ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Pesquisa revela que meio ambiente é maltratado em assentamentos de MS

Marta Ferreira | 21/12/2010 17:14

Estudo inédito mapeou situação do programa de reforma agrária

Problemas em assentamentos relacionados ao meio ambiente foram evidenciados em estudo. (Foto: arquivo)
Problemas em assentamentos relacionados ao meio ambiente foram evidenciados em estudo. (Foto: arquivo)

Inédito no País, um estudo que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) está apresentando hoje revela um quadro preocupante em relação à proteção ao meio ambiente nos assentamentos feitos pelo programa de reforma agrária em Mato Grosso do Sul.

A pesquisa "Pesquisa Sobre Qualidade de Vida, Produção e Renda nos Assentamentos de Reforma Agrária do Brasil" mostra, a partir da resposta dos assentados visitados, que, em linhas gerais, há desmatamento (em 33,24% dos casos), utilização de queimadas como forma de limpar áreas (em 37%), rios vizinhos aos lotes assoreados (11,20), nascentes poluídas (12,19%) e depósito de lixo a céu aberto (10%).

Para todos esses itens citados, a resposta dos assentados indicou percentuais consideráveis, sobre a existência de problemas ambientais. (veja infográfico).

O estudo indagou os beneficiários da reforma agrária sobre o cuidado com a natureza. Só 0,47% informaram a existências de projetos e atividades de educação ambiental. Apenas 9,09% disseram utiliza o chamado controle alternativo de pragas e doença.

Um percentual positivo encontrado é para o uso de adubação orgânica, feita por 29%. Mas os números voltam a ser negativos quando o assunto é recuperação de áreas degradadas, que apenas 6,76% disseram fazer.

Maioria das respostas indicou presença de problemas ambientais (em verde).(Reprodução)
Maioria das respostas indicou presença de problemas ambientais (em verde).(Reprodução)

Jovens e velhos-Coordenada pelo Incra com a consultoria de pesquisadores das UFRGS (Universidades Federais do Rio Grande do Sul) e de Pelotas (UFPel), a pesquisa aponta, em outra vertente, que os assentamentos feitos pelo programa de reforma agrária em Mato Grosso do Sul são formados por famílias de gente ou muito jovem ou que já passou dos 41 anos. Os dados apontam que 48,9% da população visitada está numa ponta ou na outra da vida.

A pesquisa encontrou nos lotes visitados no Estado, uma população acima dos 60 anos que representa 14,36% do total dos entrevistados, e um contingente de moradores de até 20 anos que soma 34,59% do total.

O menor grupo é representado pelos adultos entre 21 e 40 anos, que representam 22,8% dos moradores dos assentamentos visitados. A faixa etária dos 41 aos 60 anos concentra 29% da população.

As famílias, em sua maioria, são formadas por 3 a 4 pessoas, com percentual de 45%.

Em relação à escolaridade, 12,29% não são alfabetizados e 40,74% estudaram até a quarta série do Ensino Fundamental. Só 0,87% têm ensino superior.

Com relação à oferta de ensino, entre as crianças 8,8% não estavam matriculadas.

No aspecto do acesso ao atendimento de saúde, 18,44% consideraram péssimo e 25,68% ruins, somando 44,12 de reprovação do atendimento oferecido.

Diretamente ligado à questão saúde, o saneamento básico é precário nos assentamentos, conforme os dados do estado. Existe rede de esgoto em uma pequena parcela dos lotes e na maioria expressiva os dejetos vão para fossas sépticas, simples e até fossa negra.

Para 24,49% dos assentados, o serviço de saneamento básico a que tem acesso é péssimo.

Esse percentual se repete em relação às condições das estradas que servem aos assentamentos.

Ao ser perguntados sobre a satisfação com o pedaço de terra que conseguiram, 52,07% disseram que acham bom e outros 8,3% acham ótimo.

Sobre a fertilidade das terras, 47,78% dizem votaram no “bom” e 17,14% acham ruim.

Quanto ao conhecimento de técnicas de produção, foi considerado bom por 46,31%, a maioria, mas houve 11,7% de respostas negativas, o que pode sugerir ou falta de vocação para a produção rural ou ausência de assistência técnica.

Perguntados sobre a obtenção de crédito, mais da metade dos assentados já foi beneficiado por valores repassados pelo Incra para apoio inicial, fomento e compra de materiais de construção.

O Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) já beneficiou 53,62% dos parceleiros, conforme a pesquisa.

A pesquisa O estudo foi feito com 805.107 famílias assentadas entre os anos de 1985 e 2008 em todo o território brasileiro. Os dados foram obtidos através de entrevistas às famílias assentadas em um processo de amostragem, composto de 16.019 famílias, em 1.161 assentamentos.

Não foi informada a amostragem de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias