” de brinde.

Todos que consumirem pratos inscritos no festival vão concorrer a uma viagem com acompanhante para João Pessoa (PB) e ainda terão a oportunidade de ajudar a escolher o prato típico de Dourados.

Destaque – Os estabelecimentos inscritos também poderão participar do “prato destaque do evento”, outra novidade desta edição. Para isso, deve postar a foto do prato na página do Facebook após o início do festival. O prato mais curtido durante os dias do evento receberá a placa de destaque do 4º Festival Gastronômico Sabores de Dourados.

Funcionários de restaurantes, bares, pizzarias e similares participantes também podem receber prêmios. O chef de cozinha do prato mais curtido do festival receberá um prêmio. Já o garçom que atendeu ao cliente sorteado com a viagem também será premiado.

“Recomendamos que os proprietários dos estabelecimentos orientem garçons para oferecer o prato que está inscrito no festival. Dessa forma contribuímos para divulgar o evento e também damos a oportunidade para que todos participem”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados, Elizabeth Salomão.

Segundo ela, no ano passado o número de restaurantes, bares e pizzarias participantes do evento aumentou 88%. Outro detalhe revelado na pesquisa é que pelo menos 15% de quem consome pratos do festival são turistas.

Nos siga no Google Notícias