ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Morador denuncia desmatamento em zona de preservação na Chácara do Poderes

Luana Rodrigues | 12/06/2015 12:24
Terreno está localizado na estrada NE06 esquina com SE06 (Foto: Direto das Ruas)
Terreno está localizado na estrada NE06 esquina com SE06 (Foto: Direto das Ruas)

Moradores da região da Chácara dos Poderes, que preferiram não se identificar, denunciaram ao Campo Grande News, o uso incorreto de áreas em ZEIA (Zona Especial de Interesse Ambiental), áreas públicas ou privadas destinadas à proteção e recuperação da paisagem e do meio ambiente.

Conforme a denúncia, o proprietário de um terreno localizado na estrada NE06 esquina com SE06, está retirando todas as árvores do local, o que é proibido por se tratar de uma área de conservação. "O terreno está limpo, retiraram 100% das árvores imagino que para construção, mas até agora nada foi construído", explicou o morador.

Ainda conforme a denúncia, outros terrenos da região estão sendo desmatados. "Isso ocorre por todos os lados, e ainda retiram árvores preservadas como pequi, ipê, angico e outras, o que também é contra a lei", disse.

O morador explica ainda que tentou denunciar o caso junto a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), mas foi orientado a ligar em um telefone, inexistente. "Liguei várias vezes na Prefeitura até que me atendessem, quando consegui, disse que tinha fotos e vídeos e me disseram para ligar no 156, para registrar a denúncia, um número que só da sinal de ocupado", explicou.

Na tentativa de fazer o caminho que um morador iria percorrer, caso quisesse denunciar um caso semelhante, a reportagem do Campo Grande News ligou na Semadur, no entanto nenhum dos telefones disponibilizados no site da Prefeitura foram atendidos. Também ligamos no telefone 156, e assim como ocorreu com o morador, o sinal foi de linha ocupada, por várias vezes.

A Lei Complementar n. 107, de 21 de dezembro de 2007, determina quais são as Zonas Especiais de Interesse Ambiental.

Veja as imagens do desmatamento na Chácara dos Poderes.

Nos siga no Google Notícias