A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

07/02/2013 12:46

Sem representante de MS, mineira usa faixa do Estado e fica em 2º no Miss Surda

Elverson Cardozo
Laís Gonçalves é de Minas Gerais, mas representou Mato Grosso do Sul no Miss Surda Brasil. (Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)Laís Gonçalves é de Minas Gerais, mas representou Mato Grosso do Sul no Miss Surda Brasil. (Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)
Traje típico de Mato Grosso do Sul. (Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)Traje típico de Mato Grosso do Sul. (Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)

O prazo para inscrição no Miss Surda Brasil, segundo a comissão organizadora, foi de pelo menos 8 meses. Mesmo assim, nenhuma candidata de Mato Grosso do Sul se inscreveu. O jeito foi “encaixar” uma garota de outro Estado, que acabou ficando em segundo lugar. O evento aconteceu neste sábado (2), em Fortaleza, no Ceará.

Veja Mais
Parque das Nações terá Jota Quest de graça, além de Curimba e Bella Xu
Morre ator e comediante Guilherme Karan aos 58 anos

A vencedora foi a farmacêutica Thaisy Paio, de 25 anos, que desfilou pelo Paraná. A terceira colocação ficou com Isabel Maia, do Rio Grande do Norte.

Nascida e criada em Minas Gerais, Laís Gonçalves, de 22 anos, queria mesmo era representar a terra natal, mas não teve jeito. Larissa Gonçalves, de 19 anos, já havia garantido a vaga.

A única forma de participar foi se inscrever como representante de Mato Grosso do Sul, o único Estado que, até a última hora, não tinha um cadastro sequer.

“Não teve. Infelizmente. Ninguém se inscreveu e também não conseguimos contato com nenhuma candidata surda que quisesse participar ou tivesse perfil”, afirmou, em entrevista por telefone, a bancária aposentada Eudoxia Lima, de 55 anos, porta voz da organizadora, Vanessa Lima Vidal, que é surda.

“Vai ver que os pais não incentivam. Aí deve ter tanta menina bonita, mas o pessoal não se interessa. E existe aquela velha história: o preconceito”, declarou.

As três finalistas. (Foto: (Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)As três finalistas. (Foto: (Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)
Thaisy Paio, a Miss Surda Brasil 2013. (Foto: Miss Surda Brasil/Divulgação)Thaisy Paio, a Miss Surda Brasil 2013. (Foto: Miss Surda Brasil/Divulgação)

Laís disputou o título com outras 18 candidatas, de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, Rio Grande do Sul, Paraná e, inclusive, Minas Gerais, cidade onde nasceu.

Lala, como é conhecida entre os amigos mais próximos, fez bonito na passarela e acabou levando o segundo lugar. Do Estado que representou ela não sabe muita coisa. O máximo que fez foi pesquisar pela internet, com ajuda do irmão, que é turismólogo.

Por telefone, a mãe, Lindaura Gonçalves da Costa Chaves, de 54 anos, conta que a notícia surpreendeu a filha e deixou a família com vontade de conhecer Mato Grosso do Sul.

“É meu sonho. Eu sempre tive muita vontade de conhecer, mas o marido é meio resistente a viajar de avião. Agora acho que ele vai”, disse, ao comentar que não tem qualquer vínculo com o Estado. Laís, afirmou, também já manifestou interesse.

Em entrevista ao site oficial do evento, a jovem, que é estudante de Ciências Contábeis e Nutrição, disse que é “diferente, não melhor nem pior que ninguém” e que tem orgulho de ser surda.

“Todos os seres humanos nascem diferentes e iguais em dignidade e direito. Sou feliz e sou surda”, afirmou.

As quatro classificadas, incluindo a Miss Simpatia. ((Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)As quatro classificadas, incluindo a Miss Simpatia. ((Foto: Lelé Fantim e Júlio Caesar/ O Povo)

Com a classificação, a estudante que subiu na passarela levando a bandeira de MS vai representar o Brasil em outra duas competições: O Miss Deaf World, em Praga, na República Tcheca, e o Miss Surda Internacional, nos Estados Unidos. Já a campeã representará o país no concurso internacional dedicado a deficientes.

Evento - O concurso é coordenado por deficientes auditivos. Na equipe técnica composta por surdos, estilistas, fotógrafos, coreógrafos e produtores de moda. Havia ouvintes que prestaram apoio. Todas as participantes desfilaram com traje típico, de gala e de biquíni.

As apresentações artísticas do evento contaram com shows de mágica, teatro de sombras e dança. Tudo planejado para os deficientes auditivos.

Edições Anteriores – Em 2012, a vencedora foi a estudante de Letras – Libras, Bruna Barroso, que representou o Ceará. O segundo lugar ficou com Reany Oliveira, do Mato Grosso. Na terceira posição este Amanda Molter, que representou São Paulo.

O concurso O Miss Surda Brasil é uma das várias versões do Miss Brasil. O evento, organizado pela ASCE (Associação dos Surdos do Ceará), está em sua segunda edição e já é considerado o concurso de beleza surda mais importante do país.

A iniciativa é de Vanessa Lima Vidal, surda, sócia da ASCE e responsável direta pela organização concurso no Brasil.




Lala, minha prima querida!!! Representou não só um Estado, mas a pessoa linda e maravilhosa que vc é! Parabéns por esta vitória que pra nós, que te amamos, tem gostinho de primeiro lugar!!!
 
Patrícia Gonçalves em 07/02/2013 23:14:34
Lindíssima. Será que com aparelho ela ouve? Agora ela vai ter uma fila de pretendentes! Se já não tinha! Heheheh!!!
 
Cristiano Arruda em 07/02/2013 23:10:12
Miss Surda Brasil? Elas são lindas, poderiam facilmente ganhar um concurso Miss Brasil e participar de um Miss Universo. PARABÉNS !!!!!
 
Alexandre de Souza em 07/02/2013 22:25:41
Parece ser muito mais bonita e simpatica que a Miss MS 2012
 
Oswaldo Rogers em 07/02/2013 18:38:23
ahhhhh, agora sim!!! Essa sim são lindas hein??? parabénss
 
Marcelo Batio em 07/02/2013 18:08:28
Muito Obrigado Laís Gonçalves por te nos representado vc muito Linda tinha que te tirado 1-Lugar...Tudo de Bom.
 
Wilian Farias em 07/02/2013 17:53:19
PARABÉNS OUTRA VEZ AO JORNAL CAMPOGRANDEWS PELA MÁTERIA,MUITO BOM PELA DIVULGAÇÃO...
 
WALDECY B. ROCHA em 07/02/2013 17:40:07
GENTE EU NEM SABIA QUE EXISTIA MISS SURDA BRASIL NÃO SEI SE EU TENHO O PERFIL MAIS GOSTARIA MUITO DE TER PARTICIPADO, QUEM SABE NA PRÓXIMA CLARO SE MEU PERFIL FOR COMPATÍVEL NÉ GENTE RSRSRS BJUS.
 
EILA MELLO em 07/02/2013 14:02:57
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.