ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Com abertura da pesca, PMA distribui Manual do Pescador; imprima aqui

Paula Vitorino | 28/02/2012 12:54
Temporada de pesca vai começar e manual explica o que pode e o que não pode nos rios de MS. (Foto: Arquivo)
Temporada de pesca vai começar e manual explica o que pode e o que não pode nos rios de MS. (Foto: Arquivo)

A pesca volta a ser permitida na bacia do rio Paraná a partir de amanhã (29) e na bacia do rio Paraguai a partir de quinta-feira (1). Com isso, a Polícia Militar Ambiental também realiza o trabalho de prevenção com a distribuição do Manual do Pescador 2012.

O objetivo é prevenir a pesca predatória e orientar o pescador, já que é grande a quantidade de espécies com restrição de medidas, rios onde a pesca não é permitida, rios e trechos de rios onde só se permite a modalidade pesque-solte, bem como diferenças entre a legislação de pesca federal e estadual

O manual traz informações de pesca referentes às bacias dos rios Paraná e Paraguai, além dos telefones e e-mails das unidades da PMA para esclarecimentos e denúncias.

Entre as principais informações do manual estão: piracema, declaração de estoques, tamanhos mínimos de captura de pescado e iscas vivas, petrechos proibidos, áreas de reservas de pesca, rios e trechos em que a pesca é proibida, rios e trechos onde só é permitida a pesca na modalidade pesque-solte, transporte de pescado, licença de pesca.

O Manual ainda conta com informações relativas a iscas vivas. No ano passado foi publicada a regulamentação relativa ao transporte, captura e medidas de iscas vivas. Várias iscas passaram a ter tamanhos mínimos para captura, configurando crime a captura em tamanho inferior ao permitido.

A PMA também continuará distribuindo a régua de peixe, que contém todas as medidas mínimas de captura das espécies para as bacias do rio Paraná e Paraguai.

A Polícia também ressalta que algumas medidas de peixes são diferentes entre as legislações e o pescador deve respeitar sempre a mais restritiva.

MANUAL_PESCADOR_2012.pdf

Nos siga no Google Notícias