ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Incêndio consome vegetação em parque na divisa do PR com MS

Jeozadaque Garcia | 14/03/2012 20:13
Incêndio destrói parque às margens do Rio Paraná. (Foto: Reprodução/RPCTV)
Incêndio destrói parque às margens do Rio Paraná. (Foto: Reprodução/RPCTV)

Um incêndio atinge desde segunda-feira (12) o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo a direção do parque, o fogo já consumiu uma área de 800 hectares da área de Altônia, na divisa com o município sul-mato-grossense de Eldorado.

Vinte e cinco bombeiros trabalham no combate as chamas e, segundo o jornal Folha de São Paulo, dois aviões chegaram hoje de Brasília (DF). O tempo seco e os ventos dificultam o trabalho dos brigadistas.

“O incêndio pode ter acontecido de forma criminosa (...) para limpeza ou para facilitar o acesso as áreas de pesca e de coleta de isca. Ou então pode ter ocorrido de forma acidental (...), um pescador pode ter acendido o fogo para espantar os mosquitos e acabou causando o incêndio, por exemplo”, disse o analista ambiental Tércio Abel, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em entrevista à TV Globo.

O Parque tem mais de 78 mil hectares e abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná, dividindo-se pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio (PR), e de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí (MS).

Nos siga no Google Notícias