A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

29/05/2012 11:00

Guia tenta ampliar reciclagem do lixo em Campo Grande, que poderia ser de 40%

Luciana Brazil

No lançamento do Guia Pedagógico de Resíduos Sólidos, na manhã desta terça-feira (29), no CEA (Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini ) Polonês, em Campo Grande, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antonio Moura Cristaldo, afirmou que das 700 toneladas de lixo produzidas pela população de Campo Grande, cerca de 40% são recicláveis, mas a maior parte acaba indo para o lixão da cidade.

Veja Mais
Domingo será de calor e chuvas com trovoadas em todo o MS, alerta instituto
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados

“A maioria das pessoas joga o óleo de cozinha na pia e isso poderia ser reutilizado como fonte de energia”, disse Cristaldo, lembrando que existem pontos de coleta deste material.

O guia, um material didático voltado para os professores, será entregue nas 300 escolas - municipais, estaduais e particulares - de Campo Grande, servindo como fonte de conhecimento sobre os conceitos da coleta seletiva no ambiente escolar.

“Os próprios professores solicitaram o material, já que eles sentiam necessidade de uma base para ensinar os alunos” afirmou Cristaldo. Desde que teve início a difusão dos conceitos de reciclagem e coleta seletiva, as escolas não dispunham de um material destinado aos professores que orientasse a educação ambiental.

Cada professor das escolas municipais receberá um Guia Pedagógico, além do exemplar que será entregue para a escola. Os docentes das particulares e estaduais não receberão o guia, pois o exemplar será entregue apenas para o colégio.

Segundo Cristaldo, o guia servirá para mostrar e ensinar aos alunos a importância da reciclagem e quais materiais são reutilizados, de acordo com as classificações do lixo que varia entre seco, molhado, comercial, hospitalar, orgânico, inorgânico, entre outras.

De acordo com o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), que esteve presente no lançamento, a importância do guia está em formar nos alunos uma conscientização ambiental para que, futuramente, eles possam propagar o aprendizado e se tornem adultos com consciência ambiental formada.

Trad ainda fez um convite aos professores para que eles levem os alunos até o CEA Polonês, onde eles podem ter aulas ambientais e conheçam a consciência ambiental na prática.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions