ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Filhote de jaguatirica morre após aparecer em fazenda e comover cidade

Caroline Maldonado | 04/12/2014 11:26
Animal encantou militares que fizeram questão de fazer fotos (Foto: Renato Vessani/Vicentina Online)
Animal encantou militares que fizeram questão de fazer fotos (Foto: Renato Vessani/Vicentina Online)

Sozinho, um filhote de jaguatirica buscou companhia em uma fazenda, no distrito de Culturama, em Fátima do Sul, a 246 quilômetros de Campo Grande. O animal foi devolvido a mata, mas retornou no dia seguinte, quando foi capturado e levado ao quartel do Corpo de Bombeiros do município.

Lá, o bichinho encantou os militares e até foi fotografado, mas já era tarde demais. O animal chegou morto, nesta terça-feira (2), no centro de reabilitação da fazenda Porto Bonito, em Itaquiraí, a 410 quilômetros da Capital.

O filhote foi visto pela primeira vez pela proprietária do sítio onde apareceu, na cidade com pouco mais de 19 mil habitantes. A notícia se espalhou e a morte da jaguatirica solitária acabou comovendo militares e moradores que puderam vê-la ainda com vida.

Os veterinários da fazenda Porto Bonito, que tem convênio com o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), não sabem ainda a causa da morte do felino, mas acreditam que a fome foi o motivo.

Reabilitação - Frequentemente, diversos animais da região são encaminhados à fazenda para reabilitação ou criação conservacionista, quando não há possibilidade de retorno à natureza, segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental). A fazenda tem convênio com o CRAS há quatro anos.

Com cerca de 80 animais, a fazenda recebe em especial papagaios apreendidos na região. Segundo o major da PMA, Ednilson Queiroz, a fazenda de turismo rural é a primeira do Estado com certificado de crédito de carbono, por isso tem compromisso com a redução de emissão de gases do efeito estufa.

Animal chegou morto ao centro de reabilitação (Foto: Renato Vessani/Vicentina Online)
Animal chegou morto ao centro de reabilitação (Foto: Renato Vessani/Vicentina Online)
Nos siga no Google Notícias