ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Guia tenta ampliar reciclagem do lixo em Campo Grande, que poderia ser de 40%

Luciana Brazil | 29/05/2012 11:00

No lançamento do Guia Pedagógico de Resíduos Sólidos, na manhã desta terça-feira (29), no CEA (Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini ) Polonês, em Campo Grande, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antonio Moura Cristaldo, afirmou que das 700 toneladas de lixo produzidas pela população de Campo Grande, cerca de 40% são recicláveis, mas a maior parte acaba indo para o lixão da cidade.

“A maioria das pessoas joga o óleo de cozinha na pia e isso poderia ser reutilizado como fonte de energia”, disse Cristaldo, lembrando que existem pontos de coleta deste material.

O guia, um material didático voltado para os professores, será entregue nas 300 escolas - municipais, estaduais e particulares - de Campo Grande, servindo como fonte de conhecimento sobre os conceitos da coleta seletiva no ambiente escolar.

“Os próprios professores solicitaram o material, já que eles sentiam necessidade de uma base para ensinar os alunos” afirmou Cristaldo. Desde que teve início a difusão dos conceitos de reciclagem e coleta seletiva, as escolas não dispunham de um material destinado aos professores que orientasse a educação ambiental.

Cada professor das escolas municipais receberá um Guia Pedagógico, além do exemplar que será entregue para a escola. Os docentes das particulares e estaduais não receberão o guia, pois o exemplar será entregue apenas para o colégio.

Segundo Cristaldo, o guia servirá para mostrar e ensinar aos alunos a importância da reciclagem e quais materiais são reutilizados, de acordo com as classificações do lixo que varia entre seco, molhado, comercial, hospitalar, orgânico, inorgânico, entre outras.

De acordo com o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), que esteve presente no lançamento, a importância do guia está em formar nos alunos uma conscientização ambiental para que, futuramente, eles possam propagar o aprendizado e se tornem adultos com consciência ambiental formada.

Trad ainda fez um convite aos professores para que eles levem os alunos até o CEA Polonês, onde eles podem ter aulas ambientais e conheçam a consciência ambiental na prática.

Nos siga no Google Notícias