ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Famosos adotam ninhos para ajudar na preservação de araras-azuis

Liana Feitosa | 19/11/2014 22:35
"Além de captar recursos, a ideia é, também, atrair a atenção das pessoas usando a imagem da arara-azul", explica pesquisadora. (Foto: Luciano Candisani)
"Além de captar recursos, a ideia é, também, atrair a atenção das pessoas usando a imagem da arara-azul", explica pesquisadora. (Foto: Luciano Candisani)

Padrinhos da campanha "Adote um Ninho" foram apresentados hoje pelo Instituto Arara Azul. São celebridades, empresários e pessoas interessadas em preservar a natureza que, durante pelo menos um ano, auxiliarão na manutenção de ninhos de araras-azuis naturais e artificiais. Os padrinhos foram homenageados hoje (19) em evento no Yotedy Lounge, em Campo Grande.

Para biólogas Eliza e Neiva, campanha auxilia na preservação de ave símbolo de Mato Grosso do Sul. (Foto: Liana Feitosa)
Para biólogas Eliza e Neiva, campanha auxilia na preservação de ave símbolo de Mato Grosso do Sul. (Foto: Liana Feitosa)

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o Projeto Arara Azul no Pantanal e ampliar a capacidade de desenvolvimento de pesquisas e monitoramento de ninhos. Antes da apresentação dos padrinhos, o instituto procurou parceiros por meio de um trabalho direcionado. "A intensão era conseguir apadrinhar 30 ninhos. No entanto, antes mesmo de a campanha se tornar pública, 45 ninhos já haviam sido adotados", conta a bióloga Eliza Mense, responsável pela campanha.

Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho de preservação dessas aves, empresas como a Fundação Toyota do Brasil, Bradesco Capitalização, Universidade Anhanguera Uniderp e Refúgio Ecológico Caiman oferecem patrocínio e apoio ao projeto.

Padrinhos famosos - A iniciativa conta, também, com padrinhos famosos, como o cartunista Ziraldo, os cantores Luan Santana, Gabriel Sater, Michel Teló e Chitãozinho e Xororó, além de empresários que foram apresentados à sociedade hoje.

Chitãozino e Xororó estão entre famosos que adotaram ninho de arara. (Foto: Divulgação)
Chitãozino e Xororó estão entre famosos que adotaram ninho de arara. (Foto: Divulgação)

As doações, que podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, dá apoio à manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto das araras-azuis, como outras espécies de animais que ocupam os mesmos espaços utilizados pelas aves.

De acordo com a pesquisadora Neiva Guedes, idealizadora do projeto Arara Azul, que deu origem ao instituto, contar com o apoio de empresários e personalidades fortalece o projeto e apresenta o Pantanal para outras regiões brasileiras.

Repercussão - "A repercussão que alcançamos com padrinhos famosos agrega valor ao instituto e à campanha, gerando aproximação de outras pessoas que não conheceriam nosso projeto e necessidades se não fossem esses padrinhos", explica Neiva.

"Além de captar recursos, a ideia é, também, atrair a atenção das pessoas usando a imagem da arara-azul. Ela é bonita, carismática, atraente e, com a ajuda dela, podemos conquistar recursos para ajudar outras espécies, outros animais", amplia a pesquisadora. Atualmente, o instituto monitora até 150 ninhos todos os anos.

Para potencializar a capacidade de atendimento, preservação e o desenvolvimento de pesquisas, o instituto continua de portas abertas para novos padrinhos. Outras informações e contatos do instituto podem ser encontrados no site: http://www.projetoararaazul.org.br/.

Almir Sater está entre os padrinhos da campanha. (Foto: Divulgação)
Almir Sater está entre os padrinhos da campanha. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias