ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Com projeto de conscientização, escola soma mais de uma tonelada de reciclados

Paula Maciulevicius | 02/06/2011 07:58

Em dois meses alunos arrecadaram materiais que viram benfeitoria dentro da escola

O pátio fica até pequeno com tanta participação. Os professores tiveram de limitar 3 dias na semana para a coleta. (Foto: Pedro Peralta)
O pátio fica até pequeno com tanta participação. Os professores tiveram de limitar 3 dias na semana para a coleta. (Foto: Pedro Peralta)

A preocupação com o Meio Ambiente fez com que os alunos abraçassem o projeto “Reciclando com arte” da Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado no bairro Coophavila II, em Campo Grande. Com dois meses de projeto os alunos já conseguiram aproximadamente uma tonelada e meia de materiais recicláveis, como plásticos, alumínio e papel.

Dos pequenos aos maiores, a gurizada mostra que a ideia veio pra ficar. O estudante Luís Gustavo da Silva Marques, 12 anos, explica como encara o projeto. “Eu que separo em casa e quando tem largado na frente das casas dos vizinhos eu pego também. A gente tem que se preocupar com o Meio Ambiente e ajudar a preservar, porque quem vai aproveitar sou eu”.

Nos dias da coleta, segundas, quartas e sextas feiras, o pátio da escola fica pequeno diante de tanta participação. O professor idealizador do projeto , Wilson Landes, conta que a ideia surgiu, ao ver as quatro lixeiras destinadas aos recicláveis, vazias. “Nisso surgiu, o projeto da coleta e parte do que poderia ser usado na disciplina de artes. A preservação do Meio Ambiente é tirar aquilo que degrada”, relata.

A escola já juntou 12,290 mil garrafas pet, 7,2 mil latinhas e mais de 500 quilos de papel. Depois de colocados no pátio, o material segue para outra sala, para ser separado e no fim é contabilizado e posto em sacos, aí está pronto para ser levado. Convertendo para quilos, as garrafas pet viram 600 quilos e as latinhas, 300.

O objetivo agora é manter a participação dos alunos e não deixar desanimar. Jhonathan Oliveira Touvay, 13 anos explica que o projeto já saiu de casa “eu peço para os vizinhos, meus conhecidos, na hora de jogar deixar separado o que pode ser reciclado. Porque ajuda o planeta, se cada um fizer a sua parte, vai encher a escola de material e o mundo fica mais limpo”, ensina.

Professor idealizador do projeto mostra o que já foi feito com a venda dos materiais. Um local para exibir os troféus da escola. (Foto: Pedro Peralta)
Professor idealizador do projeto mostra o que já foi feito com a venda dos materiais. Um local para exibir os troféus da escola. (Foto: Pedro Peralta)

O professor que motivou os alunos a abraçarem a causa acrescenta que de tanto se falar em aquecimento global, notícias de revolta da natureza, fruto das ações humanas, precisava conscientizar os alunos. “Agora é não deixar a quantidade cair, temos tido participação dos alunos e dos pais, que já deixam separado em casa”, diz.

Parte do reciclado destina-se a empresas de coleta seletiva do bairro mesmo. A venda é revertida para benfeitorias que os alunos possam usufruir. No primeiro material enviado, já foi possível comprar e mandar fazer uma estante, para exibir os troféus dos alunos.

Garrafas e demais plásticos recolhidos também viram brinquedos nas mãos das crianças. Jogos lúdicos ou o simples brincar com o que é reciclável, desperta a consciência e criatividade. Em oficinas eles transformam o que estaria no lixo, em brincadeiras. Na horta dá para ver um pouquinho do que podem ser usado, as garrafas pet servem como canteiros.

No meio da brincadeira, crianças aprendem a preservar e o Ambiente. (Foto: Pedro Peralta)
No meio da brincadeira, crianças aprendem a preservar e o Ambiente. (Foto: Pedro Peralta)

A motivação dos alunos, além da conscientização ambiental é ajudar a escola, o pequeno Riquelme, de apenas 4 anos, responde que traz sempre, a última coisa foi uma latinha de leite condensado. “Minha mãe separa pra mim, caixinha de leite, garrafa”, fala. Questionado sobre o por que ele traz, o garoto responde “para ajudar a escola”.

A contribuição do aluno não é só para a escola, exemplo de ações de conscientização ambiental, mas para um Meio Ambiente mais limpo. “Trazendo para o professor, não fica sujeira na rua, não corre o risco de ter enchente e nem dengue perto de casa”, finaliza o aluno Luís Gustavo.

Nos siga no Google Notícias