A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

26/01/2015 19:23

Corumbá implanta coleta seletiva de óleo de cozinha usado

Liana Feitosa

Corumbá agora tem coleta seletiva de óleo de cozinha usado. A Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, ligado à prefeitura da cidade que fica a 419 quilômetros de Campo Grande, faz a coleta e evita que o líquido polua rios, lagos e lençol freático. O resíduo também pode provocar entupimento da tubulação da rede de esgoto e até rompimento.

Veja Mais
Fim de semana em MS terá tempo instável com possibilidade de chuva
Quatro cidades de MS estão entre as 100 que mais desmatam florestas

Quem irá receber o óleo usado é a VBC Engenharia Ltda., responsável pela execução das obras de 1.040 unidades habitacionais por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade.

O responsável técnico da empresa, Gustavo Castro, explica que o material coletado será reutilizado como desmoldante das formas de alumínio para concretos nas unidades habitacionais que estão sendo construídas em Corumbá.

Para a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová, a coleta é fundamental para que a população descarte corretamente o resíduo. "O mais comum é que o óleo seja despejado no ralo da pia da cozinha, mas esta atitude é bastante poluidora e pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente", indica.

Ainda segundo a diretora, campanhas de sensibilização também estão previstas para incentivar a população e a iniciativa privada a descartar o óleo de cozinha usado de forma adequada. Para isso, ações de educação ambiental ocorrerão em escolas, restaurantes e CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Armazenamento - Para que a reutilização do resíduo ocorra da forma adequada, recomenda-se aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em garrafas pet ou vasilhames de vidro, se possível, transparente. É importante tampar bem e, depois que alguns litros tiverem sido acumulados, basta entregar no ponto de coleta, que fica na própria Fundação do Meio Ambiente.

A fundação fica na rua 13 de Junho, nº 1.457, centro. A entrega funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações basta ligar no telefone (67) 3907 - 5385.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions