A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

23/07/2015 12:30

"Árvore falante" de 2,8 m "conversa" com crianças sobre preservação ambiental

Caroline Maldonado
Última apresentação foi em escola municipal de Nova Alvorada do Sul (Foto: Divulgação)Última apresentação foi em escola municipal de Nova Alvorada do Sul (Foto: Divulgação)

Uma árvore com 2,8 metros e um jardim só para ela dentro de um caminhão que viaja o país. Tudo isso já chama a atenção da garotada, que fica impressionada ainda mais quando descobre que a “árvore é falante” e gosta de "conversar" sobre a natureza, porque assim consegue fazer as crianças pensarem na preservação do meio ambiente. O projeto é de dois paranaenses e fica até domingo (26) em Campo Grande.

Veja Mais
No primeiro mês de piracema, PMA registra aumento de 100% nas apreensões
Segunda-feira de tempo claro e com possibilidades de chuvas à tarde, em MS

O primeiro encontro será na amanhã (24), na Lagoa Itatiaia, no Bairro Tiradentes, a partir das 14h. É de graça, basta chegar e participar da “conversa” perto do pé de Tarumã, símbolo de resistência da lagoa, que já teve até o tronco queimado, mas permanece ali, firme e forte. A “árvore falante” vem justamente para chamar atenção quanto a preservação do entorno da lagoa.

O local precisa de ações do poder público para combate ao despejo de esgoto clandestino, contenção do desbarrancamento das margens, colocação de lixeiras, restauração da escultura do peixe cará, segundo o vereador Eduardo Romero (PT do B), que trouxe o projeto para a Capital. “Os moradores relatam que várias espécies de aves, como garças viviam na lagoa, mas agora só há uma garça solitária que pesca ali pra sobreviver. Não dá mais pra ficar do jeito que está e a população também precisa fazer sua parte”, destaca o vereador.

Interação - A ideia da árvore, feita de material reciclável, nasceu quando os amigos Sérgio Lopes, 50 anos e Moisés Magalhães, 65 anos, viram uma dessas num shopping. “Só que ela era parada, simples, sem rosto. Aí nos batemos foto e pensamos: que tal fazer uma árvore com olho, boca e nariz, que fale”, conta Sérgio.

A dupla, que já trabalhava com eventos, pediu a uma companhia de teatro para confeccionar o jardim com papelão, isopor, cola e resina. “A primeira apresentação foi em Caarapó, montada na praça, embaixo de uma tenda. Aí deu certo e eu montava ela sempre parada fixa. Muitas pessoas queriam que montasse em outro lugar, mas a logística ficava cara e dava trabalho. Então, tivemos ideia de montar dentro do caminhão”. 

Árvore fica dentro de um caminhão e surpreende crianças com a abertura da cortina (Foto: Fátima News)Árvore fica dentro de um caminhão e surpreende crianças com a abertura da cortina (Foto: Fátima News)

Programação: No sábado, a partir das 8h, a árvore interativa estará na Avenida Santo Eugênio, às margens do Córrego Bálsamo.

Domingo, o projeto estará na feira do Bairro Universitário, na Rua Brigadeiro Tiago, entre a Elvira Matos de Oliveira e Elvira Pacheco, a partir das 8h.

O projeto fica à disposição de prefeituras, escolas, supermercados e outros estabelecimentos, que queiram chamar a atenção das crianças. A árvore "fala" também sobre saúde, bullying e todos os assuntos que precisam de conscientização. Os telefones para contato são (67) 9939-8010 e (44) 9156-0157. 

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions