A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

01/03/2012 10:15

Jacaré era criado em caixa d´água e alimentado com ração de cachorro

Marta Ferreira
Réptil comia ração de cachorro. (Foto: Divulgação PMA)Réptil comia ração de cachorro. (Foto: Divulgação PMA)
Bicho ficava em uma caixa d´água. Bicho ficava em uma caixa d´água.

Um jacaré era criado como bicho de estimação no bairro Moreninha III, em Campo Grande. É um filhote, de 40 centímetros, que ficava em uma caixa d´água, e era alimentado com ração de cachorro e pedaços de carne.

Veja Mais
Domingo será de calor e chuvas com trovoadas em todo o MS, alerta instituto
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados

O bicho foi localizado ontem à tarde pela PMA (Polícia Militar Ambiental). O dono, um vigilante de 67 anos, contou versões diferentes aos policiais militares ambientais e à Polícia Civil, para onde foi levado. Aos policiais militares, disse primeiro que havia ganhado o animal e depois que havia encontrado o réptil. À Polícia Civil, afirmou que a mulher encontrou o jacarezinho na rua e levou pra casa.

O vigilante disse que não sabia para quem devolver o animal e por isso foi deixando em casa. Segundo a delegada Suzimar Batistela, da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), o idoso disse que pretendia devolver o jacaré, mas não sabia para quem.

Ele foi multado pela PMA em R$ 500, porque não tinha autorização para criar o animal, e autuado na Polícia Civil por crime ambiental.

A pena prevista para esse tipo de crime é de 6 meses a um ano de detenção, mas como é considerado de menor potencial ofensivo, normalmente, explicou a delegada, é aplicada uma pena alternativa, como prestação de serviços à comunidade.

De acordo com a delegada, a conversa com o vigilante, não indicou qualquer tipo de “maldade” ao manter o animal em casa. “Foi um caso inusitado”.

Porque não pode?-O assessor de comunicação da PMA, major Ednilson Queiroz, informou que a alimentação é um dos grandes problemas em caso desse tipo, porque normalmente o bicho recebe alimentos inadequados. A criação de jacaré em confinamento é permitida, mas é preciso autorização e o manejo, que inclui dar a alimentação correta, é um dos fatores para que seja autorizado o criadouro.

Além disso, explicou o major, animais silvestres podem ser uma fonte de transmissão de doenças para o homem, como já ocorreu, por exemplo, com o vírus HIV, que teria vindo do macaco para os humanos.

O jacaré foi levado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).




ELE DEVE TER ACHADO QUE ERA UMA LARGATIXA.DE ITU
 
RAFAEL CARLOS em 02/03/2012 08:31:09
QUE COMENTARIO MAIS INFELIZ EM SR. MAJOR EDNILSON QUEIROZ ERA MELHOR TER FICADO COM A BOCA FECHADA!! OU MELHOR PEÇA DESCULPA PELO QUE DISSE POIS FOI PÉSSIMO, QUER DIZER QUE SE O JACARE ESTIVESSE EM UM LINDO TANQUE DE 10.000 LITROS E COMENDO FILÉ PODERIA ESTAR SENDO CRIADO??
 
CARLOS DAMASCENO em 01/03/2012 12:39:35
moro perto do lago do amor, é muito facil pegar filhotes de jacaré. e nem tem fiscalizao
 
luiz damiao em 01/03/2012 12:09:30
eu entendo esse tiozinho de certo pegou amor no bicho mas como é leigo no assunto dava ração mas ainda bem que foi p/ o cras p/ comer comida certa p/ a raça
 
GREISSIELE GONZALES VILLALBA em 01/03/2012 11:56:15
Ta certo que excesso de jacare no Estado e um futuro problema mas, criar jacare ou animais silvestre de qualquer especie faz tempo que e crime. Esse povo nao sabia disso!!?? O que se ve de gente com papagaio, periquito e passarinho por ai e brincadeira.
 
Jorge Junior em 01/03/2012 10:45:05
QUERIDA LESSA COUTO, ANTES DE MAIS NADA OBRIGADO PELA CRITICA, MAS VOLTO A AFIRMAR O MAJOR FALOU BESTEIRA SIM PRESTE ATENÇÃO NA DECLARAÇÃO QUE ELE DEU!! OUTRA COISA MAIS SERIA AINDA: VOCE É QUEM DEVIA ANTES DE CRITICAR PROCURAR COMO SE ESCREVE ALGUMAS PALAVRAS QUE NÃO TEMOS DOMINIO NA LINGUA PORTUGUESA "ESTAPAFURDICAS?" VOCE POR ACASO QUERIA DIZER "ESTAPAFÚRDIAS"
 
CARLOS DAMASCENO em 01/03/2012 09:01:42
Desculpa, Carlos Dasmaceno, quem deveria ficar de boca fechada seria você. O que o Major relatou é que animais criados em cativeiro para consumo, possuem dietas balanceadas de acordo com a espécie. Que tal se inteirar do assunto antes de dar opiniões estapafúrdicas?
 
Lessa Couto em 01/03/2012 04:27:41
Só uma pergunta, até quando ele achou q ia conseguir criar um jacaré na caixa d'água???
 
Janaina Vieira em 01/03/2012 01:25:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions