A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

09/07/2016 11:51

MS é o terceiro estado com maior quantidade de focos de fogo do país

Anny Malagolini
Foram diagnosticados 5,4 mil focosos de incêndio  em MS (Foto: Ibama)Foram diagnosticados 5,4 mil focosos de incêndio em MS (Foto: Ibama)

Com a estiagem, o número de focos de fogo e queimadas em Mato Grosso Sul levou o estado ao terceiro lugar no ranking nacional com 5,4 mil focos de incêndio no primeiro semestre do ano. Conforme prognóstico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o risco de fogo na área pantaneira de Mato Grosso do Sul é avaliado como alto e crítico, e a estiagem no Pantanal faz crescer o número de queimadas.

Veja Mais
Domingo será de calor e chuvas com trovoadas em todo o MS, alerta instituto
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados

Devido a cheia do Pantanal no ano passado, em todo ano de 2015, foram registradas 5,3 mil casos no estado. Mas com a estiagem, os números de focos tem aumentado. Em menos de 24 horas, entre sexta-feira e sábado, foram constatados 27 focos de fogo.

Neste ano, as cidades de Corumbá, Miranda, Ladário, Costa Rica e Aquidauana, registraram neste ano 2,2 mil focos de incêndio. E a baixa umidade do ar é apontada como fator principal para a alta dos casos.

Nas cidades de Corumbá e Ladário, por exemplo, não chove há pelo menos 28 dias, e consequentemente, resultou no crescimento de queimadas.
Com a estiagem, até a área urbana tem sido atingida. Em apenas 24 horas, o Corpo de Bombeiros de Corumbá informou ter realizado o combate em cinco pontos de queimadas entre os dois municípios.

 

O Sargento Adisom Bill Veiga Amaral, do 3º grupamento do Corpo de Bombeiros, explicou que os registros de focos de queimada aumentaram principalmente na área urbana. As margens da BR-262 também tem sido alvo de intenso controle, conforme apontou o militar. "Com a folhagem seca, uma simples bituca de cigarro pode acender uma queimada, e isso tem acontecido constantemente", disse. 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions