A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

15/09/2011 13:15

Gincana faz alunos a repensarem atitudes para preservação do meio ambiente

Edmir Conceição

O tema “Meio Ambiente” foi escolhido para a I Gincana de Ciências, promovida pelo Colégio Latino Americano, em Campo Grande. Cerca de 300 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental participarão do evento, que será realizado no dia 17 de setembro (sábado), das 8h às 17h.

“O objetivo é reforçar a importância do tema, aproximando os estudantes da realidade local, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos que envolvem o tema”, afirma a coordenadora da Gincana, Lenice Santos. A Gincana foi idealizada em conjunto com coordenadores e professores da área de Ciências.

“Os alunos do 6º ao 9º ano vão apresentar os trabalhos por meio de paródias, frases em português, inglês, espanhol, camisetas e ecobags, confeccionadas pela turma”, explica Lenice. “Nós estamos surpresos com o grau de envolvimento e também com a qualidade dos trabalhos. Os jurados vão ter dificuldades em apontar o vencedor, já que todos foram criativos e, percebemos ainda, que os estudantes abraçaram a proposta e estão, também, muito preocupados com o futuro do Meio Ambiente”. A apresentação dos trabalhos será das 8 h às 11h30.

À tarde, a partir das 13h30, é a vez dos alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental também participarem da Gincana de Ciências. A proposta de trabalho com eles foi diferente, pois vão ter de responder a 60 perguntas sobre Reciclagem e os 3 “R”: reciclar, reutilizar, reduzir. As perguntas – que envolvem temas como reciclagem de vidro, plástico, metal, papel, madeira, lixo orgânico, lixo radioativo e hospitalar já estão disponibilizadas para os estudantes. Jurados, formados por professores, vão sorteá-las e a turma que acertar o maior número de resposta ganha a gincana.

“A ideia aqui não é enaltecer os ganhadores porque, na verdade, todos sairão ganhando. Queremos nos aprofundar num tema atual, de extrema importância para a sociedade. E, como papel de uma instituição de ensino que somos, formar cidadãos conscientes sobre sua atuação no meio ambiente”, argumenta Lenice.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions