ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Câmeras flagram onça pintada atacando cachorro em quintal de casa

Priscilla Peres | 08/07/2015 16:29
Vídeo mostra onça caminhado ao redor de casa. (Foto: Reprodução  vídeo)
Vídeo mostra onça caminhado ao redor de casa. (Foto: Reprodução vídeo)

No fim de semana passado, moradores da região do Passo do Lontra, em Corumbá - distante 419 km da Capital, foram surpreendidos pelo aparecimento de uma onça pintada. Ela andou pelos arredores de uma residência durante a noite e cheirou o que encontrou pela frente, até ser atacada pelos cachorros e matar um deles.

As câmeras de segurança da casa de Roberto Alves de Souza, 43 anos, gravaram o momento em que a onça passeava pelo quintal da casa e foi abordada por cinco cachorros, até que ela pegou, matou e saiu com um deles na boca. Roberto explica que não é a primeira vez que o animal aparece em sua casa.

"A gente tem cuidado com a onça, se previne, não deixa criança sozinha em casa. Mas não temos medo não, sabemos que não é difícil ela aparecer por aqui", explica Roberto, que vende iscas para um hotel próximo a sua casa. Quanto aos cachorros, ele conta que eles ficam em um local cercado durante a noite, justamente para protegê-los do ataque de onças.

Porém, naquela noite eles estavam soltos e atacaram a onça. O pesquisador da Embrapa Pantanal, Guilherme Mourão, explica que a região do Passo do Lontra tem alta densidade de onças e que elas e os cães são inimigos naturais. "A onça tende a evitar habitações, principalmente na presença de cães. Mas não é algo inusitado ela matar e comer, acontece com uma certa frequência".

Vídeo - A casa de Roberto fica próximo ao Lontra Pantanal Hotel. Neto do dono, Carlos Renato, 30, conta que viu os vídeos, editou e encaminhou para algumas pessoas pelo WhatsApp. "Achamos legal as imagens da onça rodeando a casa, aí mandei e espalhou o vídeo", conta.

Na hotel, são atendidos dois tipos de turistas, os que buscam pesca e os que preferem passeios ecológicos. Carlos explica que quem vai para pescar, geralmente não se preocupa com os animais, mas fica muito feliz se encontra uma onça, por exemplo.

Diferente do pessoal do passeio ecológico, que sai em busca dos animais. "Eles chegam aqui querendo ver a onça pintada e a sucuri". Nessa época do ano é mais difícil o aparecimento desses animais, provavelmente por causa do frio, então Carlos conta que os turistas companhados de guias, saem em busca deles.

O pesquisador Guilherme alerta que apesar de ser comum o aparecimento de onças na região, é necessário tomar cuidado. "É desaconselhavel oferecer alimento para facilitar a visualização da onça. Isso é errado e a pratica está ilegal no estado, além de ser perigosa", conta.

Nos siga no Google Notícias