A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

02/09/2011 17:15

Ibama autoriza e leão embarca para Rancho dos Gnomos no interior de SP

Edmir Conceição

Outros animais que ainda estão no zoológico vão ser enviados ao CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. São 20 jabotis, 2 veados mateiros e 7 macacos bugios.

Agente do Ibama observa o leão antes do embarque para Cotia (SP). FotoAgente do Ibama observa o leão antes do embarque para Cotia (SP). Foto

O leão Simba que está no zoológico embargado pelo Ibama em Ivinhema, no Sul do Estado, a 250 km de Campo Grande, pode embarcar para o Rancho dos Gnomos em Cotia, no interior de São Paulo. O Ibama já expediu autorização e o embarque foi autorizado para agora à tarde.

Simba vai ser levado em uma carreta para o Rancho dos Gnomos, ONG registrada no Ibama como refúgio de animais silvestres. Ele já foi embarcado em uma jaula e deverá iniciar a viagem de 18h de Ivinhema até Cotia no fim da tarde. Vão acompanhá-lo uma veterinária e 3 biólogos do Rancho.

Uma equipe de técnicos do Ibama está desde ontem em Ivinhema acompanhando o embarque. Três veículos do órgão foram mobilizados para levar de Campo Grande a equipe do Rancho dos Gnomos e os técnicos do Ibama até Ivinhema.

O zoológico de Ivinhema foi embargado pelo Ibama em 2006 a pedido do Ministério Público Estadual. Desde então, o setor de fauna do órgão tentava encontrar um novo lugar para abrigar o animal. De acordo com Paula Mochel coordenadora de fauna do Ibama em Mato Grosso do Sul, foram anos de tentativas frustradas e só agora foi encontrado um lugar apto e devidamente autorizado pela instituição a receber espécie exótica como é o caso de Simba. Segundo ela, existem existem cerca de 100 animais em todo o país em condições semelhantes ao de Simba, à espera de quem queira abrigá-los, sem sucesso.

A ida de Simba para o Rancho foi precedida de uma campanha na internet de apoio de ambientalistas para se encontrar um novo lar para o leão.

Para isso foi criado uma página para Simba numa rede social, que além de receber doações viabilizou uma carreta para a viagem do animal de Ivinhema até Cotia.

Os outros animais que ainda estão no zoológico vão ser enviados pelo Ibama para o CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande. São 20 jabotis, 2 veados mateiros e 7 macacos bugios. Outros 30 animais que estavam no zoológico foram abrigados no CRAS em Campo Grande logo que o Ibama embargou o zoológico anos atrás.




Estou torcendo muito, pela felididade do nosso leãozinho.
Fiquei emocionada, com a reportagem completa que uma emissora de tv fez, sobre a equipe do Rancho dos Gnomos, durante todo um trabalho de preparo na tranquilização do Simba/Antuak. Inclusive, com florais, energização e incensos para acalmar o animalzinho durante a longa viajem, sem o uso de anestésico.
Todos os envolvidos nessa operação estão de PARABÉNS.
Senti pelo Senho,r que cuidava com tanto carinho do Felino. Espero que encontre uma atividade que preencha, o vazio deixado pelo amigo de um década.
 
neyde de oliveira em 03/09/2011 08:25:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions