A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016


  • Marketing Pessoal
  • Marketing Pessoal

    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


26/02/2014 09:51

O que significa o termo empregabilidade?

(*) Glauber Halt Cabral

Empregabilidade significa ter que conhecer as ferramentas que o mercado exige. Em outras palavras, quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos tempos, maiores serão as chances no mercado de trabalho; ou seja, maior será sua empregabilidade.

Veja Mais
Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Afinal, o que é proatividade?

A tendência deste início de século não é ter mais um emprego para toda vida, mas sim, se tomar empregável para toda vida. Toda pessoa deve concentrar-se no constante desenvolvimento de suas habilidades, administrar sua carreira para tomar-se empregável.

Baixar a guarda em empregabilidade é simplesmente ficar parado.

Aliás, ficar parado é o mesmo que andar para trás. Você abaixa a guarda em termos de empregabilidade quando:
• Parar de estudar;

• Parar de se atualizar;

• Acha que está bem instalado e se acomoda no lugar;

• Para de ler anúncios de emprego perdendo interesse por eles;

• Fecha-se deixando de conhecer novas pessoas, convivendo sempre com as mesmas;

• Acha que salário, mesada do pai ou poupança vão durar para sempre;

• Você começa a se perceber repetindo sempre as mesmas coisas sentindo um vazio existencial interno;

• Fica adiando para o ano seguinte projetos antigos.

Como melhorar sua empregabilidade?

Existem inúmeras formas, mas que tal começar por essas duas?

1- Busca de informações e conhecimentos – Qual a última vez que pegou um livro pra ler? Participou de algum treinamento? Buscou por novos conhecimentos e desafios? Já pensou em voltar a estudar? Lembre-se este é o primeiro passo.

Estamos hoje na era chamada de capital intelectual ou capital humano, o que significa isso? Significa que a empregabilidade será um grande diferencial nesse cenário instável e dinâmico. As empresas hoje praticamente utilizam a mesma tecnologia, mesmas informações, então estão a procura de pessoas que podem fazer a utilização do conhecimento um diferencial competitivo.

2- Melhorar a forma de comunicação – A comunicação é tudo na empregabilidade, não adianta ter competências e habilidades se não sabe se expressar de forma correta. Já se atualizou na nova gramática? A comunicação que gera empregabilidade precisa ser edificante, intelectual e prática.

Prepare-se para o mercado de trabalho

Preparar-se para o mercado de trabalho não é tarefa fácil, pois exige esforço no sentido de manter uma organização, atualização e em especial, não deixar-se abater. Como já falamos não baixar a guarda!

Para isso avalie como estão suas competências e habilidades que são uns dos pilares da empregabilidade.

Inicialmente seria importante explicar os termos competência e habilidade, pois ambos estão diretamente relacionados com a empregabilidade. A competência representa o saber efetivo da matéria enquanto a habilidade relaciona-se à sua execução, ou seja, sua prática.

Percebeu a importância desses dois pilares? Pergunte-se como estão minhas competências?

O que eu fiz para aumentar a minha empregabilidade neste ano?

Esta é uma questão simples, mas que poucos profissionais se fazem durante o ano. Alguns por desconhecimento ou desinteresse sobre os rumos da própria carreira, outros para evitar a dor da resposta e poucos, poucos mesmo são os profissionais que fazem deste autoquestionamento um recurso usado periodicamente para avaliar e orientar o plano de carreira.

Reflexão importantíssima – Evite ao máximo receber apenas ajuda para sobreviver, ou seja, recebendo apenas o resultado, corra atrás de novos desafios procure sua própria sobrevivência, e melhore sua empregabilidade, ou seja, aprenda a pescar e terá peixes sempre.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

 

Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado p...
Afinal, o que é proatividade?
Trata-se de um dos conceitos mais confundidos no mundo corporativo. Tornou-se um jargão, uma palavra utilizada a todo o momento e, na imensa maioria ...
O que é preciso para ser um bom Vendedor (a), um Vendedor de Sucesso?
Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouv...
Como pedir um aumento de salário de maneira madura e eficiente
O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions