A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

27/09/2012 09:39

PMA apreende 19 filhotes de papagaio em acampamento sem-terra em Jateí

Francisco Júnior
Pássaros apreendidos pela PMA. (Foto: Divulgação)Pássaros apreendidos pela PMA. (Foto: Divulgação)

Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) apreenderam ontem (26) 19 filhotes de papagaio em um barraco de sem terra, localizado às margens da rodovia MS 141, em Jateí, próximo ao trevo das sete placas.

Veja Mais
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados
Corpo de bombeiros trabalha em alerta para chuva e novos estragos

De acordo com a Polícia, o barraco pertencia a uma pessoa conhecida pelo apelido de “Cateto”, que ao avistar os policiais fugiu com um comparsa. Os dois não foram localizados.

Além das aves, foi apreendida no local uma espingarda. Identificados, os donos dos pássaros responderão por crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção. Cada um também será multado em R$ R$ 9,5mil. “Cateto” também responderá por posse ilegal de arma.

Os animais serão encaminhados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Conforme a Polícia, este é um período preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

A região principal do problema é a situada nos municípios de Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions