ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Calor favorece ocorrências envolvendo abelhas; em 15 dias foram 111 no Estado

Christiane Reis | 20/01/2017 15:43
As abelhas são organizadas e defendem a colônia. (Foto: Divulgação)
As abelhas são organizadas e defendem a colônia. (Foto: Divulgação)

As altas temperaturas dos últimos dias em todo Estado contribuem para ocorrências envolvendo abelhas. Este ano, só na primeira quinzena de janeiro, segundo o Corpo de Bombeiros, foram 111 chamados, enquanto que no mesmo período do ano passado foram registradas 59 ocorrências, aumento de 88% no número de chamados.

Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, divulgadas pelo governo do Estado, em 2016, a corporação atendeu 1.579 chamados em todo Estado, sendo que menos de 1% dos atendimentos tiveram vítimas.

O forte calor e o desmatamento na zona rural faz com que os enxames de abelhas migrem para área urbana em busca de locais mais frescos para construírem suas colmeias, por isso é comum o aumento de incidentes com abelhas nesta época do ano. O Calor também deixa as abelhas mais agitadas e agressivas.

Recomendações – A orientação do Corpo de Bombeiros é não tentar remover enxames por conta própria. O recomendado é ligar para o 193, crianças devem ser orientadas a não brincarem próximas a enxames; animais domésticos devem ser afastados dos enxames, pois qualquer barulho pode irritá-las.

Outra recomendação, caso a pessoa se depare com um enxame de abelhas em deslocamento, é abaixar-se e ao perceber que será atacado o ideal é correr em zigue-zague; em caso de ataque proteja das picadas o pescoço e o rosto, usando uma camiseta ou outra vestimenta; pessoas alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas. Além disso, é importante manter a calma e não fazer movimentos bruscos perto do enxame, evitando também bater nas abelhas.

Organização - As abelhas convivem em um sistema de extraordinária organização: Em cada colônia existem cerca de 80 mil abelhas, sendo uma única rainha, centenas de zangões e o restante são as operárias. Somente a rainha põe ovos férteis, os zangões são os machos e vivem para fecundar a rainha. As abelhas que possuem ferrão são as fêmeas, porém somente as operárias ferroam, cabe a elas a função de defender a colônia contra qualquer ameaça.

Elas possuem uma função fundamental para o planeta, são elas as responsáveis pela polinização, que é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. A polinização é realizada também por pássaros, vespas, borboletas, entre outros, porém são as abelhas os agentes mais adaptados e eficientes, sendo dessa forma os mais importantes no processo de polinização.

Diante da comprovada importância desses insetos, a Lei 9605/98 considera crime ambiental o extermínio de abelhas.

Nos siga no Google Notícias