ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Ibama fiscaliza plantio de transgênicos em área de preservação entre MS e GO

Viviane Oliveira | 27/01/2011 18:05
Mapa mostra área em questão na divisa de MS e GO.
Mapa mostra área em questão na divisa de MS e GO.

Fiscais do Ibama foram enviados ao Parque Nacional das Emas para verificar o plantio de materiais geneticamente modificado no entorno da área.

O parque fica no estado de Goiás, mas abrange uma faixa de terras dentro de Mato Grosso do Sul, nos municípios de Costa Rica e Alcinópolis.

O cultivo de transgênicos é totalmente proibido em Unidades de Conservação de Proteção Integral, em terras indígenas e mananciais de águas.

A proibição se estende também para 500 metros dentro da zona de amortecimento dessas unidades que caso não tenham plano de manejo é determinado que se estenda por 10 quilômetros do seu entorno.

No caso do Parque Nacional das Emas não é permitido o plantio de transgênicos também nesse entorno de 500 metros dentro da zona de amortecimento.

A ideia da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama em Mato Grosso do Sul é treinar e capacitar agentes de fiscalização nesse assunto.

O Mato Grosso do Sul possui 77 unidades de Conservação municipais, estaduais e parques federais espalhadas pelo seu território.

No caso do Parque Nacional das Emas, a fiscalização vai verificar o plantio de soja e algodão. Os fiscais vão portar um kit com reagentes que identificam no ato se a cultura é ou não transgênica.

No Mato Grosso serão fiscalizadas 16 propriedades que se localizam no entorno do parque. A fiscalização que dever durar até o final da semana vai abranger também as propriedades localizadas no lado goiano.

A fiscalização vai também verificar o uso de agrotóxicos nas lavouras da região.

Os fiscais vão analisar se os tipos de agrotóxicos utilizados nas lavouras não são irregulares ou contrabandeados. Vão analisar também se o descarte dos resíduos está sendo feito de acordo com a lei de crimes ambientais.

Nos siga no Google Notícias