A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

02/05/2014 09:41

Polícia Ambiental faz apreensão rara em MS: dois pássaros da raça cardeal

Marta Ferreira
Policial mostra um dos pássaros apreendidos com homem de 63 anos, em Jardim. (Foto:Divulgação PMA)Policial mostra um dos pássaros apreendidos com homem de 63 anos, em Jardim. (Foto:Divulgação PMA)

A Polícia Militar Militar Ambiental fez ontem, em Jardim, uma apreensão rara em Mato Grosso do Sul. Um homem transportava, camuflados em meio ao capim, dois pássaros da espécie cardeal, na carroceria de uma Ford F 1000. A suspeita da polícia é que o homem, de 63 anos, tenha capturado os pássaros para criar.

Segundo a PMA, não é comum apreender esse tipo de ave no Estado e a última ocorrência desse tipo foi há mais de 5 anos. O mais corriqueiro, conforme a corporação, é a apreensão de papagaios, normalmente para a comercialização, em época de reprodução, que ocorre na Primavera.

O motorista do veículo foi multado em R$ 3 mil e vai responder por crime ambiental. Ele chegou a ser detido e levado para delegacia e foi liberado após assinar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), com o compromisso de comparecer à Justiça quando convocado.

Além dos pássaros, foram encontrados com o homem, que não foi identificado pela polícia, 4,2 quilos de carne de jacaré, cujo abate só é permitido para criadouros autorizados. A carne estava em uma caixa de papelão.
Aos policiais, o homem preso afirmou que havia capturado as aves em uma fazenda no município de Porto Murtinho, da qual é funcionário. Em relação à carne, disse que havia ganhado. As aves, o veículo e a carne de jacaré foram apreendidos e encaminha.

A pena para o crime de capturar os animais silvestres e pelo transporte da carne de jacaré, produto de caça, é de seis meses a um ano de detenção para cada um. Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.

Veja Mais
Domingo será de calor e chuvas com trovoadas em todo o MS, alerta instituto
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions