A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

05/11/2013 08:17

Detalhes "bobos" do dia a dia ajudam a atrair pragas, alerta especialista

Mariana Lopes
Funcionário mostra escorpião capturado dentro de residência (Foto: Divulgação)Funcionário mostra escorpião capturado dentro de residência (Foto: Divulgação)

Restos de alimentos que sobraram do jantar e ficaram no prato, sujeira pela casa, bagunça amontoada e até ração do cachorro na tigela que fica no quintal. Parecem detalhes bobos do dia-a-dia, mas na verdade é chamariz para animais e insetos de esgoto.

Veja Mais
No primeiro mês de piracema, PMA registra aumento de 100% nas apreensões
Segunda-feira de tempo claro e com possibilidades de chuvas à tarde, em MS

Nesta época do ano, quando o Verão traz muito calor e chuva, a proliferação dessas pragas aumenta e, na maioria das vezes, é a própria população que cria o habitat perfeito para elas, segundo o levantamento do proprietário da dedetizadora Casa Branca, o engenheiro agrônomo José Henrique Zanoni, que trabalha na área há 13 anos.

A primeira orientação dada pelo engenheiro é de que todo o lixo juntado durante o dia deve ser colocado para fora de casa no final da tarde. “Rato e barata, por exemplo, todos têm hábitos noturnos, é à noite que saem em busca de alimentos, que são os restos de comida nossos”, afirma José Henrique.

Assim também acontece com as moscas e as formigas, que são atraídas até pela ração do cachorro ou do gato na tigela. Fezes dos pets que ficam expostas no quintal são igualmente atrativas para os insetos.

Contudo, a casa pode até ser bem limpa, mas se tiver bagunça amontoada em canto, o perigo continua. “Qualquer tipo de praga precisa de três “A” para habitar um lugar: água, alimento e abrigo, tanto que o escorpião, por exemplo, costuma se esconder em roupas largadas no chão ou sapatos”, pontua o engenheiro agrônomo.

Dedetização – Além da prevenção diária, é importante a dedetização principalmente no sistema de esgoto, que é de onde as pragas vêm. E o ideal é que seja feita a cada três meses.

“Colocar veneno como o k-othrine pode ajudar a evitar, mas tem que ter cuidado na hora de aplicar o produto no local”, orienta José Henrique. Outra dica comum é jogar água sanitária em ralos.

Detalhes bobos do dia a dia ajudam a atrair pragas, alerta especialista

Mas o engenheiro agrônomo adverte que essa técnica funciona com baratas, porém, irrita os escorpiões e não os mata. “No final, você só esconde o problema, ao invés de solucionar, porque o escorpião fica apenas acuado, mas cedo ou tarde ele sai de lá”, ressalta José Henrique.

Trabalho público – A Prefeitura de Campo Grande foi questionada sobre a região com maior número de ocorrências de infestação de animais peçonhentos na Capital, mas o CCZ (Centro de Controle de Zoonese) não tem esse controle e seria necessário aproximadamente uma semana para fazer esse levantamento.

A reportagem também perguntou como funciona o trabalho do CCZ no combate à proliferação desses bichos, mas não obteve resposta.




Até concordo com a cobrança salgada de uma multa pra quem não cuida do seu quintal mas, esta multa iria pra onde? Pra uma saúde pública ou educação que não funcionam? Desde que esta multa tivesse um destino que não fosse igual a tantos outros impostos que pagamos e acabamos não vendo melhoria alguma...
 
viviany gonçalves em 31/01/2014 10:34:04
Boa materia!!!
 
Felipe Vilela Andrade em 05/11/2013 17:08:08
Olha eu nasci em 1989, minha família inteira já era cliente da Casa Branca - Jose Henrique, quando eu tinha 1 ano de idade uma infestação de escorpião martelo atacou nossa casa, meu pai por ser caolho e ter uma perna de pão não conseguiu controlar e minha mãe tentou com poderes telepáticos dela, mas também foi inutil. Então eu com 1 ano, procurei na Lista Telefonica do Centro-Oeste o telefone da Casa Branca, quem me atendeu foi o famoso Wesley, que veio a mais tarde se tornar gerente da Podium Lan House, ele na hora me encaminhou para o Dr. Jose Henrique, que com muita gentileza e educação veio até nossa casa, e acabou com a infestação no mesmo dia. Hoje sou muito feliz e vivo graças a competência no combate da famosa Infestação do Escorpião Martelo 1989
 
Felipe Andrade em 05/11/2013 16:53:42
É isso aí Boni. Mas fica calminho.
 
Arivan Silveira em 05/11/2013 14:35:01
Para vocês que criticam o serviço do CCZ, faz um favor pra mim...sai de casa em casa das 07:00 as 17:00horas e tentam colocar na cabeça desses moradoresque devem limpar seus quintais....muitos nem recebem os agentes e outros esperam que os mesmos limpam os quintais imundos....me poupem com esses comentarios...vcs que fazem isso não sabe nem como funciona o serviço...............
 
maria silva em 05/11/2013 12:36:18
Faço minhas as palavras da leitora TEREZINHA ANTUNES. Frequentemente faço a limpeza de um lote de terreno que possuo. Geralmente aproveito para recolher também lixo e entulhos que são jogados no terreno ao lado do meu, e nas calçadas próximas. Acontece que eu "mal acabo a limpeza", e logo aparece algum "abençoado vizinho" para jogar no meu terreno, o lixo por ele produzido. Invisto R$ 200,00 a cada dois meses para bem cumprir com minha parte, mas os vizinhos não ajudam. E olha que a coleta de lixo é regular no bairro. Ou seja, a culpa não é da prefeitura, mas de alguns porcos que moram nas imediações.
 
fernando Silva em 05/11/2013 12:17:00
A verdade é o seguinte , a prefeitura realiza a limpeza em um dia no outro dia esta sujo novamente, as pessoas não tem
educação, tem que aplicar multa Brasileiro so funciona quando mexe no bolso mas tem que ter multa pesada de no mínimo R$ 20000 reais.
 
ALDINEI BONI em 05/11/2013 11:53:21
CONCORDO COM A TEREZINHA, EU MESMA SOU UMA Q SOFRO COM AS SUJEIRAS DO MEU VIZINHO, TENHO QUE AGUENTAR O CHEIRO DOS CAMINHÕES BOIADEIROS E VIVE APARECENDO CARRAPATO NA MINHA CASA, OUTRO DIA OS AGENTES PASSARAM NAS CASAS PRA PASSAR VENENO E OS VIZINHOS RECUSARAM, FIQUEI INDIGUINADA, EU E MEU MARIDO LAVAMOS DIRETO NOSSO QUINTAL QUE É TODO CIMENTADO MAS FICA DIFICIL COM UNS VIZINHOS DESSES.
 
katiuscia bueno em 05/11/2013 10:56:17
É só colocar esse povo que recebe bolsa família numa força tarefa pra limpar os quintais. Começa hoje pelo bairro "X" e limpa todos os quintais baldios, a prefeitura dá emprego a esse povo que diz que quer trabalhar(se é que é isso mesmo) e não ficar dando "bolsa-esmola" em troca de voto. E a conta do serviço é só embutir no IPTU do folgado que não mantem limpo seu terreno, e se não pagar, mete ele na divida ativa. Pra isso tem de ter um prefeito com culhões. Quer outra opção? Acorrenta meia duzia de presos com bolas de ferro nos pés, principalmente esses do "vale-preso" e faz carpir o mato, e a conta manda pro dono do terreno. Duvido que em seis meses ainda terá terreno sujo, leishmaniose, dengue, bichos peçonhentos... Mas será que é de interesse de quem gerencia nossos impostos?
 
daniel brandao em 05/11/2013 10:56:03
Antonio, Luciano, não é assim que funciona! Não é bem assim que a população pode sujar a vontade, e dai o CCZ tem que ir limpar. Todos tem que colaborar. Sujeira não brota do chão. Se tem um terreno baldio, sim, a natureza faz crescer mato ai. Mas sofas velhas, eletrodomesticos quebrados e sacos de lixo (e até lio solto) não crescem la espontaneamente. Algum atrasado enche uma caçamba de saveiro, tira da casa e larga em terreno qualquer (já ví isso!), é assim que terrenos baldios se tornam sujos. Então se o cidadão porco, em vez de sujar terreno baldio alheia, anda um pouco mais, e leva o lixo para o lixão (ou mais simples: coloca em um saco no meio fio no dia de coleta!), ai a prefeitura (=nos) não precisa gastar com limpeza. Como sempre nesta cidade, falta um pouco de bom senso!
 
Marcos da Silva em 05/11/2013 10:46:46
Concordo com a opinião da Terezinha Antunes, o CCZ é muito eficiente sim, só tenho elogios para a competência de todos os servidores de lá...sempre fui muito bem atendida quando precisei dos serviços do CCZ. Os moradores é que devem zelar pelos seus terrenos...tenho um amplo quintal, nunca apareceu nenhum inseto peçonhento no mesmo, não descuido da limpeza diária e da manutenção das podas das árvores.
 
Jeanne Couto em 05/11/2013 10:26:10
Dona Terezinha Antunes, falou tudo. Esses preguiçosos que não tem a capacidade de tirarem a sujeira que deixam em suas casas e por onde andam. Tem gente que acha que o servidor público tem que sair limpando as merdas que deixam pelo caminho.
 
Edina Garcia em 05/11/2013 10:14:19
Até entendo que podem existir criticas a algum trabalho dos servidores públicos, mas quem tem terreno, quintal é que tem obrigação de mante-los limpos, não sou a favor do prefeito muito pelo contrário, não votei nem votaria nele, mas ai a ser injusto é outra coisa, ninguém pode ir entrando dentro do seu quintal e limpar, se você tem quintal e terreno cuide você, o poder publico teria sim de ser mais rígido e multar os donos de terrenos que não cercam e não façam uma limpeza nem que seja semestral neles.
 
Aniceto Rondon em 05/11/2013 10:01:40
Antonio Lucas, o problema não são os servidores, mas sim os moradores que são relaxados com seu quintal. Os funcionários da prefeirura não tem que ficar limpando quintal da população e sim, orienta-los.
A reportagem diz que sujeira atrai os bichos. Não sou funcionária municipal, sou funcionária federal, mas deixo aqui o meu protesto. Os funcionários da prefeitura trabalham de sol a sol e quando aparece escorpião nos quintais ou nas casas, a culpa é agentes de saúde! Me poupe!
 
TEREZINHA ANTUNES em 05/11/2013 09:19:49
NAO SÓ A CCZ, que sumiu das ruas e só aparecem quando tem holofotes da dengue. A QUANTIDADE DE MATAGAIS DE TERRENOS POR TODO LADO e ninguém faz nada. Como controlar pragas? não são so detalhes "BOBOS" mas por todo canto se ve sujeira, lixos, terrenos com mãos por todo canto e calçadas. CADE NOSSA PREFEITURA? já sei, correndo atrás de justificar porque gastaram tanto com contratos emergenciais de interesses de meia dúzia.
 
LUCIANO MARQUES em 05/11/2013 09:13:02
O Trabalho dessa (CCZ) gente é INEFICIENTE, e Muuuuito fraco, ou seja, assemelha-se á quase nada, pois é inaceitável que estas secretarias que recebem verbas PÚBLICAS e que tem em seu quadro UM MONTE DE SERVIDORES PÚBLICOS, que recebem em dia seus salários oriundos de NOSSOS IMPOSTOS, não consigam o controle dessas pragas.
Estou mentindo??? Qual cidadão de Campo Grande que não encontra Escorpiões em suas casas??? ou que conhecem alguém que encontre com frequência???? (Ou vão esperar outras crianças morrerem vítimas destas pragas???)
PROMOTORES DE JUSTIÇA, QUAL A FUNÇÃO DE VOCÊS MESMO???? SERIA O DE COBRAR O PODER PÚBLICO QUANDO ESTE É INEFICIENTE????
O desabafo é geral, não dá mais, quem tem criança em casa sabe do que eu to falando.
 
antonio lucas em 05/11/2013 08:53:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions