A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

18/09/2015 13:53

MPE abre inquéritos para apurar degradação ambiental em 3 fazendas de Bataguassu

Liana Feitosa

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Bataguassu, cidade a 335 quilômetros de Campo Grande, instaurou três inquéritos civis no município para apurar ações de dano ambiental que têm causado sérios prejuízos a áreas que deveriam ser preservadas.

Veja Mais
Domingo será de calor e chuvas com trovoadas em todo o MS, alerta instituto
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados

De acordo com o texto do MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), divulgado no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira (18), três propriedades rurais apresentam indícios de irregularidades ambientais.

Perigo nas nascentes - No primeiro caso citado no edital, há falta de conservação do solo e, inclusive, existência de vários processos erosivos e voçorocas com afloramento do lençol freático. Essa realidade afeta áreas de nascentes, gerando o transporte de areia e sedimentos diretamente para o leito dos córregos da região, causando assoreamento e degradação da APP (Área de Preservação Permanente).

Já as irregularidades apresentadas na segunda propriedade rural investigada foram constatadas pela PMA (Polícia Militar Ambiental). No local, gado bovino tem invadido a reserva legal e a APP, causando degradação, já que não há cerca para proteção da área.

Ilegalidade - Além disso, o leito do córrego Guassu é utilizado como bebedouro pelo gado, o que fere normas ambientais. Além disso, não existem curvas de nível na área, o que causou erosões no terreno.

Na terceira propriedade investigada também foram encontradas irregularidades ambientais pela PMA. O mesmo córrego, o Guassu, também tem sofrido danos devido à criação de bovinos no local.

Segundo o edital do MPE, foi constatada degradação da área de preservação permanente do córrego devido à ausência de mata ciliar. O córrego também é usado como bebedouro de gado, causando assoreamento em outros trechos do manancial por causa das erosões provocadas pela fragilidade das curvas de nível existentes.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions