A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016


  • Marketing Pessoal
  • Marketing Pessoal

    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


07/04/2014 08:00

Você sabe trabalhar em equipe?

(*) Glauber Halt Cabral

Trabalhar em equipe não é simplesmente trabalhar em grupo, mas trabalhar junto, em consonância e com um objetivo comum, cada um com suas capacidades, que se complementam, gerando um resultado final satisfatório. Envolve respeitar a opinião dos colegas e chegar a um acordo.

Veja Mais
Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Afinal, o que é proatividade?

Nem sempre a decisão do grupo, será a opção recomendada por você, mas o profissional maduro e comprometido com o trabalho (e não consigo mesmo) saberá ceder e se empenhar para que o projeto aconteça.

O trabalho em equipe incita a criatividade e dá melhores resultados do que o trabalho individual. Embora tenha benefícios, o trabalho em equipe não está livre de algumas dificuldades, especialmente, de relacionamento. Muitas vezes, mal-entendidos, falta de comprometimento, conflitos ou problemas na comunicação podem por tudo a perder.

As pessoas são muito diferentes, e devido a isso os conflitos aparecem muitos não aceitam críticas, não conseguem escutar os outros, e se isso não for concertado, a equipe pode ser prejudicada. Trabalhar em equipe é imprescindível, porém depende muito dos participantes que formam a equipe e do profissionalismo de cada um.

Um dos principais obstáculos de um bom trabalho em equipe é o receio que algumas pessoas têm de compartilhar trabalhos e conhecimentos com os colegas. Nem todos possuem a capacidade de trocar conhecimento, pois tem medo de que um colega assuma seu lugar, isso é típico de pessoas inseguras e com baixa autoestima, pois têm medo de que os outros brilhem mais do que elas.

Aliar seus conhecimentos com as necessidades de outros, exige uma aptidão de harmonizar pontos de vista que só quem sabe trabalhar em equipe consegue fazer. Quem não consegue suportar essa realidade, pode não se dar bem. As habilidades comportamentais são as que mais diferem os profissionais que tecnicamente são muito semelhantes. Saber trocar informações, compartilhar, criar alianças e interfaces faz com que os objetivos sejam alcançados com maior facilidade.
A maioria das profissões exige que você lide direta ou indiretamente com outras pessoas. E isso significa que você precisa lidar com os sentimentos, emoções e reações de diversas pessoas, além da sua própria.

No trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da equipe. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe permite trocar conhecimentos e rapidez no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.

Pense numa vela acesa, ela é bonita, envolvente, ilumina tudo ao seu redor. Uma vela acesa simboliza fé, esperança, harmonia. Por si só é bonita, porque ela mesma tem a sua luz. Mas a vela por outro lado é frágil, e qualquer sopro pode apagá-la.

Perpassando isso para o trabalho em equipe concluímos que, por mais que tenhamos luz própria e talento, é preciso lembrar que sozinhos somos frágeis e é exatamente por isso que qualquer problema do cotidiano pode ofuscar o nosso brilho. Daí a importância de entendermos o poder da ajuda mútua.

Quando pegamos os nossos sonhos e juntamos com os sonhos de outras pessoas, tudo se torna mais forte, iluminado, por mais escuro que o mundo pareça ser. O ser humano trabalhando em equipe, cooperando e colaborando uns com os outros, consegue afastar a escuridão e os problemas que possam angustiar a organização.

Na vida temos que enfrentar muitas desventuras, mas quando nos unimos uns aos outros, a coragem cresce, o nosso potencial se duplica e os nossos objetivos se tornam mais passíveis de concretização.

Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de muitas pessoas. (Ayrton Senna)

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado p...
Afinal, o que é proatividade?
Trata-se de um dos conceitos mais confundidos no mundo corporativo. Tornou-se um jargão, uma palavra utilizada a todo o momento e, na imensa maioria ...
O que é preciso para ser um bom Vendedor (a), um Vendedor de Sucesso?
Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouv...
Como pedir um aumento de salário de maneira madura e eficiente
O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions