A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Marketing Pessoal
  • Marketing Pessoal

    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


11/04/2014 08:00

“Mas o que é a resiliência”?

(*) Glauber Halt Cabral

Basicamente é aquela capacidade de superar as dificuldades, de não se deixar abater pelos problemas. Jogo do Brasil contra a Holanda: todo mundo torcendo para o Brasil ganhar e até combinando de sair mais cedo do trabalho nas semifinais. Após um lindo primeiro tempo, com nosso time ganhando, a Holanda vence e tira o time do Dunga da Copa do Mundo.

Veja Mais
Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Afinal, o que é proatividade?

Pessoas chorando, algumas até desesperadas. Muitas pessoas sofrendo e arrastando a dor até o final do dia, como se fosse um luto. E outras pessoas que sentiram pelo que aconteceu, mas logo em seguida voltaram de cabeça erguida para o trabalho e mandaram “bola para frente”!

Após uma situação difícil ou que cause frustração, por que as pessoas reagem de maneiras tão diferentes? A resposta parece que está associada, dentre outras condições, à diferença de resiliência entre as pessoas. Mas o que é a resiliência?

Basicamente é aquela capacidade de superar as dificuldades, de não se deixar abater pelos problemas. Não que a pessoa não sinta ou sofra, mas a pessoa resiliente é capaz de “dar a volta por cima” sem se afundar nas dificuldades.
Há um estudo, por exemplo, com veteranos de guerra, que passaram por dificuldades e estresse psicológicos violentos, que mostram que a resiliência é capaz de proteger o sujeito de um dos principais transtornos mentais associados a essas condições que é o transtorno de estresse pós-traumático. Sujeitos resilientes nesse estudo ainda mostraram menor consumo de álcool, menos problemas de saúde e menores sintomas de depressão.

Existe ainda uma preocupação em desenvolver a resiliência em crianças e adolescentes, para que possam superar os sofrimentos e conflitos evitando, por exemplo, que caiam no abuso de drogas. É claro que para tanto, as crianças não devem ser superprotegidas, de modo a perceber que situações desagradáveis e dolorosas fazem parte da vida e que na maioria das vezes elas podem aprender a superá-las.

Boa parte dos líderes respeitados mundialmente são pessoas altamente resilientes, que foram capazes de manter a esperança e a crença em seus potenciais em condições aparentemente insuportáveis. Lembrando novamente da Copa do Mundo, e do país que sedia este evento, é impossível deixar de lembrar um exemplo de resiliência: o próprio Nelson Mandela.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado p...
Afinal, o que é proatividade?
Trata-se de um dos conceitos mais confundidos no mundo corporativo. Tornou-se um jargão, uma palavra utilizada a todo o momento e, na imensa maioria ...
O que é preciso para ser um bom Vendedor (a), um Vendedor de Sucesso?
Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouv...
Como pedir um aumento de salário de maneira madura e eficiente
O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opç...



Parabéns prof. Glauber. Seus artigos são bem elaborados, abordando temas sempre atuais e de interesse. Por isso, acompanho todas as suas postagens. Abraços.
 
Marta Otto em 12/04/2014 02:00:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions